Enviado em 22.04.2016

5 estratégias que um gestor de TI deve implantar já!

A demanda por tecnologia em ambientes corporativos é cada vez maior. Isso aumentou a exigência por departamentos de TI que funcionem com alta eficiência e bons níveis de qualidade. Isso levou a área a passar por diversas mudanças, o que trouxe novos desafios para o gestor de TI.

A demanda por tecnologia em ambientes corporativos é cada vez maior. Isso aumentou a exigência por departamentos de TI que funcionem com alta eficiência e bons níveis de qualidade. Isso levou a área a passar por diversas mudanças, o que trouxe novos desafios para o gestor de TI.

Manter um time de profissionais técnicos trabalhando dentro das normas de uma empresa com alta qualidade pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, conciliar uma gestão de recursos digitais e de recursos humanos eficiente é algo simples e fácil de ser feito.

Quer saber quais são as melhores técnicas? Então leia o nosso texto!

1. Tenha um time de profissionais unidos

O primeiro passo para construir um departamento de TI mais eficiente é unir profissionais em torno de objetivos em comum. Analistas, técnicos de suporte e especialistas devem atuar juntos com métricas e objetivos amplamente divulgados pelos líderes do setor. Isso motiva a equipe a ter uma atuação mais eficiente e em sintonia com as estratégias da empresa.

2. Crie um ambiente de alta colaboração

Processos e rotinas podem ser adotados para levar mais interação para a equipe. Nesse sentido, vale a pena criar reuniões regulares com todo o time de TI. Elas devem servir como um momento para todos os profissionais compartilharem feedbacks, dúvidas, erros e outros detalhes da sua rotina diária. Além disso, canais para comunicação corporativa podem ser adotados, permitindo novas formas de profissionais tornarem o seu trabalho mais dinâmico.

3. Crie metas realistas

Os KPIs, assim como diversos outros indicadores, permitem que empresas avaliem a qualidade das suas operações internas. Entretanto, elas devem ser modeladas de acordo com a capacidade do time de profissionais da empresa. Ter métricas em baixo grau de sintonia com o time de TI pode aumentar excessivamente a carga de trabalho dos profissionais ou até mesmo impedir a melhoria dos serviços.

4. Tenha estratégias alinhadas

Um departamento de TI altamente eficaz atuará de tal forma que as suas abordagens operacionais não causem um impacto negativo nas operações de outros setores. Diante disso, é fundamental que gestores alinhem as suas estratégias, permitindo que novas políticas sejam criadas de acordo com os objetivos comerciais da empresa.

5. Adote boas práticas de TI

As últimas décadas foram marcadas pelo aumento das boas rotinas de gestão de TI. Métodos como o DevOps e a biblioteca ITIL dão aos gestores a possibilidade de levar um padrão de qualidade internacional para empresa. Adotando tais rotinas, novos objetivos podem ser estabelecidos, ampliando o nível de inovação do departamento de TI.

Tornando a governança de TI mais eficiente

Hoje, graças à tecnologia, profissionais podem criar novas formas de trabalho, serviços de maior qualidade e inovar cada vez mais. Nesse sentido, o setor de TI de uma empresa é de grande importância, uma vez que ele será responsável pelo bom funcionamento de todos os serviços virtuais da empresa.

Para que tudo ocorra normalmente, uma série de medidas podem ser adotadas pelo gestor de TI. Juntas, elas auxiliam na criação de um ambiente com um fluxo de trabalho mais dinâmico e flexível. Cada profissional terá uma motivação maior para identificar como as suas tarefas afetam o funcionamento da empresa e, a partir disso, contribuir mais para a ampliação da eficiência da empresa.

E você, conhece alguma boa técnica para tornar o setor de TI mais eficiente? Conta pra gente aqui nos comentários!

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