Transformação Digital: Entenda o que é - ISPBLOG
Enviado em 23.12.2015

Transformação Digital: Entenda o que é

os analistas do ramo poderão se beneficiar com novas formas de contratar e vender soluções digitais. Eles terão a agilidade da internet e a mobilidade dos smartphones. Essa é uma transformação que levará as empresas para um universo onde os seus produtos são escolhidos em ambientes totalmente digitais, em qualquer lugar do mundo

A tecnologia é uma das áreas mais dinâmicas que existem. Todos os anos as empresas do ramo apresentam novas soluções corporativas e para o usuário final. Cloud computing, dispositivos IoT e conexões de alta velocidade são apenas alguns exemplos. Essas novidades se integram às ferramentas que trabalham com aprendizado de máquina, redes neurais e big data para realizar uma verdadeira transformação digital no nosso cotidiano.

No mundo corporativo, a demanda por inovação é constante. Gestores precisam lidar diariamente com a necessidade de procurar novas maneiras de reduzir custos, automatizar processos e aumentar a produtividade de seus funcionários. Nesse cenário, as novas tecnologias desempenharão um papel crucial na busca por novas ferramentas e produtos.

A convergência digital no mundo corporativo

Nos próximos anos, a área de TI desempenhará um papel fundamental na melhoria de processos internos das empresas brasileiras. Líderes empresariais devem ter em mente que os avanços tecnológicos, cada vez mais, serão indispensáveis para o aumento da competitividade de uma companhia. Seja ela de grande, médio ou pequeno porte, sempre será possível encontrar uma solução capaz de aumentar os lucros dela.

Por outro lado, como o país passa por uma profunda crise econômica, investir em TI tornou-se um desafio. Apesar do aumento da velocidade da migração das empresas para um ambiente corporativo cada vez digital, muitos gestores ainda hesitam em fazer grandes investimentos na área. Como o ROI de investimentos em TI é difícil de mensurar, mudanças na área são vistas com desconfiança.

Ao lado dos gestores de TI, está o fato da transformação digital poder ter um impacto maior do que o do e-commerce teve há 15 anos. Com a expansão de serviços disruptivos como Uber e AirBnB, a sociedade terá que lidar novos desafios e inovações.

Assim, os analistas do ramo poderão se beneficiar com novas formas de contratar e vender soluções digitais. Eles terão a agilidade da internet e a mobilidade dos smartphones. Essa é uma transformação que levará as empresas para um universo onde os seus produtos são escolhidos em ambientes totalmente digitais, em qualquer lugar do mundo

Levando a transformação digital para a sua empresa

Muito se fala na necessidade de investir em tecnologia para otimizar processos e aumentar lucros, mas poucas são as empresas que realmente investem na área. A ideia de que a tecnologia é importante para o aumento da competitividade está na mente de vários CEOs, mas os custos de investimento acabam tornando a criação de uma estratégia digital proibitiva.

A transformação digital deve ir além da simples aquisição de tecnologias de cloud computing e big data. Ela deve ser inserida nas principais estratégias da empresa. Do marketing digital aos novos negócios. Assim, ela mudará a maneira como processos e modelos de negócios serão feitos.

Para provedores de internet, a transformação digital pode ser vista como uma chave para a inovação. Empresas do ramo serão capazes de fornecer mais serviços aos seus clientes. E com o uso de aplicativos e redes sociais, elas poderão criar novas formas de relacionamento, melhorando laços com os seus consumidores e aumentando lucros.

Em alguns anos, todas as empresas dependeram da tecnologia. Diante disso, o desafio dos técnicos em TI será encontrar as oportunidades certas para levar uma companhia para o ambiente digital. Assim, eles serão capazes de transformar uma organização digitalmente sem o desperdício de recursos.

Disrupção e inovação

Impressoras 3D, redes sociais, big data, IoT e cloud computing. Todos esses nomes passaram a fazer parte da nossa vida nos últimos anos. Entretanto, poucos já são capazes de definir como eles irão mudar a nossa sociedade no longo prazo.

Muitas vezes tais tecnologias serem vistas como distantes das estratégias de uma companhia. Entretanto, os gestores devem estar mais atentos à necessidade de levarem os seus negócios para o meio digital. Seja por meio da internet ou de apps mobile, a transformação digital irá romper com práticas antigas em busca de uma sociedade mais conectada.

Quem quer ser competitivo nos próximos anos deve sair da aversão a riscos e partir para a inovação. A busca por novos modelos digitais deve ser de interesse de todos os setores de uma corporação. Assim, eles serão capazes de atingir novos clientes e mercados. Você está preparado? Compartilhe conosco!

Comentários