Quando utilizar fibra óptica escura na sua rede - ISPBLOG
Enviado em 21.12.2015

Quando utilizar fibra óptica escura na sua rede

A fibra apagada pode ser utilizada em projetos temporários que demandam conexões de alta capacidade. Além disso, a estrutura também pode auxiliar corporações que estão passando por processos rápidos de crescimento. Dessa forma, uma organização consegue planejar a expansão da sua rede interna antecipadamente. Saiba mais!

Quando utilizar fibra óptica escura na sua rede


O crescimento da importância da internet nos últimos anos mudou a forma como empresas lidam com a tecnologia. Em um cenário de expansão dos serviços de internet, a fibra óptica escura é uma alternativa para quem está crescendo e procura aumentar a escalabilidade de sua rede.

A fibra escura é uma tecnologia que também tem auxiliado companhias que necessitam de uma rede segura e estável. Sempre que for necessário fazer uma mudança na estrutura de rede ou amentar a sua capacidade, a fibra apagada pode ser utilizada. No texto de hoje, falaremos um pouco mais sobre a fibra apagada e suas vantagens.

O que é fibra óptica escura?

A fibra óptica apagada (ou fibra escura) é uma estrutura de rede em fibra óptica que não está em uso e que tem diversas aplicações no mundo das telecomunicações. Para os provedores de internet, por exemplo, ela pode servir como uma rede secundária utilizada durante manutenções ou falhas de funcionamento.

Já para grandes e médias empresas, a fibra apagada pode ser utilizada em projetos temporários que demandam conexões de alta capacidade. Além disso, a estrutura também pode auxiliar corporações que estão passando por processos rápidos de crescimento. Dessa forma, uma organização consegue planejar a expansão da sua rede interna antecipadamente.

Por quem a fibra apagada deve ser utilizada?

A fibra escura pode ser usada por empresas que apresentam dificuldades em gerenciar a evolução das suas conexões de rede. O uso de fibra escura em ambientes corporativos facilita a manutenção da rede e a troca de equipamentos de servidores ou backbones. Gestores que procuram diminuir o tempo gasto com a restauração de serviços após falhas de funcionamento também podem utilizar a tecnologia como redes secundárias.

Quem procura escalabilidade de rede com qualidade tem na fibra escura uma parceira ideal. O cabeamento é fácil de ser personalizado de acordo com as necessidades da sua companhia para obter maior performance e rapidez. Assim, mesmo em momentos de uso intenso da rede, você terá a tranquilidade de que os seus usuários terão uma conexão de alta velocidade e estabilidade disponível.

Quais são os benefícios da fibra apagada?

A fibra apagada oferece grandes benefícios para companhias que fazem grande uso de rede e provedores de internet. Ao contrário da fibra iluminada, ela pode ser alugada para outras empresas, aumentando o lucro de quem possui a estrutura.

Além disso, a fibra apagada é uma forma rápida para expandir os seus serviços de rede. Seja para um projeto temporário que demanda o uso de uma conexão de alta capacidade ou para a expansão do número de usuários, pois ela pode ser acionada rapidamente.

Vale destacar, também, que a fibra apagada pode ser utilizada para diminuir o tempo gasto para resolver problemas de indisponibilidade. Ao ter uma falha nos equipamento de rede ou em um ponto da conexão, o analista de rede pode acionar a estrutura secundária e garantir a conexão aos seus usuários.

Preparando a sua empresa para o futuro

Para os provedores de internet, a fibra apagada pode ser a solução ideal para várias aplicações. Ela permite mais escalabilidade, segurança e rapidez na solução de problemas. Com a fibra escura, a sua companhia consegue mais segurança e praticidade ao planejar os projetos futuros.

E você, o que acha da fibra óptica escura? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Produtos relacionados

[magento pid=147]

[magento pid=148]

[magento pid=723]

Comentários