Operação Assistida: por que é importante para pequenos provedores? - ISPBLOG
Enviado em 17.10.2016

Operação Assistida: por que é importante para pequenos provedores?

Quer saber o que é operação assistida e como esse serviço é importante para empresas provedoras de internet? Acompanhe nosso post e confira!

Qualquer empresário que deseje oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível na internet sabe dos desafios envolvidos nesse processo.

Na verdade, muitos empreendedores já perceberam que a qualidade dos serviços de sua empresa melhora muito depois que se garante um suporte de operação assistida que, entre outros valores, agrega treinamento e consultoria especializada.

Então, quer saber o que é operação assistida e como esse serviço é importante para empresas provedoras de internet? Acompanhe nosso post e confira!

O que é operação assistida?

Basicamente, a operação assistida é um serviço prestado por empresas de tecnologia que fornecem uma equipe técnica para acompanhar a implantação do provedor, bem como treinar os profissionais que serão responsáveis pela manutenção da rede.

De fato, elaborar um projeto de rede e depois implantá-lo não é uma tarefa fácil. Até por isso, manter a estrutura de rede funcionando com eficiência por meio da manutenção correta dos equipamentos é fundamental.

Por que oferecer serviços de qualidade?

Não há como negar: nos últimos anos, o aumento de pessoas conectadas à internet é espantoso! Segundo o Site G1, uma pesquisa feita pelo IBGE em 2014 constatou que 50% dos domicílios brasileiros possuem conexão com a internet — o que significa que 95,4 milhões de pessoas no Brasil navegam pela rede.

Então, de olho nesse mercado em expansão, surgem, a cada momento, novas empresas provedoras de internet. E, por ser um mercado bem disputado, os serviços prestados pelos provedores precisam ter boa qualidade; do contrário, os clientes migram com facilidade para outras empresas do ramo.

De fato, os números mostram como esse mercado é competitivo. Segundo o SEBRAE, foi realizada uma pesquisa sobre o setor de provedores da internet pelo CGI — Comitê Gestor da Internet — em parceria com o CETIC — Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação — e os resultados desse estudo mostraram que 80% dos assinantes de internet no Brasil são clientes de apenas oito companhias, enquanto os outros 20% são disputados por 1.934 empresas menores.

Por que é importante um suporte profissional?

Primeiramente, um acompanhamento técnico direciona as etapas do projeto de implantação do provedor de modo que a empresa contratante possa construir uma rede eficiente e entregar aos seus clientes serviços de internet de qualidade. Segundo especialistas em provedores, a falta de profissionais qualificados em elaboração e implantação dos equipamentos de rede causa muitos problemas estruturais.

Empresas que prestam serviço de operação assistida apontam que tais problemas nas estruturas são ocasionados pela instalação não adequada do sistema. E tais procedimentos errados são repassados para outros funcionários responsáveis pela manutenção, formando um círculo vicioso de falhas.

Sabemos como os equipamentos de um provedor são um investimento alto, que precisa ser muito bem cuidado. Quanto a isso, ao acompanhar na prática a realização desses procedimentos por especialistas, a equipe da empresa contratante aprende a trabalhar com eficiência. Assim, a melhora da perfomance dos funcionários responsáveis pela estrutura do provedoré percebida logo no início do treinamento.

Que atividades são realizadas na operação assistida?

Como vimos, durante a operação assistida, a empresa contratante recebe suporte e treinamento de uma equipe especializada em serviços de provedores de internet. As atividades realizadas durante o projeto são:

  • realizar tarefas operacionais, utilizando técnicas recomendadas para cada rotina;
  • executar procedimentos de manutenção corretiva visando maior eficiência na solução de falhas;
  • efetuar atividades de manutenção preventiva, como a prática de testes, análises e medidas;
  • programar procedimentos padrão;
  • produzir relatórios de atividades, explicando os procedimentos executados e ajustes, se houver necessidade.

Que resultados a operação assistida oferece?

Agora, vejamos alguns dos benefícios que o suporte da operação assistida oferece:

  • certeza de que todos os equipamentos serão operados de acordo com as melhoras práticas técnicas;
  • treinamento estruturado e direcionado para desenvolver as habilidades e a capacidade dos profissionais;
  • aumento da disponibilidade e eficácia do serviço prestado pelo provedor logo no início da operação do sistema;
  • garantia de que a empresa contratante entregará ao cliente um serviço de internet de qualidade.

Quais empresas implantaram o serviço de operação assistida?

A operação assistida é um serviço disponibilizado para empresas de diversos setores. E, em vários casos, a implantação de um sistema na empresa auxiliado com o suporte profissional foi um sucesso. Vejamos alguns exemplos:

Denatran

O Departamento Nacional de Trânsito iniciou, em 2009, testes para a implantação de dispositivos antifurto nos veículos produzidos no Brasil. Basicamente, o projeto era composto por seis fases, que começavam com a configuração dos dispositivos e terminavam com os testes de ativação.

Durante a avaliação, mil veículos seriam testados por usuários comuns e funcionários de montadoras de carro. O grupo de profissionais que acompanharia a operação assistida contava com especialistas do Denatran e outras entidades do setor automobilístico, além de operadoras de celular e empresas de serviço de bloqueio e localização.

Enfim, a operação assistida ajudou o Denatran a estabelecer os parâmetros adequados para implantação do dispositivo em veículos.

Aeromovel

O aeromovel é um meio de transporte moderno que foi inaugurado em 2013 na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. E, para a sua implantação, também foi utilizada a operação assistida.

Durante 90 dias, a empresa contratada monitorou o veículo durante operações testes. De fato, esse suporte foi fundamental para usar bem as tecnologias disponíveis no aeromovel e identificar possíveis falhas no sistema.

Hoje, o aeromovel tem um sistema eficiente e exemplar, com baixos custos de manutenção e operação devido ao correto treinamento da equipe técnica.

Aeroporto de Goiânia

Em maio de 2016, o aeroporto de Goiânia inaugurou um novo terminal. Durante um período de 120 dias, a Infraero contou com o suporte de técnicos especializados para monitorar o funcionamento do aeroporto e das lojas e serviços do prédio.

Quanto a isso, o superintendente do aeroporto, Alessandro Máximo, disse que a fase da operação assistida é importante para que todos os profissionais do aeroporto possam aprender sobre a nova estrutura, bem como cuidar dela.

Como vimos, esses casos de grandes empresas ilustram bem como o serviço de operação assistida é eficiente. Além disso, vale ressaltar que os métodos aplicados também geram bons resultados em pequenas e médias empresas pelo país.

Portanto, os empreendedores que desejam implantar um provedor para disponibilizar serviços de internet para os clientes podem, por meio de um suporte especializado, alcançar a excelência no mercado.

E aí, esse artigo ajudou você a entender como a operação assistida pode beneficiar sua empresa? Aproveite também para ler um pouco mais sobre a internet das coisas, e as novas oportunidades para provedores!

Comentários