TEM: o que é e quais são seus benefícios? - ISPBLOG
Enviado em 29.08.2016

TEM: o que é e quais são seus benefícios?

Já ouviu falar do Telecom Expense Management (TEM)? Ele permite que empresas de telecom de todos os tamanhos controlem os custos e otimizem o orçamento de comunicações. Saiba mais no artigo de hoje!

Telecom Expense Management (TEM), mais conhecido como Gestão de Despesas em Telecomunicações, é um software que visa à supervisão e gestão de voz, dados e custos móveis. Ele permite que empresas de todos os tamanhos controlem os custos e otimizem o orçamento de comunicações.

A realidade é que muitas empresas desperdiçam recursos e gastam mais em suas despesas de telecomunicações do que necessitam. TEM é uma forma comprovada e eficiente para identificar esses padrões de gastos excessivos, reduzir o desperdício e criar economias de curto e longo prazos.

Implementação do TEM

Para que você possa implementar o TEM, há cinco passos para efetivar todos os processos. São eles:

  1. Ter em mãos todas as faturas de telecomunicações;
  2. Recolher os dados tarifários e de contatos;
  3. Inventariar todos os custos;
  4. Automatizar a coleta dos dados de telecomunicações e de usuários;
  5. Analisar todos os resultados, identificando anomalias, se houver.

Economia e eficiência

O primeiro benefício do TEM é que ele ajuda as empresas a controlarem os custos e evitar gastos orçamentários não planejados, uma vez que é um software que fornece um sistema integrado para você organizar sua empresa. É muito comum contratar empresas terceirizadas para adicionar o TEM no seu negócio, em vez de tentar construir uma equipe de especialistas e levantar uma plataforma de tecnologia.

É a maneira mais rápida para gerar economia com voz, dados e serviços móveis e infraestrutura. A combinação de software e serviços vai promover poupança, ajudar a eliminar taxas de pagamento atrasadas, expor uso e despesas não autorizadas, identificar erros de faturamento e permitir recuperar os fundos e créditos para sobrecargas.

Rapidez

Outra vantagem de uma solução TEM é que ele permite que você agilize as operações, porque irá otimizar e automatizar todo o processo.

Se você estiver executando atualmente o seu programa — especialmente se você estiver usando planilhas e métodos manuais — você sabe que tem um monte de recursos para processar e analisar faturas, encargos de disputa, a recuperação de fundos, gerenciar o inventário e encomendar novos serviços e dispositivos.

Com o TEM você aumenta a produtividade, reduz as demandas em seus recursos internos e tem mais tempo para se concentrar em atividades de núcleo para o seu negócio.

Planejamento estratégico

Mais um benefício do TEM é que ele auxilia no planejamento financeiro estratégico. O TEM analisa seus gastos de comunicação, melhora a apresentação de relatórios e prestação de contas, e dá visibilidade em como você pode maximizar o valor de seus serviços de comunicação.

Produtividade

Além dos benefícios já citados, outro ponto positivo do TEM é a redução de operações manuais pelos funcionários.

Os funcionários que não têm de lidar com o controle manual de celulares da empresa e tarifas fixas, ganham tempo para outras atividades. Contadores recebem relatórios automáticos para folhas de pagamento, por exemplo, e assim não têm de calculá-los fisicamente.

Ecologia e reciclagem

Outra vantagem do TEM é a previsão de reciclagem do aparelho.

TEM fornece uma visão perfeita sobre o tempo durante o qual dispositivos individuais são usados, devido ao sistema integrado que permite esse tipo de análise a partir do momento em que você disponibilizar os dados. Se um determinado dispositivo está terminando a vida útil, o sistema irá alertá-lo e você pode eliminá-lo ecologicamente ou passá-lo adiante, caso ele seja útil para outra pessoa.

A análise das despesas de telecomunicações permite revelar possíveis erros do passado por meio do sistema TEM e prevenir a sua ocorrência no futuro. Quando acontece a renegociação de contratos de serviços de telecomunicações, você pode aprimorar as necessidades da sua empresa.

Como você pode ver, a otimização de despesas de telecomunicações pode melhorar a poupança de financiamento direto, trazendo uma série de benefícios adicionais para cada empresa. O que você acha do TEM? Deixe seu comentário!

Comentários