Uma visão geral sobre a rede ethernet industrial - ISPBLOG
Enviado em 04.07.2016

Uma visão geral sobre a rede ethernet industrial

Estabilidade, confiabilidade e ótimo custo x benefício. Saiba mais sobre a Rede Ethernet Industrial!

A utilização de redes de comunicação em ambientes industriais representa um grande desafio para gestores de TI. O número de máquinas pesadas é alto, assim como a interferência de ondas eletromagnéticas. Para que o uso de tecnologias avançadas fosse possível, o padrão ethernet teve que ser “reinventado”, viabilizando a troca de informações entre computadores, robôs e outros aparelhos industriais.

Hoje, as redes de ethernet industriais se destacam pela sua relação custo x benefício, confiabilidade e estabilidade. Nesse sentido, o uso desse tipo de tecnologia dá à empresa mais competitividade e facilita a otimização de serviços, criando um número maior de oportunidades de negócio para provedores de internet.

Quer saber mais sobre a rede ethernet industrial? Então veja o nosso texto abaixo!

Surgimento das redes ethernet industriais

Entre gestores de TI, os ambientes industriais sempre foram conhecidos pelo seu alto índice de ruídos. Ao contrário de escritórios e áreas comerciais, nesses locais, o uso de conexões de rede está sujeito a um grande número de interferências. Diante disso, fez-se necessário criar uma tecnologia capaz de permitir a comunicação entre máquinas e dispositivos computacionais com eficiência e baixo custo.

A resposta para esse problema foi a ethernet industrial. Essa tecnologia foi modelada por empresas para atender a diversas necessidades, o que resultou na possibilidade de desenvolvimento de redes corporativas com alta versatilidade e baixos custo e número de nós.

Principais características das redes ethernet industriais

A ethernet industrial é um padrão de alta flexibilidade e pouco centralizado. Os chamados fieldbuses são divididos entre três padrões principais, que são:

Profinet

Esse padrão de automação do PROFIBUS internacional é utilizado para a implementação de soluções integradas baseadas em ethernet industrial. Dessa forma, equipamentos eletrônicos e aplicações corporativas podem se comunicar com mais estabilidade. Além disso, esse padrão inclui a comunicação mestre-escravo, permitindo o uso em ambientes automatizados.

Ethernet IP

Conhecido como Ethernet Industrial Protocol, esse padrão é aberto e permite a troca de mensagens em tempo real. Ele é baseado nas normas IEEE 802.3, Ethernet TCP/IP protocol suite e Common Industrial Protocol. Para troca de dados, é utilizado um chip de comunicação Ethernet e um meio físico.

HSE (High Speed Ethernet)

Criado pela Fielbus Foundation, o HSE tem como objetivo interconectar redes H1 e mantê-las em um ambiente com maior controle. A sua velocidade é limitada a 100 Mbps, assim como a distância entre replicadores de sinal (que nesse caso é de 100 metros). Mas, diante de suas características técnicas, esse padrão passou a ser indicado para ambientes com alto grau de automação e um grande número de aparelhos interconectados.

Benefícios que o cabo ethernet pode trazer para a sua empresa

As redes baseadas na ethernet industrial se consolidaram no mercado por permitir o uso de uma conexão de alta velocidade em ambientes pesados. Nesse sentido, adaptações são feitas para ampliar a capacidade dos cabos de suportarem grandes variações de temperaturas, topologias complexas e um número maior de interferências eletromagnéticas. Isso fornece a eles diversas vantagens, das quais podemos destacar:

Redução de custos

Os cabos de ethernet industriais são mais resistentes a impactos mecânicos, agentes químicos, temperaturas extremas e ruídos. Consequentemente, o seu custo de manutenção de médio e longo prazo tende a ser menor do que uma rede ethernet comum. Assim, a maior resistência a danos diminui os gastos com infraestrutura de rede no médio e longo prazo.

Mais flexibilidade

Por ser uma tecnologia descentralizada, o ethernet industrial pode ser adaptado para um número maior de ambientes. As suas características permitem o uso em linha e em anel, assim como ambientes de campo e internos. Consequentemente, gestores de rede podem empregar esse tipo de cabeamento em um número maior de locais, ampliando a quantidade de equipamentos conectados dentro de uma empresa.

Maior disponibilidade de recursos

As redes baseadas em ethernet industrial possuem suporte a um grande número de protocolos de comunicação. Isso amplia o seu potencial de uso, uma vez que robôs, máquinas pesadas e outros aparelhos poderão ser conectados com mais facilidade. Assim, a empresa amplia o seu grau de integração e a sua competitividade.

Agora é a sua vez: a sua empresa já trabalhou com ethernet industrial? Como foi a experiência? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários