Garanta a qualidade da estrutura de rede do seu provedor - ISPBLOG
Enviado em 19.02.2016

Garanta a qualidade da estrutura de rede do seu provedor

A estrutura de rede é a base de todo o funcionamento de uma empresa de internet. É justamente em função disso que, independente da topologia, do tipo de cabeamento ou da quantidade de equipamentos envolvidos no envio e recebimento de dados, é necessário garantir um alto nível de disponibilidade dos recursos de rede.

A estrutura de rede é a base de todo o funcionamento de uma empresa de internet. É justamente em função disso que, independente da topologia, do tipo de cabeamento ou da quantidade de equipamentos envolvidos no envio e recebimento de dados, é necessário garantir um alto nível de disponibilidade dos recursos de rede.

Para provedores, uma estrutura de rede confiável é a garantia de uma boa prestação de serviços. Já para o consumidor, o acesso a uma estrutura sólida da a ele a certeza de que os seus principais serviços e ferramentas remotas poderão ser acessados a qualquer momento, sem interferências, falhas ou brechas de segurança.

Se você quer saber mais sobre a necessidade de possuir uma boa estrutura de rede, leia o nosso texto de hoje!

Por que me importar com a estrutura de rede?

Existem diversas definições para o termo “infraestrutura de rede”. No geral, essa expressão define o conjunto de recursos físicos ou virtuais que permitem o acesso a uma rede de computadores externa ou interna. Todos os switchs, roteadores, hubs, servidores, no-breaks, repetidores e gateways envolvidos na troca de dados entre dois computadores fazem parte de uma estrutura de rede. Por ser uma estrutura com alta complexidade, é indispensável que o gestor de um provedor de internet garanta o seu bom funcionamento.

O grande desafios da construção e manutenção desses dispositivos está no planejamento de expansões e a das trocas de equipamentos. Ao contrário das estruturas corporativas, a rede de um provedor é ampliada conforme o crescimento da empresa. Atualizações, realocações e manutenções regulares podem modificar permanentemente o serviço prestado pela empresa.

Diante disso, uma estratégia deve ser criada para aumentar a confiança e a segurança dos usuários, com boas práticas de manutenção e monitoramento de ativos. Entre as principais rotinas utilizadas por provedores na manutenção dos seus equipamentos, podemos destacar:

  • Utilização de ferramentas automatizadas de verificação de falhas.
  • Criação de um plano de segurança e contingencia.
  • Implementação de padrões de segurança de alta complexidade.
  • Manutenção regular de cabos de fibra óptica, modens, roteadores e demais dispositivos de rede.
  • Criação de uma rede secundária para utilização após falhas nos equipamentos da rede principal.
  • Testes em busca de brechas de segurança.
  • Contratação de um time de suporte ao usuário.

Analistas de rede precisam ter em mente que nem sempre a opção mais cara é a mais adequada para a sua estrutura. Muitas vezes, tecnologias mais antigas, como o cabo coaxial ou a internet via rádio podem se adaptar melhor a um contexto ou necessidade de uso específico. Os profissionais responsáveis pela definição das tecnologias utilizadas em uma estrutura de rede devem estar atentos a esse detalhe para evitarem gastos desnecessários.

Uma das consequências do bom gerenciamento de rede é a diminuição do desperdício de recursos. Isso permite a realocação de recursos para outros projetos, como um bom time de suporte. Ele será responsável por auxiliar o consumidor caso algum de seus equipamentos falhe ou a rede passe por alguma falha crítica. Junto com as melhorias nos equipamentos, esse tipo de abordagem permite que os consumidores e parceiros comerciais sejam mais fieis ao seu negócio.

Mantendo clientes e aumentando as receitas

Quando bem planejada, uma estrutura de rede irá suportar diversos tipos de equipamentos simultaneamente. Ela será capaz de prover uma conexão rápida, estável, segura e de alta capacidade 24 horas por dia. Com um bom rastreamento de problemas, uma resposta a falhas ágil e a busca por novas tecnologias, um provedor de internet pode oferecer bons serviços aos seus consumidores e, consequentemente, atrair mais receitas para o seu negócio.

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