Os Benefícios de Conexões por Fibra Óptica
Enviado em 10.03.2021

Os Benefícios de Conexões por Fibra Óptica

Tecnologias de ponta oferecem grandes vantagens para as empresas, mas dependem de uma conexão de qualidade para alcançarem todo seu potencial, é aí […]

Tecnologias de ponta oferecem grandes vantagens para as empresas, mas dependem de uma conexão de qualidade para alcançarem todo seu potencial, é aí onde a fibra óptica entra em cena.

Atualmente, vemos um processo constante de expansão de novas tecnologias, todas elas ligadas a processos de digitalização e virtualização de sistemas de gestão, armazenamento e compartilhamento de informações. Conceitos como da Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT) e Big Data estão sendo adotados por empresas de diferentes setores, criando a necessidade de que as conexões com a internet se tornem mais estáveis, velozes e confiáveis.

Uma das mais recentes transformações em busca de maior velocidade e qualidade de conexão é a adoção da conexão por fibra óptica, que se coloca como a opção de investimento mais barata e eficiente. O aumento das instalações de fibra óptica e a vantagens de apresentar custos mais baixos representa o princípio de um movimento por maior acessibilidade da população a conexões com a internet.

O maior alcance da fibra óptica pode ser entendido, ainda, como um aumento na acessibilidade a novas tecnologias e a diferentes possibilidades para as empresas. Isso porque ela conquista, principalmente, um maior alcance em relação a clientes em potencial e a dados que podem ser úteis ao negócio.

A fibra óptica é considerada a tecnologia mais avançada no que diz respeito à capacidade de garantir conexões de qualidade com a internet para os usuários. Isso porque cabos ópticos são capazes de suportar um volume de dados muito maior que os fios de cobre, utilizados anteriormente.

Veja Também:

Fibra ótica Vs xDSL

As conexões xDSL são as mais utilizadas no Brasil, alcançando 47,5% das casas em 2017, de acordo com pesquisa da Anatel. Ainda que a fibra óptica tenha sido responsável por apenas 9,11% neste mesmo ano, sua utilização tem crescido cada vez mais e tem recebido grandes investimentos das operadoras e provedores de internet, principalmente em decorrência de sua alta qualidade.

Para que seja possível entender a superioridade da fibra é possível traçar um paralelo referente à sua velocidade. Enquanto o fio de cobre do xDSL alcança até 24 Mbps, com a fibra é possível alavancar a velocidade até cerca de 10 Gbps. Essa diferença decorre da maior facilidade de transmissão do fio óptico, que não transmite eletricidade, mas pulsos de luz, sendo capaz de conduzir sinais maiores.

Além da velocidade, a fibra se mostra mais avançada por suportar maiores volumes de dados e por sofrer menos interferências externas, garantindo um sinal mais eficiente e estável.

Existem 3 pontos que representam as principais características e vantagens da adoção de fibra óptica:

Maior potência do sinal

A qualidade do sinal enviado pelo roteador ou switch conectado por meio de fibra óptica sofre interferências muito menores. Isso permite que os problemas de conexão dependam menos da proximidade do usuário com os pontos de transmissão do sinal.

Dessa forma, mesmo em empresas grandes com colaboradores alocados em áreas mais afastadas a qualidade do sinal é melhor, reduzindo downtime e prejuízos ao trabalho por falta de conexão, garantindo maior estabilidade para o sinal de internet.

Menor latência

Latência está relacionada à descrição dos atrasos na transmissão de dados entre dois pontos de uma rede. A maior latência observada nas conexões por fibra óptica garante uma transmissão mais rápida, de forma que a experiência dos usuários seja privilegiada, garantindo que os downloads e uploads ocorram sem problemas e que a qualidade de áudios de ligações por VoIP seja máxima, entre diversos outros benefícios associados.

Maior segurança de transmissão

Com a evolução das ameaças digitais e os hackers invadindo redes de grandes empresas, a preocupação com segurança é de máxima importância. O cabo de internet das empresas pode ser invadido com relativa facilidade, de forma que informações podem ser roubadas e gerar prejuízos para os negócios.

Interromper uma conexão de fibra óptica só é possível cortando os fios, de forma que a invasão do acesso de dados se torna um objetivo de grande complexidade para ser alcançado. Assim, por analogia, a proteção de uma rede é muito mais alta quando as conexões são feitas por meio das fibras.

Orientar clientes sobre o impacto da conexão de rede utilizada na eficiência das tecnologias e processos adotados é essencial, principalmente quando trabalhando com Transformação Digital, em que a maior parte das aplicações está na Nuvem e os sistemas e servidores são virtualizados.

Mas, mesmo que a conexão seja amplamente eficiente, a busca por tecnologias de qualidade ainda é de grande importância para a produtividade dos negócios.

O post Os benefícios de conexões por Fibra Óptica apareceu primeiro em MundoTele

Comentários