Entenda a importância do monitoramento de rede - ISPBLOG
Enviado em 28.12.2015

Entenda a importância do monitoramento de rede

Redes corporativas são parte fundamental do bom funcionamento de uma empresa. Elas permitem a disponibilização de ferramentas para clientes, o acesso à internet e o uso de serviços críticos. Entretanto, sem o monitoramento de rede correto, a companhia pode ter dificuldade para verificar as informações necessárias para a tomada de decisões e o planejamento de novos investimentos.

Pode não parecer, mas redes corporativas são parte fundamental do bom funcionamento de uma empresa. Elas permitem a disponibilização de ferramentas para clientes, o acesso à internet e o uso de serviços críticos. Entretanto, sem o monitoramento de rede correto, a companhia pode ter dificuldade para verificar as informações necessárias para a tomada de decisões e o planejamento de novos investimentos.

Diante disso, os gestores de rede devem trabalhar para garantir o melhor funcionamento possível da rede. Esse trabalho vai além do uso de equipamentos de ponta e bem dimensionados para o uso da companhia. Também é necessário fazer o correto monitoramento dos recursos, garantindo que todos os serviços estejam disponíveis e nenhum equipamento defeituoso possa causar falhas de conexão.

Se você quer saber um pouco mais da importância do monitoramento de redes, leia o nosso texto de hoje!

Rastreando falhas e diminuindo problemas

Monitorar uma rede corporativa é uma tarefa indispensável para quem procura ter uma estrutura de TI com poucos erros de conexão. O controle dos recursos e dos sistemas que utilizam a internet garante que problemas ocorram com menos frequência. Além disso, o custo de manutenção diminui, uma vez que falhas são identificadas mais rapidamente.

Parte dessa tarefa pode ser feita por meio de sistemas automatizados. Eles detectam quando algum equipamento falha e enviam um alerta para os profissionais responsáveis pela administração da rede. Ao reduzir o tempo necessário para solucionar um problema, o período em que um servidor ou sistema fica indisponível passa a ser menor.

Um dos objetivos de todo analista de TI é diminuir os custos com a manutenção de uma rede ao longo dos anos. Ao rastrear falhas frequentes e equipamentos com problemas constantes, essa meta fica fácil de ser atingida. A identificação de padrões que normalmente passam despercebidos permite que tendências sejam solucionadas por ações preventivas.

Com a melhoria na identificação de falhas, o tempo necessário para a troca de um equipamento é mensurado com mais facilidade. Dessa forma, a companhia consegue programar o investimento em uma nova máquina com mais tranquilidade, diminuindo os custos da substituição. Além disso, o momento certo para mudar a tecnologia utilizada na conexão para algo mais veloz, como é o caso da fibra óptica, é identificado mais rapidamente.

Já as manutenções preventivas passam a ser mais eficientes. Quando a empresa sabe o desgaste dos equipamentos com precisão, ela pode efetuar manutenções que aumentam a vida útil deles. Assim, a rede opera no limite de sua capacidade com menos frequência, melhorando a qualidade da conexão.

Prevenção que aumenta lucros e reduz gastos

O sucesso de uma gestão de TI passa por um bom planejamento. Ele permite definir corretamente os momentos em que investimentos serão tomados e a troca de um equipamento será realizada. Dessa forma, a tecnologia consegue ter um papel fundamental no aumento da competitividade de uma empresa.

Uma das melhores formas de tornar os serviços digitais mais eficientes é por meio do monitoramento de rede. Ele permite que falhas sejam rastreadas mais facilmente, otimizando o acesso aos recursos digitais de uma organização. Com a melhoria do uso dos recursos de rede, a empresa pode direcionar melhor os seus investimentos e potencializar a produtividade de seus funcionários.

E você, o que faz para garantir o correto monitoramento da sua rede? Compartilhe conosco!

Produtos relacionados

[magento pid=117]

[magento pid=571]

[magento pid=307]

Comentários