Como mudar a estrutura do seu negócio? Aderir ou não a fibra óptica?
Enviado em 03.11.2017

Como mudar a estrutura do seu negócio? Aderir ou não a fibra óptica?

Este artigo é destinado à micro e pequenos provedores que já possuem uma estrutura de atendimento em seu negócio e está indeciso em optar pela fibra óptica.

Participo de muitos grupos em redes sociais (Blog, Facebook, whatsapp), vejo muita gente com a mesma dúvida, sempre perguntando qual seria o melhor processo ou equipamento ideal para esta mudança de cenário “Fibra Óptica”. Então diante dos  mesmos questionamentos resolvi fazer algumas abordagens, com o intuito de ajudar, e esclarecer, então vamos lá.
Este artigo é destinado à micro e pequenos provedores que já possuem uma estrutura de atendimento, seja ela em cabo ou em radio, e está indeciso em optar pela fibra óptica, e quais passos tomar para tal mudança.
1. Pensando como empresário, uma empresa nada mais é que um fator multiplicador financeiro, o investimento é aplicado como recurso na própria estrutura (empresa) e espera-se que o retorno seja um fator multiplicado. Dois pontos que merecem destaque e atenção: quanto tenho para investir e em quanto tempo preciso deste dinheiro de volta. De posse dessas informações, começo a ter as condições necessárias para as minhas tomadas de decisão. Sendo assim não se esqueça “valor e tempo” são primordiais para realizar está mudança.
2. O segundo passo é definir a demanda comercial. Onde eu vou vender? Qual o meu mercado? O que eu vou vender? Pra quem eu vou vender? Por quanto eu vou vender? O quanto eu vou vender? O quanto eu consigo ativar? Com que velocidade eu consigo vender? Com que velocidade eu consigo instalar? Estas questões  apresentadas já foram abordadas em outro momento em um artigo de Planejamento de Vendas.
3. Resolvida a parte de valor e tempo investido, definido a demanda comercial e todas as abordagens desenhadas é a hora de cuidarmos da parte técnica, e eu uso a palavra cuidar porque realmente quem tem um negócio cuida dele como se fosse um filho e sempre queremos o melhor e a evolução de nossa estrutura como um todo.  Voltando a questionar, mas agora  dentro do plano de negócios  qual equipamento me dará o melhor custo / benefício?  Neste ponto chegou a hora de procurar um bom treinamento de projeto de rede, e realmente começar a tratar a parte técnica. Dentro do orçamento especificado no plano de negócios, e na perspectiva de atendimento dimensionada, o próximo passo é a execução.
O interessante é que quando mais ando, mais eu vejo provedores fazerem justamente o contrário, começam pela compra da OLT e fibra sem saber o que querem do seu negocio, quanto vão investir, e principalmente o que esperam de retorno.
Não se esqueça o importante como empresário é entender que sua empresa é uma pessoa mesmo que jurídica, e que deve ter uma base sólida, um planejamento, projetos e metas, para que possa caminhar junto com a evolução digital, e que tenha meios para se adaptar ao novo. #ficadicaisp.

Comentários