Provedores de Internet: Subutilização de Equipamentos
Enviado em 28.03.2016

Subutilização de equipamentos para provedores de internet

Dependendo de uma série de fatores, os equipamentos para provedores de internet podem ser subutilizados. Isso acontece quando o equipamento não é utilizado da maneira correta ou quando é utilizado em parâmetros muito abaixo daquilo que ele é capaz de oferecer.

Contar com os equipamentos certos em seu provedor de internet é importante, mas ter um estoque cheio de itens não é sinônimo de mais produtividade. Se eles não forem utilizados da maneira correta, os processos fornecerão apenas uma porcentagem dos resultados possíveis, exigindo cada vez mais recursos e adaptações.

Para utilizar os equipamentos da melhor maneira, portanto, é preciso evitar a sua subutilização. Mas você sabe como combater o problema? Confira a seguir o que você precisa conhecer sobre a subutilização de equipamentos para provedores de internet:

O que é a subutilização?

Dependendo de uma série de fatores, os equipamentos para provedores de internet podem ser subutilizados. Isso acontece quando o equipamento não é utilizado da maneira correta ou quando é utilizado em parâmetros muito abaixo daquilo que ele é capaz de oferecer.

É o caso, por exemplo, de utilizar um no-break e não configurá-lo para o máximo de disponibilidade ou utilizar uma tecnologia WDM de divisão de transmissão de dados de maneira incorreta.

Como entender os motivos da subutilização?

A subutilização pode acontecer por razões como a falta de leitura das recomendações do fabricante, desconhecimento sobre o equipamento ou mesmo escolha do equipamento incorreto para determinado processo.

Por ser uma situação prejudicial para a estrutura de TI, é necessário identificá-la corretamente, mas, principalmente, é preciso entender seus motivos para corrigir esse tipo de falha. Assim, para entender os motivos da subutilização, é possível tomar algumas atitudes:

Analisar a estrutura de TI

A estrutura de TI do seu provedor comporta a tecnologia que está sendo implantada? Os outros equipamentos terão integração? Saber isso é importante porque nem sempre a estrutura de TI previamente existente serve para certas tecnologias. Às vezes, um equipamento precisa de outros de suporte para garantir o seu uso correto e otimizado, e isso deve ser levado em conta.

Avaliar a capacidade técnica dos profissionais

Também é preciso avaliar qual é a capacidade técnica dos profissionais do setor de TI. Se essa capacidade não estiver de acordo com o nível de tecnologia impresso no equipamento, é possível que os profissionais não sejam capazes de gerir e configurar os aparelhos da maneira correta.

Conhecer processos

Outro fator que deve ser levado em conta é a estrutura de processos do provedor. Nem sempre a empresa possui processos que justifiquem o uso de determinada tecnologia. Como resultado, o equipamento acaba sendo utilizado de maneira adaptada e abaixo dos níveis esperados.

Como utilizar os equipamentos ao máximo?

Subutilizar equipamentos significa um grande desperdício de recursos, além da perda de possíveis oportunidades de negócio e de otimização em geral. Por isso, o melhor a se fazer é contar com o uso feito ao máximo da capacidade. Veja algumas dicas para usar os equipamentos da melhor maneira:

Conhecer as particularidades do equipamento

Mesmo dentro de uma mesma função, cada equipamento possui suas particularidades, que fazem com que possam ser usados em níveis diferentes. Assim, é preciso conhecer bem o equipamento a ser utilizado, ler suas instruções e saber quais são suas configurações recomendadas.

Contar com pessoal capacitado

Para que os aparelhos sejam bem operados, é preciso contar com pessoal capacitado. Dependendo do tipo de tecnologia a ser implantada — como um cabeamento com fibra óptica, por exemplo — fará mais sentido contar com profissionais especializados em determinada função para alcançar melhores resultados.

Planejar sua integração e fazer testes

Em seguida, é preciso planejar como será feita a integração do equipamento com os demais. Especialmente em sistemas interativos, isso faz toda a diferença e deve ser levado em consideração o objetivo da integração.

Uma vez que o equipamento esteja instalado, é benéfico realizar alguns testes de parâmetros para encontrar a configuração com mais resultados.

A subutilização de equipamentos para provedores de internet é um problema comum que gera perda de dinheiro e diminuição dos resultados em geral. Para combatê-la, é preciso fazer uma avaliação geral para conhecer os motivos, otimizar o uso desses equipamentos e promover uma melhora em toda a estrutura do provedor.

Você já encarou esse tipo de problema em seu provedor? Comente e participe!

Comentários