Quando é importante usar fibra óptica? - ISPBLOG
Enviado em 08.06.2015

Quando é importante usar fibra óptica?

Por conta de suas vantagens, a fibra óptica é ideal para ser utilizada em alguns contextos e ambientes mais específicos.

O termo fibra óptica está cada vez mais presente no vocabulário de quem trabalha com redes, mesmo que essa não seja uma tecnologia nova, já que é usada em diversas aplicações há mais de 40 anos. Nunca antes estivemos tão conectados como hoje, e a tecnologia da fibra óptica permite que essa conexão ocorra de maneira mais eficiente do que o cabeamento comum.

Por conta de suas inúmeras vantagens, esse tipo de tecnologia é ideal para ser utilizada em alguns contextos e ambientes mais específicos. Confira alguns dos contextos em que é importante usar a fibra óptica:

Ambientes de muita interferência

Uma das grandes vantagens da fibra óptica é que o sinal de luz é imune a qualquer tipo de interferência externa. Usar muitos cabos coaxiais ou cabos UTP (ambos são cabeamentos de cobre padrão) no mesmo ambiente pode causar interferências, resultando em instabilidade nas conexões.

Mesmo com os escudos anti-interferência FTP ou STP (Foil shielding ou Braided Shielding Twisted Pair, na sigla em inglês), esse tipo de material pode sofrer interferência de meios e aparelhos externos, como aparelhos microondas ou antenas de alta potência. Já o cabo de fibra óptica, por usar luz em vez de sinais eletromagnécticos para transmissão de dados, pode ser a melhor escolha para locais já congestionados.

Necessidade de altas velocidades de transferência

Normalmente, esse é o ponto das transmissões por fibra óptica que é mais atraente: o volume e a velocidade da conexão. Apesar dos cabos de cobre terem uma velocidade considerável (de até 100mb/s), para quem usa servidores internos para movimentar grandes arquivos, isso pode significar horas de espera.

A velocidade da conexão de uma rede é sempre limitada pela conexão mais lenta no sistema, ou seja, não adianta ter placas de rede super velozes de até 10Gb/s se os cabos no meio do caminho não suportam esse tipo de velocidade. Esse não é o caso da fibra óptica, que é capaz de transmitir velocidades de algumas centenas de terabits por segundo.

Peso e instalação

Basta olhar para a largura dos postes de concreto nas ruas para saber que fiação não é leve. O cabeamento padrão dos provedores pode chegar a pesar 300 gramas por metro e, se considerarmos a grande quantidade de metros de cabos utilizados, o peso total desse tipo de equipamento é muito alto. O cabo de fibra óptica, além de muito mais leve, utiliza uma menor quantidade de material, visto que uma única fibra pode substituir dezenas de cabos de cobre.

Em um edifício, por exemplo, isso representa a diferença entre ter que usar uma eletrocalha externa — que prejudica a estética do local —, e poder passar um único cabo pelas paredes e forros. Além disso, por serem de vidro e silicone, os cabos de fibra óptica são imunes a oxidações e corrosão, o que faz com que eles sejam muito mais resistentes quando expostos ao ambiente externo.

A fibra óptica se faz cada vez mais presente nas redes de hoje e, em pouco tempo, essa tecnologia pode se tornar o padrão em conectividade.

Compre fibra óptica na ISPShop. Você já usa a fibra óptica nas suas conexões? Conhece outras vantagens do uso dessa tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários!

Saiba Mais: Fibra óptica e suas aplicação

Produtos relacionados

[magento pid=221]

[magento pid=609]

[magento pid=]

Comentários