Aprenda a Armazenar Fibra òptica - ISPBLOG
Enviado em 09.12.2015

Aprenda a armazenar cabos de fibra óptica

Os cabos de fibra óptica são resistentes e extremamente eficientes na função de transportar dados. Mas, para que isso aconteça de forma plena, é preciso tomar alguns cuidados para que eles não sejam danificados. O manuseio, transporte ou o armazenamento incorreto dos cabos pode ocasionar problemas como, por exemplo, dobras irregulares no material, o que prejudica o seu desempenho. Leia Mais.

Os cabos de fibra óptica são resistentes e extremamente eficientes na função de transportar dados. Mas, para que isso aconteça de forma plena, é preciso tomar alguns cuidados para que eles não sejam danificados. O manuseio, transporte ou o armazenamento incorreto dos cabos pode ocasionar problemas como, por exemplo, dobras irregulares no material, o que prejudica o seu desempenho.

Confira a seguir as principais dicas para armazenar cabos de fibra óptica e diminua os custos de manutenções do seu provedor de internet!

Nunca dobre os cabos de qualquer maneira

Um dos principais momentos em que podem ocorrer danos é na hora de dobrar os cabos de  fibra ópica pois, apesar de existir um certo grau de dobra, as fibras devem ser tratadas com bastante cuidado.

Será necessário dobrá-los para o armazenamento, mas é importante que a dobra não seja feita em um raio inferior ao das dobras feitas pelos próprios fornecedores do material. Mesmo possuindo camadas de proteção, o rompimento das fibras dos cabos de fibra óptica é bem comum. Lembre-se que essas fibras internas dos cabos são compostas de vidro, diferentemente dos cabos de rede, que são feitos com materiais mais maleáveis e podem ser dobrados de diversas formas.

Como armazenar cabos de fibra óptica para o transporte

Transportar os cabos também é uma atividade que exige atenção, pois eles precisam ser armazenados em recipientes que os protejam contra os impactos que podem ocorrer durante o percurso. O ideal é sempre transportar cabos de fibra óptica em recipientes que tenham em seu interior materiais macios, impedindo que eles fiquem muito soltos ou que se choque com as extremidades do recipiente. Essa medida diminui o risco de impactos, protegendo as fibras contra o rompimento e prevenindo danos em seus conectores.

Porque é tão importante cuidar dos cabos de fibra óptica?

Entre os mecanismos de transmissão de dados, as fibras ópticas são a melhor opção na grande maioria dos casos, pois proporcionam transferências em altíssima velocidade e com extrema qualidade. Mas tudo tem seu preço e, para conseguir usufruir disso, é preciso arcar com os custos dos equipamentos de conversão, conectores e com os cabos em si.

Assim como os custos de aquisição, existem os custos de manutenções corretivas e de substituição da fibra em caso de rompimentos no meio dos cabos, que pode ser bem elevado. O ideal é entender que, ao cuidar melhor dos cabos de fibra óptica, o risco de danificá-las diminui bastante, o que, consequentemente, evita gastos com manutenção.

Além da manutenção corretiva, também podem ser realizadas algumas manutenções preventivas nos conectores dos cabos, para retirar o acúmulo de sujeira que afeta negativamente o funcionamento deles.

O fato é que quando se trata do manuseio e armazenamento de cabos de fibra óptica, além de evitar problemas, conhecer a diferença entre o certo e o errado pode significar uma grande redução de custos para a sua empresa. E se quiser saber mais sobre o assunto, aproveite para conferir nosso outro post e aprenda a instalar cabos de fibra óptica.

E você, já conhecia essas dicas para cuidar melhor dos cabos de fibra óptica? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

 

Produtos relacionados

[magento pid=167]

[magento pid=147]

[magento pid=148]

Comentários