A importância e os tipos de cabeamento de rede - ISPBLOG
Enviado em 26.02.2016

A importância e os tipos de cabeamento de rede

Há redes que utilizam apenas um tipo de cabeamento mas, em alguns casos, elas podem utilizar tipos variados. Entender os três principais padrões utilizados pelas empresas é fundamental para a construção de uma boa rede.

Uma das maiores características da área de redes de computadores é a sua diversidade de padrões. Durante a criação de uma nova estrutura corporativa, um gestor de TI pode optar entre diversos cabeamentos de rede, e a chave para a escolha correta é o conhecimento sobre os principais padrões da área. Quer saber mais sobre esses padrões e como fazer a melhor escolha de cabeamento de rede? Então leia o nosso texto de hoje!

Tipos de cabeamento de rede

O cabo de rede é o principal meio de envio e recebimento de dados entre dois computadores. Há redes que utilizam apenas um tipo de cabeamento mas, em alguns casos, elas podem utilizar tipos variados. Entender os três principais padrões utilizados pelas empresas é fundamental para a construção de uma boa rede. Veja quais são eles:

Cabo Coaxial

Caracterizado pela presença de um único fio metálico condutor de sinais eletrônicos, o cabo coaxial é utilizado tanto para o sinal de ligações e dados via internet quanto para a transmissão de sinais televisivos. Entretatno, atualmente, a sua utilização encontra-se reduzida aos serviços de televisão.

Apesar de ser uma tecnologia com instalação mais complexa, o cabo coaxial consegue barrar facilmente interferências eletromagnéticas graças à sua proteção metálica e à estrutura de plástico, que aumentam a resistência do cabeamento.

Existem dois tipos de cabo coaxial no mercado, o n10Base2 e o 10Base5. O primeiro consegue enviar um sinal por até 185 metros sem grande atenuação. Já o segundo, com uma camada de proteção adicional, pode transportar um sinal de dados por até 500 metros.

Fibra óptica

Conhecido pela sua alta capacidade de enviar e receber informações, os cabos de fibra óptica possuem um núcleo constituído de fibras de sílica ou vidro. Utilizando um sinal de luz, eles podem manter um pacote de dados trafegando em alta velocidade por longas distâncias sem a necessidade de repetidores ou ampliadores de sinal.

As redes de fibra óptica se destacam por serem imunes a interferências eletromagnéticas e pela baixa necessidade de receberem manutenção. Em redes internas, o padrão mais utilizado é o multimodo. Já em WANs ou redes de telecomunicação de longa distância, os cabos monomodos são mais comuns.

Cabos de par trançado

Introduzidos na década de 1990, os cabos de par trançad (ou cabos UTP) é um dos padrões mais populares no mundo inteiro. Em redes internas, eles podem atingir velocidades que variam de 10 Mbps a 10 Gbps, são mais flexíveis que os cabos coaxiais e mais populares do que os cabos de fibra óptica.

O seu núcleo é feito com um conjunto de fios elétricos de cobre ou aço recoberto de cobre. Eles são recobertos com um plástico isolante e entrelaçados em forma de trança. Com isso, a resistência do cabeamento aumenta sem comprometer a sua capacidade de evitar interferências eletromagnéticas.

A importância de uma boa escolha

Durante o planejamento de uma nova rede, analistas de TI devem estar atentos ao tipo de cabeamento que será utilizado. Em ambientes com alta incidência de ruídos eletromagnéticos, por exemplo, é importante utilizar um padrão que possua uma boa blindagem. Há também os casos onde a rede terá que suportar uma grande quantidade de dados e ser altamente escalável. Nesse cenário, tecnologias como a fibra óptica podem ser mais adequadas.

Saber escolher o melhor cabeamento é indispensável para o sucesso da rede. Uma má escolha pode levar, facilmente, ao mal funcionamento de equipamentos e serviços digitais que necessitem de uma conexão de internet para trabalharem corretamente, causando prejuízos ao usuário.

Gostou do texto e quer saber mais sobre as útlimas novidades sobre redes e telecomunicações? Assine a nossa newsletter!

Produtos relacionados

[magento pid=147]

[magento pid=121]

[magento pid=221]

Comentários