Como garantir a segurança de redes? - ISPBLOG
Enviado em 18.01.2016

Como garantir a segurança de redes?

Hoje em dia, os especialistas em segurança de redes precisam lidar com o crescimento em rápida velocidade das ameaças digitais. Computadores, sistemas mobile e mesmo ferramentas de cloud computing tornaram-se alvos de criminosos virtuais, o que transformou as atividades dos gestores de rede muito mais desafiadoras.

Hoje em dia, os especialistas em segurança de redes precisam lidar com o crescimento em rápida velocidade das ameaças digitais. Computadores, sistemas mobile e mesmo ferramentas de cloud computing tornaram-se alvos de criminosos virtuais, o que transformou as atividades dos gestores de rede muito mais desafiadoras.

O time responsável pela estrutura de TI de uma companhia deve trabalhar não só pelo suporte adequado aos usuários, mas também para garantir a disponibilidade dos recursos de rede com segurança e estabilidade. Para isso, é preciso adotar diversas rotinas de segurança digital que envolvem a correta identificação de vulnerabilidades, rastreamento de ameaças e busca constante pela otimização de serviços. Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!

Práticas de gestão que melhoram o dia a dia da empresa

Para garantir que uma rede corporativa esteja reforçada contra a maioria das ameaças digitais, organizações precisam ter uma ampla visão de seus recursos digitais. A correta compreensão de regras de acesso, NATs, VPNs, serviços de cloud computing e outras ferramentas digitais é indispensável para a proteção contra ataques virtuais.

Com uma visão ampla sobre a rede, gestores podem identificar melhor erros recorrentes e efetuar análises precisas sobre a real situação da rede corporativa. Assim, a busca pela resolução de falhas é feita com mais eficiência e velocidade. Adicionalmente, isso permite que a criação de relatórios de compliance possa ser feita com mais qualidade e sofisticação.

Para que a política de segurança digital de uma empresa funcione corretamente, é necessário implementar um trabalho de verificação contínuo. Softwares de segurança, assim como os sistemas utilizados pelos usuários, devem ser atualizados constantemente. Da mesma forma, regras de acesso, categorias de usuários e regras de firewall devem ser atualizadas para garantir a proteção contra ameaças mais recentes.

Como proteger a sua empresa

Os ataques modernos incorporam diversas rotinas de busca por falhas. Eles percorrem vários sistemas, bancos de dados e equipamentos em busca de portas de entrada para os dados pessoais de uma empresa. Para se proteger, a empresa deve verificar toda a sua estrutura regularmente em busca de novas vulnerabilidades. Veja algumas rotinas de proteção que podem ser incorporadas:

Criptografia de dados

A criptografia é fundamental para a proteção dos dados de uma empresa. Proteger os sistemas de armazenamento, as ferramentas de comunicação e os arquivos armazenados local e remotamente previne o vazamento de registros importantes.

Implementação de certificados digitais em todos os sites

Os certificados digitais são uma forma importante para garantir que uma página ou sistema utiliza conexões e protocolos de segurança complexos, aumentando a confiabilidade de um sistema.

Restringir o uso de dispositivos removíveis

O uso de pen drives e HDs externos indiscriminadamente abre a porta para diversos tipos de ataque, o que aumenta a necessidade de restringir o seu uso.

Usar filtros de SPAM em servidores de e-mail

Grande parte dos ataques de pishing começa com o envio de emails indesejáveis. Um bom filtro de SPAM diminui a quantidade de mensagens maliciosas que é enviada para a caixa de entrada dos usuários, diminuindo o número de ataques com sucesso.

Utilize hardwares e sistemas de proteção digital

Antivírus, firewalls e outras ferramentas de detecção de ameaças tornam a rede mais segura e robusta.

Sempre mantenha os equipamentos atualizados

Do roteador ao sistema operacional, todos os sistemas devem receber os últimos patches de segurança o mais rápido possível. Isso diminui a possibilidade de criminosos conseguirem ter acesso a uma rede corporativa explorando uma brecha de segurança conhecida.

Investimento que previne prejuízos

A tecnologia muitas vezes é associada com a redução de custos e aumento da produtividade de profissionais de diversos setores. Porém, sem a criação de uma estratégia de segurança digital, todo o investimento em TI de uma empresa pode ser transformado rapidamente em prejuízo.

A prevenção e correção de ameaças de segurança digital permite que companhia consigam oferecer conexões mais robustas, seguras e estáveis para seus funcionários. E você, quer conhecer mais sobre segurança de rede? Então assine a nossa newsletter!

Comentários