Rede ethernet industrial: 4 benefícios dessa tecnologia - ISPBLOG
Enviado em 17.06.2016

Rede ethernet industrial: 4 benefícios dessa tecnologia

Quer saber o que está levando tantos gestores a optarem por esse tipo de cabo? Então veja a lista das principais vantagens do cabo ethernet industrial!

Rede ethernet industrial: 4 benefícios dessa tecnologia

Possuir redes de transmissão de dados via internet é algo vital para as empresas modernas. Independentemente do seu campo de atuação, corporações precisam investir em tecnologias capazes de enviar informações pela internet com velocidade, baixa atenuação de sinal e com um nível reduzido de perda de pacotes. Para que isso torne-se possível, provedores de internet adotam uma série de técnicas e tecnologias que tornam os seus serviços mais eficazes.

Nesse cenário, escolher o tipo de cabo certo para o envio e o recebimento de informações é fundamental. Entre as tecnologias disponíveis para atingir esse objetivo, podemos destacar a criação de redes com cabos ethernet industriais. Eles possuem um TCO (Custo total de propriedade) baixo, combinado com um ciclo de vido alto, que viabilizam um aumento da flexibilidade das operações do provedor. Hoje, os cabos de ethernet industriais se popularizaram por apresentarem características que não só facilitam a busca por esses objetivos, mas também aumentam a confiabilidade das conexões utilizadas em um ambiente corporativo.

Quer saber o que está levando tantos gestores a optarem por esse tipo de cabo? Então veja abaixo a nossa lista com as principais vantagens do cabo ethernet industrial!

1. Alta velocidade

O uso cada vez maior de dispositivos da internet das coisas e de sistemas de cloud computing em ambientes corporativos impulsionou a criação de redes com maior capacidade de troca de dados. Uma das formas de conseguir atingir esse objetivo é por meio do ethernet industrial. A tecnologia permite que gestores de rede criem uma rede com alta capacidade, alto custo-benefício e que pode manter vários dispositivos diferentes em funcionamento ao mesmo tempo.

2. Baixo custo

Por ser uma tecnologia estabelecida no mercado, o ethernet industrial apresenta um custo menor de instalação quando comparado com outras tendências, como a fibra óptica. Isso dá a ele uma vantagem significativa, uma vez que o ROI (Return Over Investiment, ou retorno sobre o investimento, em português) desse tipo de instalação será maior. Assim, empresas de internet podem apresentar essa solução aos seus parceiros comerciais com um número maior de diferenciais.

3. Maior confiabilidade

Ambientes industriais precisam de estruturas de comunicação resistentes. Um cabo de ethernet industrial apresenta maior resistência a interferências, danos físicos e outros fatores externos que podem interferir na comunicação entre computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Um gestor de redes pode criar uma infraestrutura capaz de manter uma conexão de alta qualidade mesmo em ambientes pesados, como indústrias com alto grau de automação ou que trabalham com produtos minerais. Para provedores que optem por essa solução em sua infraestrutura, o uso de uma rede ethernet industrial permite levar a conexão a um número maior de locais, independentemente das suas características físicas.

4. Comunicação simples

Uma rede baseada em cabos ethernet industriais integra usuários mais facilmente. Em ambientes corporativos, possuir um cabeamento capaz de conectar usuários sem grande complexidade é indispensável. Nesse sentido, o ethernet industrial garante a troca de informações entre vários aparelhos por um único fio, sem perda de pacotes ou atenuação de sinal.

Vale mesmo a pena?

Ambientes industriais são conhecidos pela sua grande quantidade de máquinas pesadas. Este é um ambiente em que a criação de uma rede de computadores torna-se um grande desafio, uma vez que o nível dos ruídos e interferências eletromagnéticas é alto. Entretanto, com o crescente número de máquinas que utilizam conexões de rede, empreendimentos tiveram que se adaptar e levar os seus cabeamentos para dentro das linhas de produção.

Nesse cenário, o cabeamento de rede ethernet industrial é uma das melhores escolhas a serem feitas. Além de possuir um grande custo-benefício, esse tipo de tecnologia é barata e resistente a uma série de problemas que podem afetar a viabilidade do cabeamento. Ao incluir essa solução em seu portfólio, um provedor de internet pode atingir um número maior de empresas, ampliando as suas receitas a médio e longo prazo.

Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco aqui nos comentários!

Comentários