Enviado em 14.03.2018

Quanto a Infraestrutura é importante – você tem noção?

Neste artigo vou procurar ressaltar a importância que a Infraestrutura possui em qualquer ambiente, seja industrial, comercial ou residencial.

Neste artigo vou procurar ressaltar a importância que a Infraestrutura possui em qualquer ambiente, seja industrial, comercial ou residencial. Em qualquer um destes ambientes a Infraestrutura está presente de forma muito clara, pelo menos para quem trabalha diretamente com ela. Desde que tudo esteja funcionando bem, as equipes de manutenção nem são lembradas.

 

Vejamos como ou em que situações as equipes multidisciplinares de Infraestrutura são requeridas.

Um colaborador chega ao trabalho e, com o seu crachá, deve ser liberado para acessar às dependências apenas aproximando-o do leitor da catraca, e de repente, esta não o libera, ou não funciona. Dependendo do volume de pessoas isto pode gerar um gargalo no acesso em horários de pico, trazendo desconforto, atrasos de registros de ponto, atrasos em compromissos agendados, apenas para citar alguns.

Outra situação que traz dificuldades no cotidiano é um aparelho telefônico danificado. Um aparelho de voz inoperante coloca um usuário sem comunicação interna e externa, prejudicando o seu trabalho, e existem profissões que fazem uso do telefone em tempo integral.

Se um visitante ou um colaborador não consegue estabelecer conexão com a Internet via Wi-Fi, por exemplo, pode ser um transtorno para a empresa, principalmente para aquelas que fazem uso destes sistemas sem-fio para proporcionar mobilidade e agilidade ao seu pessoal e terceiros.

Houve uma situação de ordem jurídica na empresa e será necessário levantar informações supostamente armazenadas em seus backups de vídeo, entretanto ao se procurar tais dados, descobre-se que não existem registros há muito tempo.

Equipamentos de Rede começam a apresentar problemas de aquecimento, conforme relatado pelos sistemas de monitoramento de rede. Em vistoria ao ambiente onde se encontram tais equipamentos, constata-se que o espaço físico está com a temperatura elevada (da mesma maneira, se este ambiente estiver frio demais).

Acesso à Internet é um serviço essencial hoje em dia em qualquer lugar, portanto não é razoável aceitar que um serviço essencial seja interrompido ou que seja ruim. Da mesma forma, se o computador não liga, ou se o email está com algum problema, ou algum software está apresentando problemas, etc.

E se não houver energia? Bom, daí tudo pode parar. Vai depender se existirá no local sistema de contingenciamento com grupo motor gerador, no-breaks, baterias e suas devidas automatizações. Se cair a iluminação e a Rede continuar up, ótimo! Significa que os serviços essenciais estão seguros, mas se cair tudo o assunto muda de rumo.

A comunicação entre prédios da empresa está muito lenta, a troca de arquivos e comunicação por voz estão piorando a cada dia até que, de repente, não há mais comunicação. Detecta-se que o problema é na comunicação óptica, e sem este recurso a comunicação entre prédios estará interrompida.

Se a Sala de Telecomunicações está muito quente, os equipamentos de Rede sobreaquecem, entram em mal funcionamento, geram alarmes, interrompem serviços de dados e voz dos mais simples aos mais complexos.

Se falta fornecimento repentino da Concessionária de Energia e o sistema de contingência não entra, pode-se parar uma empresa inteira (seja ela pequena, média ou grande – é claro que os resultados serão proporcionais ao porte de cada uma).

 

Se nada disso acontecer, as equipes de Infra não são lembradas, pois são elas as responsáveis pelo bom (ou mal) funcionamento de todo o sistema, desde que mantenham os seus planos de manutenção preventivos em dia. É importante ressaltar que tudo está interligado, nenhum é mais ou menos importante do que o outro. Se um não funciona bem, vai afetar outro ou outros, e poderá gerar um efeito em cadeia.

 

E assim, pode-se dar vários exemplos de quão importantes são os serviços de Infraestrutura, que não são lembrados por grande parte do público, entretanto são os primeiros a serem chamados quando os problemas como os citados aparecem.

 

Portanto, valorizem e invistam em sua Infraestrutura, certamente, a continuidade do negócio, a sua tranquilidade e o seu bolso agradecerão!

 

Reinaldo Vignoli é Engenheiro Eletricista, formado pela PUC/MG em 1994, possui MBA em Gerenciamento de Projetos, especialista em Projetos de Infraestrutura Física de Redes e Professor Universitário. Vignoli também é consultor e projetista, ministra treinamentos técnicos de cabeamento estruturado e redes ópticas e é colaborador da norma de cabeamento estruturado ABNT NBR 14565:2013, além de produtor de conteúdo sobre cabeamento em mídias sociais.

A Revista do Provedor!
Fornecemos conteúdo de qualidade, especializado, produzido por grandes nomes do setor de telecomunicações, e tudo isso gratuitamente por meio das mais de 2 mil publicações impressas por edição, além da versão online.

Comentários