Conheça a historia da Fibra Óptica - ISPBLOG
Enviado em 04.12.2015

Conheça a história da fibra óptica

A ideia de que a luz poderia ser transportada por meio de ambientes com curvas foi apresentada pelo pesquisador Jhon Tyndal (1820-1893) à Royal Society. Por meio de um experimento feito com o auxílio de uma lanterna e um balde com água furado, a luz escorria junto com a água, como se tivesse sido dobrada. Foi com base nesse princípio que, 82 anos depois, a fibra óptica seria criada.

conheca-a-historia-da-fibra-optica

Assim como diversas tecnologias de comunicação que utilizamos hoje, a história da fibra óptica é marcada por grandes avanços e experiências inusitadas. Os fios de transmissão de feixes de luz permitem trocas de dados em alta velocidade, conectando pessoas e serviços em todo o mundo num piscar de olhos. Se você quer conhecer mais sobre a história dessa tecnologia, leia o nosso texto de hoje!

A luz que acompanha a água

A ideia de que a luz poderia ser transportada por meio de ambientes com curvas foi apresentada pelo pesquisador Jhon Tyndal (1820-1893) à Royal Society. Por meio de um experimento feito com o auxílio de uma lanterna e um balde com água furado, a luz escorria junto com a água, como se tivesse sido dobrada. Foi com base nesse princípio que, 82 anos depois, a fibra óptica seria criada.

A invenção, que data de 1956, foi feita a partir das pesquisas de Narinder Singh Kapany. Aos 25 anos, o físico fez os primeiros experimentos que levariam à criação do fio encapsulado capaz de propagar a luz com baixas taxas de perda. Kapany tentava obter o PhD em Ótica na Universidade de Londres estudando a reflexão total interna da luz, assunto que o interessava desde a infância. É por meio da reflexão total que a água foi capaz de fazer uma “curva” no experimento clássico de Tyndal. O estudo desse fenômeno busca entender o que faz a luz, em um ambiente de alta refração, ser refletida dentro de um mesmo ambiente ou passar para outro meio. Ao tentar “aprisionar” a luz em um meio, o físico empregou dois cilindros, um dentro do outro. Ao longo dos estudos, o físico percebeu que uma película de vidro com índice de refração inferior ao do cilindro iria funcionar como um espelho. Isso fez com que a luz, ao entrar dentro do cilindro, fosse refletida independente do seu ângulo de incidência. Independente da curvatura do tubo, a luz só escaparia na outra ponta do cilindro.

O desafio agora era potencializar o uso do princípio em larga escala. O primeiro passo era diminuir o tamanho dos tubos. Ao deixá-los tão finos quanto um fio de cabelo, era possível aumentar a quantidade de fios em um mesmo lugar. Além disso, era necessário encontrar um material que fosse semelhante ao vidro, mas maleável. A solução foi a fibra de vidro, largamente conhecida naquela época. Após algumas adaptações, em 1955 a invenção de Kapany foi patenteada.

O poder da fibra óptica: da medicina às telecomunicações

As fibras, quando agrupadas, são poderosos transmissores de imagens. Inicialmente restrita à medicina, em aparelhos como o endoscópio, os cabos passaram a ter outras utilidades. Em 1966, o físico chinês Charles Kao, que atuava nos Laboratórios Standard, de Harlow, na Inglaterra, descobriu que era possível transmitir dados telefônicos pelos fios de vidro. Assim, foi possível provar o potência da fibra óptica para a transmissão de sinais de telefone, televisão e, futuramente, da internet.

Seja com o auxílio de um diodo emissor de luz ou por meio de um tubo de raios laser, era possível transmitir, a baixo custo e em uma alta velocidade, diversos tipos de informações. Por meio do controle da emissão da luz, é possível utilizar a linguagem binária para transmitir até 20 mil conversas telefônicas simultaneamente em um único canal. Com o avanço da tecnologia, o miolo da fibra passou a ser construído com sílica de vidro com 125 micra de diâmetro, aumentando a capacidade de transmissão do material e a sua resistência.

Conectando pessoas na velocidade da luz

As fibras ópticas ganharam diversas aplicações nos últimos anos. Além da medicina, o material é utilizado para transmissão de dados via internet, ligações telefônicas, sinais de TV e possui outras aplicações em veículos blindados, microeletrônica, engenharia genética, mísseis e até fotografia. No Brasil, já existem mais de 15 mil quilômetros de fibra instalados nos grandes centros urbanos, aumentando a migração de pessoas para essa tecnologia. Ela tem auxiliado as empresas brasileiras a criarem novos negócios, a buscarem novas parcerias e a se conectarem com o resto do mundo em alta velocidade. Em nossas residências, a popularização da Internet das Coisas aumenta a necessidade conexões mais rápidas no dia a dia.

E você gostou da história da fibra óptica e quer ficar por dentro das últimas novidades do mundo das telecomunicações? Assine a nossa newsletter!

 

Produtos relacionados

[magento pid=167]

[magento pid=148]

[magento pid=723]

Comentários