As melhores práticas para garantir um bom monitoramento de rede
Enviado em 08.08.2018

As melhores práticas para garantir um bom monitoramento de rede

Uma das melhores maneiras de garantir um bom funcionamento de redes corporativas é através do monitoramento constante dos recursos da infraestrutura utilizada para a conexão entre computadores.

Uma das melhores maneiras de garantir um bom funcionamento de redes corporativas é através do monitoramento constante dos recursos da infraestrutura utilizada para a conexão entre computadores. Com a verificação contínua dos sistemas e equipamentos que influenciam na infraestrutura de TI, os gestores de rede podem manter uma alta disponibilidade de serviços em alta performance.

A adoção de boas práticas de monitoramento é fundamental para o rastreamento de falhas e problemas que, eventualmente, podem causar a indisponibilidade de serviços remotos. Por meio da identificação de padrões, o gestor de rede pode otimizar o uso de seus equipamentos. Se você quer saber mais sobre o monitoramento de rede, leia o nosso texto de hoje!

Boas práticas para o monitoramento de rede

A maioria dos gestores acredita que, com a simples compra e configuração de ferramentas de monitoramento, a rede estará salva de problemas de conexão e velocidade. Independentemente das práticas utilizadas, o bom gerenciamento de qualquer estrutura de TI demanda, acima de tudo, planejamento. Com um bom plano de gestão, os profissionais técnicos serão capazes de verificar corretamente todas as nuances necessárias para o bom funcionamento de uma estrutura de rede.

Uma boa gestão de rede não pode ser feita se os analistas não souberem quais são os equipamentos envolvidos nos acessos aos recursos da empresa. Diante disso, é necessário manter um inventário de todos os equipamentos e sistemas que serão gerenciados pela equipe de TI. Isso pode ser feito manualmente ou, se for o caso, por meio de ferramentas automatizadas que realizam a descoberta de todos os equipamentos conectados a uma rede corporativa.

Para garantir a otimização dos recursos, os dispositivos devem ser configurados para se adequarem às demandas de cada ambiente. Parâmetros de IP, firewall e DNS devem ser modificados para que o envio e recebimento de informações ocorra da melhor forma possível. Apesar dessa atividade demandar muito tempo dos analistas de rede, ela evita uma série de problemas de longo prazo.

Uma vez que a rede esteja configurada, padrões de funcionamento devem ser estabelecidos pelo time responsável pelos equipamentos digitais da empresa. Eles auxiliarão técnicos e analistas a identificarem pontos de melhoria, falhas e vulnerabilidades. Além disso, outras medidas podem ser tomadas, tais como:

  • Garanta que todos os computadores, telefones e tablets utilizem conexões seguras;
  • Torne a sua rede ser escalável para evitar problemas de congestionamento de tráfego;
  • Foque em ferramentas de análise em tempo real;
  • Busque resolver os problemas mais comuns rapidamente;
  • Utilize métodos e tecnologias que são adequadas para as necessidades da sua rede;
  • Crie rotinas de prevenção de falhas.

Aumentando a estabilidade de conexões corporativas

O gerenciamento de rede é uma das partes fundamentais para a busca por serviços de TI mais eficientes e funcionais. Com algumas rotinas, analistas de rede podem entregar uma conexão estável, rápida e segura para empresas de pequeno, médio e grande porte. Para que isso ocorra, uma série de padrões de funcionamento e métricas de qualidade devem ser estabelecidos.

Elas direcionarão as atividades dos times de TI, auxiliando especialistas a identificarem eventos que atrapalham o fluxo de dados ou configurações que podem melhorar a maneira como os usuários interagem com recursos remotos. Dessa forma, a rede corporativa auxiliará empresas a atingirem as suas metas de mercado sem que serviços de rede atrapalhem a produtividade de seus colaboradores.

Quer ficar por dentro das últimas tendências sobre redes de internet? Assine a nossa newsletter!

Comentários