Novo Recorde de Transmissão em Fibra Óptica Chega a 1 Bilhão de Megabits por Segundo
Enviado em 03.03.2021

Novo Recorde de Transmissão em Fibra Óptica Chega a 1 Bilhão de Megabits por Segundo

Usando uma fibra óptica multimodo, esse resultado é o suficiente para um streaming de alta resolução para mais de 10 milhões de pessoas […]

Usando uma fibra óptica multimodo, esse resultado é o suficiente para um streaming de alta resolução para mais de 10 milhões de pessoas ao mesmo tempo!

A velocidade da internet é um fator importante em todo provedor.Para aplicações domésticas, uma velocidade a partir de 10 Mbps é aceitável sem problemas, mas em um mundo que está evoluindo para uma série de aplicações IoT, uma largura de banda maior se faz cada vez mais necessária.

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores do Network System Research Institute do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (NICT, Japão) liderado por Georg Rademacher, NOKIA Bell Labs (Bell Labs, EUA) liderado por Nicolas K. Fontaine e Prysmian Group (Prysmian, França) liderado por Pierre Sillard conseguiu a primeira transmissão do mundo superior a 1 petabit por segundo (Pbps, equivalente a 1000 Tbps) em uma única fibra óptica multimodo, aumentando o recorde atual de transmissão em uma fibra multimodo em 2,5x .*

Nos estudos anteriores, os experimentos de transmissão em fibras ópticas que suportam um grande número de modos foram limitados a pequenas larguras de banda. Porém, neste estudo os pesquisadores demonstraram a possibilidade de combinar uma alta eficiência espectral de transmissão de banda larga com uma fibra óptica,guiando 15 modos de fibra, usando um cabo com o padrão atual de 0,125 mm.

Veja Também!

Isso tudo foi possível por conta de uma série de multiplexadores de modo e uma fibra óptica que suportava a transmissão de banda larga de mais de 80 Nm em uma distância de 23 km! Este estudo também destaca o grande potencial das fibras multimodo de núcleo único para transmissão de alta capacidade, usando processos de fabricação de fibra semelhantes aos usados na produção de fibras multimodo padrão.

Segundo os pesquisadores, no futuro eles gostariam de buscar a possibilidade de estender a distância da transmissão multimodo de grande capacidade e integrá-la com a tecnologia multi-core para estabelecer a base da futura tecnologia de transmissão óptica de grande capacidade. O artigo sobre os resultados foi publicado na 46ª Conferência Europeia de Comunicação Óptica (ECOC 2020), uma das maiores conferências internacionais sobre comunicação por fibra óptica.

Aparentemente, o futuro nos reserva uma série de melhorias e aumento de velocidade de transmissão para nossos equipamentos, afinal a área de internet e de provedores está sempre evoluindo com o passar do tempo! 
*Caso queira ler o artigo original (em inglês), clique aqui.

Comentários