Telecom: Documentação da rede traz agilidade - ISPBLOG
Enviado em 10.02.2016

Documentação da rede dá mais agilidade para empresas de telecomunicações

Mais de 50% da população brasileira já está conectada a internet e a fibra óptica já representa 23,1% desses acessos, segundo o IBGE e ANACOM.

A crescente implantação das redes de fibra óptica e as suas diversas ramificações, exigem, atualmente, Uma maior organização dessa demanda para que a qualidade dos serviços oferecidos não seja prejudicada. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% dos brasileiros já está conectado a internet. E a fibra óptica já representa 23,1% desses acessos, segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Atualmente, existem sistemas que facilitam esse trabalho de organização. São softwares instalados nos servidores dos clientes que possibilitam a documentação completa da rede, ou seja, o cadastro dos postes que possuem ou não cabos de fibra óptica. São sistemas simples que podem ser administrados por qualquer usuário, sem a necessidade de um treinamento específico e de longa duração, já que muitas empresas não têm disponibilidade de tempo e procuram um programa que facilite o trabalho.

Para Rodrigo Carvalhaes, da Triade Telecom, a complexidade de Uma rede óptica exige Uma documentação atualizada e de consulta rápida, já que o tempo de resposta é fundamental em todas as etapas. “Nossa rede era documentada em planilhas de excel, com muitos erros e de difícil visualização. Após a implantação do sistema, passamos a contar com Uma documentação atualizada e de simples consulta, eliminando inúmeras planilhas”, afirma.

O trabalho de identificação e distribuição da fibra óptica pode levar horas se for realizado sem um software específico. Com o sistema de documentação essa tarefa pode levar, poucos minutos, além de mostrar os dados com extrema precisão. “O ganho de produtividade ocorreu imediatamente, com benefício na agilidade das equipes de manutenção que possuem acesso a dados confiáveis e em qualquer lugar. Antes, apenas Uma pessoa controlava essas informações, agora qualquer funcionário da equipe pode acessar essas informações. Este benefício também foi visível na área de engenharia, que pode contar com os dados para auxilio no planejamento e controle da rede”, afirma Everton Candido, chefe da Divisão de Engenharia de Telecomunicações da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Um exemplo de software de documentação é o Geo Grid Maps desenvolvido pela empresa Mídia Local Soluções de Santa Catarina. Desenvolvido no Brasil, o programa, que pode ser utilizado tanto por empresas públicas como privadas, está em constante atualização e novas funcionalidades são desenvolvidas de acordo com as reais necessidades do mercado. Com um simples toque na tela, o administrador pode cadastrar postes, cabos, caixas, racks, terminais de atendimento e reservas técnicas, além de facilmente documentar as fusões entre cabos e equipamentos. Um dos benefícios é o acesso dos usuários, já que os dados estão disponíveis em qualquer dispositivo conectado à internet. Utiliza linguagens de programação como PHP, JavaScript, Action Script, html e banco de dados MySQL, que não possui custo de licença. Por meio da documentação é possível obter relatórios de viabilidade da rede e refazer fusões que possam ter sido danificadas.

Outra vantagem de trabalhar com este tipo de sistema, é que, com ele é possível identificar, em tempo real, a disponibilidade de fibras ópticas nos postes próximos ao endereço do usuário. “O programa pode se integrar com o sistema de gestão de clientes do provedor disponibilizando a viabilidade para os vendedores no momento da prospecção de novos clientes”, explica Éden Alves, diretor da Mídia Local e desenvolvedor do Geo Grid Maps.

Para adquirir Uma licença do Geo Grid Maps, que possui atualmente mais de 150 clientes ativos, a empresa deve entrar no site www.geogridmaps.com.br e preencher o formulário. Durante 15 dias a empresa poderá testar o sistema, analisando se o mesmo atende as suas necessidades. Após esse período a empresa passará a pagar Uma mensalidade referente ao número de usuários que poderão acessar o sistema.

 

Éden Alves / Hemilin Alves
Jornalista

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