O que é necessário para uma equipe de alta performance em Telecom? - ISPBLOG
Enviado em 28.10.2016

O que é necessário para uma equipe de alta performance em Telecom?

Conseguir montar uma equipe de alta performance é o sonho de quase todo gestor, porém é uma tarefa complexa que envolve diferentes áreas de uma organização. Confira algumas dicas para alcançar este objetivo.

Conseguir montar uma equipe de alta performance é o sonho de quase todo gestor, porém é uma tarefa complexa que envolve diferentes áreas de uma organização. O processo de formação começa no recrutamento, passa pelo treinamento e vai até o acompanhamento contínuo dentro da empresa. Porém, até aqueles funcionários considerados excelentes precisam de uma boa base corporativa para que consigam entregar resultados positivos.

Em Telecom, isso se torna um grande desafio devido à necessidade de ampla especialização que o setor exige, bem como às constantes regulamentações governamentais. Técnicos especialistas, diretores de redes, projetistas, atendentes e outros profissionais da área acabam sendo cobrados com maior rigor por resultados. Cabe ao gestor alinhar as expectativas do negócio com o desempenho da sua equipe, o que ele pode obter com os passos abaixo. Confira!

Estimular o aprendizado contínuo e autodesenvolvimento

Os líderes precisam investir no aprendizado contínuo e em maneiras que possibilitem o autodesenvolvimento de seus liderados. Atualmente, os processos de coaching e mentoria estão emergindo como grandes soluções neste sentido.

Eles fornecem suporte para a melhoria do desempenho dos funcionários por meio de mudanças de hábitos, identificação de deficiências e incentivo a pensamentos positivos na carreira. Tudo isso colaborando para a formação de uma equipe de alta performance.

Por meio do acompanhamento de um mentor, cada integrante pode otimizar não só o comportamento no ambiente de trabalho, como a forma de raciocinar e agir. Um coach ajuda a identificar pontos negativos no desempenho para que eles possam ser trabalhados e corrigidos. Também auxilia a encontrar competências positivas de uma pessoa, de modo que seja possível aproveitá-las melhor e até realizar novas atividades.

Um bom líder de equipe pode vir a agir como coach e mentor após melhorar sua capacidade de observação e acompanhar seus funcionários mais de perto, propondo medidas que visem colaborar com eles profissionalmente.

Manter um clima de aprendizagem coletiva também é fundamental, bem como incentivar a cooperação interna.

Investir na capacidade de resolução de conflitos

Para que um grupo se transforme em uma equipe de alta performance, é preciso que ele desenvolva a capacidade de diagnosticar suas principais falhas, encontrando pontos a melhorar. Para isso, são necessárias pausas na rotina para análises das relações e do desempenho grupal.

Muitas equipes sobrecarregadas de trabalho acabam por não conseguir tempo para esse tipo de ação, o que as mantém com resultados menores do que os esperados. Por isso, é fundamental reservar um pequeno período na semana para uma breve avaliação entre líderes e liderados.

Dessa forma, pode-se identificar detalhes, como problemas nos processos e conflitos interpessoais, que acabam por corroer o desempenho do grupo e assim planejar formas de eliminá-los.

Desenvolver habilidades de liderança

Uma das habilidades fundamentais para todo profissional é a capacidade de liderar. Contudo, isso não deve ficar restrito somente ao gestor, mas ser incentivado entre todos os membros da equipe. Funcionários líderes são mais comprometidos e conseguem obter melhores resultados em atividades que necessitam do apoio de colegas, sejam eles do seu setor ou de outras áreas da empresa.

Eles também ajudam na motivação dos demais membros, além de adotarem estratégias visando alcançar as metas organizacionais. Desenvolver líderes é um dos requisitos para se obter excelência na gestão de empresas de telecomunicações.

Focar na motivação da equipe

Uma equipe motivada possuí maiores índices de comprometimento com a organização. Porém, para que isso seja alcançado, se faz necessário que o gestor adote um posicionamento aberto e descentralizado com os seus liderados.

Dar espaço para as pessoas trabalharem ampliando seu limite de decisões e possibilitando maior liberdade é um dos passos para melhorar a motivação delas. Isso porque elas se sentem valorizadas por poderem exercer maior influência nas atividades da empresa. Isso também aumenta a satisfação pessoal e profissional, já que podem interpretar este gesto como um ato de confiança da organização em relação a elas.

Mostrar que se importa com cada um dos membros também faz parte da estratégia para aumentar a motivação deles, bem como elogiar e reforçar atitudes positivas que venham a ter. Nesse campo, surgem decisões mais acertadas, melhoras no desempenho e alcance de metas por parte da equipe.

Repassar feedbacks construtivos e mostrar que o trabalho deles possui significado também é fundamental.

Fortalecer a transparência e entregar métricas sobre desempenho

Complementando o tópico anterior, é importante que o gestor fortaleça a transparência e entregue métricas de desempenho individual para cada colaborador da sua equipe. Quando técnicos, atendentes e demais profissionais ficam cientes de como estão se saindo, eles podem buscar formas de melhorar sua performance. A competitividade também é estimulada de modo a aumentar o rendimento deles.

É preciso também explicar a meta ou foco da empresa, pois isso ajuda a se empenharem mais para que esses itens sejam alcançados.

Uma das piores coisas que existe num ambiente organizacional diz respeito a não saber qual o significado do que se faz ou o que se pretende obter com o seu trabalho. É importante apresentar o “norte” para que as equipes possam e queiram alcançá-lo.

Fomentar a comunicação interna também é necessário para compor uma equipe de alta performance

Pode até parecer contraditório, mas a falta de uma boa comunicação interna em empresas de Telecomunicação é um dos motivos por minar a performance das equipes. Colegas que não se entendem, gestores que passam instruções vagas, demora nas respostas e estrutura defasada são alguns dos empecilhos que prejudicam a circulação de informações entre os membros das equipes. E isso piora quando os profissionais precisam realizar serviços externos.

Por isso, cabe ao gestor fomentar práticas e sistemas tecnológicos que visem melhorar a comunicação interna da equipe. Dessa forma, pode-se eliminar ruídos e falhas que derrubam a performance grupal.

Investir em tecnologia, TI e sistemas que garantam a qualidade do trabalho

Como visto acima, é necessário investir em sistemas tecnológicos para otimizar a comunicação. Contudo, também é importante implantar sistemas de TI que visem facilitar os fluxos de trabalho e aumentar a sua eficiência. Nesse sentido, é preciso acompanhar as tendências e mudanças no mercado das telecomunicações que não só alteram o campo de atuação, mas que impactam diretamente em seus processos internos.

É fundamental que a estrutura interna que dá suporte à sua equipe seja condizente com o seu setor. Para isso, deve-se encontrar as tecnologias que mais se adequam ao funcionamento da empresa e que estejam em sintonia com o mercado.

Desse modo, é possível atender as necessidades da organização e até influenciar positivamente sua cultura organizacional. Além, é claro, de impulsionar o desempenho dos trabalhadores.

Comece pelo seu comportamento e pelo da empresa

Todo líder que deseja formar uma equipe de alta performance deve buscar soluções que melhorem o comportamento, os hábitos e a forma de agir dos funcionários. Todavia, não é somente deles que depende a melhora de desempenho. É importante que a empresa forneça o suporte necessário para isso, o que envolve estrutura, tecnologia e programas de satisfação.

E agora que você viu o que é necessário para turbinar sua equipe de Telecom, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outras dicas como essas? Não perca sua chance de desenvolver uma equipe de alta performance de sucesso!

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