Enviado em 05.10.2015

Fibra óptica apagada e iluminada: entenda as diferenças

Com o mundo cada vez mais perto de chegarmos na era da “Internet das Coisas”, ter uma conexão de alta velocidade é quase primordial. Nesse cenário, o cabo de fibra óptica ganha destaque no quesito rapidez. Além desse benefício, o material tem diversas outras vantagens, mas deve-se ter em mente os seus pormenores. Afinal é importante saber quando usar a fibra óptica, o que ela é e até mesmo se é mais vantajoso optar pela apagada ao invés da iluminada. Veja todas essas informações úteis para a gestão da sua provedora neste artigo.

Com o mundo cada vez mais perto de chegarmos na era da “Internet das Coisas“, ter uma conexão de alta velocidade é quase primordial. Nesse cenário, o cabo de fibra óptica ganha destaque no quesito rapidez. Além desse benefício, o material tem diversas outras vantagens, mas deve-se ter em mente os seus pormenores. Afinal é importante saber quando usar a fibra óptica, o que ela é e até mesmo se é mais vantajoso optar pela apagada ao invés da iluminada. Veja todas essas informações úteis para a gestão da sua provedora neste artigo:

O que é o cabo de fibra óptica?

O cabo de fibra óptica tem dois revestimentos primários e um núcleo. As duas primeiras coberturas são formadas por plástico reflexivo e o centro por fios de vidro puríssimo. Esse vidro transporta feixes luz de uma extremidade do cabo a outra por um processo chamado de reflexões sucessivas.

O funcionamento desse material gera a chamada ultra banda larga, ou seja, a internet de altíssima velocidade que transmite bilhões de bits por segundo. Desempenho diferente dos cabos de cobre, que trabalham numa velocidade muito menor. Veja algumas outras vantagens da fibra óptica:

  • Tamanho reduzido: o diâmetro de um fio de cabelo pode transmitir o mesmo que um fio de cobre com seis metros;
  • Nenhuma interferência externa: a fibra óptica não sofre interferências eletromagnéticas (advindas de antenas de alta potência, microondas etc.) ou  naturais (como oxidação e corrosão);
  • Matéria prima abundante.

O que é a fibra óptica apagada?

A conexão banda larga mais comum no Brasil é a ADSL, ou seja, movida por condução de impulsos elétricos, diferentemente da ação que falamos anteriormente, onde o cabo é conduzido pela luz. A fibra óptica apagada é toda a infraestrutura que não está tendo nenhum fluxo de dados sendo levado de um lado para o outro. Ou seja, sem a ação da luz, literalmente apagada.

Porque usar a fibra óptica apagada?

Mas porque alguém iria querer ter um material que não está levando nenhuma informação? Justamente por esse motivo! Como nenhum dado está sendo transmitido, qualquer um pode ser! Ou seja, a provedora de internet que tiver uma rede de fibra óptica apagada poderá fazer o que quiser com ela. Veja algumas complicações resolvidas por essa opção:

Solução rápida de problemas

A demanda pelo serviço de fibra óptica é enorme, portanto, quase todo o sistema já é utilizado pelos clientes. Caso aconteça algum problema com a sua rede, é provável que o consumidor tenha o serviço temporariamente suspenso devido à impossibilidade de conserto rápido.

Para gerar menores transtornos, usar a sua fibra óptica apagada que ainda não foi utilizada, ou alugar uma, pode ser a solução. Assim, a clientela continua usufruindo dos serviços tendo esse cabeamento servindo como um “backup” enquanto a infraestrutura original é consertada.

Sem burocracia na instalação

Para conseguir ter novas instalações de ramais e redes é preciso ter licenças da Anatel e de diversos outros órgãos de várias esferas, podendo demorar meses ou anos para iniciar as obras. Por outro lado, usar a fibra óptica apagada não requer burocracia nenhuma, bastando apenas ter uma rede ainda não utilizada.

Expansão de clientela

Dentre os objetivos mais comuns, está a expansão dos serviços. Enquanto você espera o prazo para conseguir as licenças e terminar toda a construção, a fibra apagada serve para não perder a oportunidade de angariar os clientes da região específica.

Ainda tem alguma dúvida sobre o que é a fibra óptica apagada ou iluminada? O que você pensa sobre esse assunto? Deixe seu comentário!

E-commerce especializado em soluções para provedores de internet.
No mercado desde 2009, atua em todo o território nacional, sendo referência de qualidade e bom atendimento.

Comentários