Enviado em 16.11.2015

Internet via rádio: vantagens e desvantagens

A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo-benefício se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Este plano tende a oferecer velocidades de conexão razoavelmente boas, por valores acessíveis. Assim, usuários domésticos que não dispõem de um grande orçamento podem fazer uso de um serviço de qualidade.. Leia mais.

Internet via rádio vantagens e desvantagens

Imaginar nossas vidas sem internet é, hoje, algo bastante difícil, não é? Trabalhar, estudar, se comunicar, fornecer serviços ou apenas se divertir são algumas das coisas que a rede mundial de computadores tornou mais fáceis nos últimos anos.

A quantidade de informações disponíveis na rede não para de crescer. E, para ter acesso a esse imenso universo, uma conexão estável é essencial. Dessa forma, um dos meios de transmissão mais utilizados atualmente é a internet via rádio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar a você como funciona e quais são as vantagens e as desvantagens desse tipo de conexão. Acompanhe conosco!

Como funciona a internet via rádio?

O funcionamento da internet via rádio é relativamente simples de ser compreendido. O sinal é transmitido por torres distribuídas em pontos altos e com boa visibilidade do perímetro atendido pelo provedor.

Para receber a conexão, uma antena responsável por captar o sinal emitido por uma das torres é instalada na casa do usuário. Essa antena deve ser instalada em um ponto em que a visibilidade entre seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida.

Para converter o sinal de rádio em internet, a antena é conectada a um modem. Este equipamento, por sua vez, transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador.

Para fornecer internet via rádio, o provedor deve possuir várias torres, que são distribuídas pela localidade em que ele vai operar o serviço. Cada uma dessas torres é responsável pela transmissão de uma parte da cidade (ou região).

Tecnicamente, as torres são chamadas de POPs e têm como objetivo transmitir o sinal da internet. Elas exigem um planejamento minucioso, pois, caso sejam posicionadas ou distribuídas inadequadamente, podem sofrer interferências e acarretar a perda do sinal.

O que diz a legislação sobre a internet via rádio?

O serviço de internet via rádio só pode ser prestado nas condições previstas na Resolução 272, de 09 de agosto de 2001, do Regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), e amparado pela Licença de SCM ATO Nº 633/2009, da Anatel, de 02 de março de 2009.

Isso significa que, se o provedor tem essa licença, ele possui todos os requisitos exigidos pela Anatel e conseguirá cumprir com todas as exigências técnicas necessárias.Também significa, basicamente, que, para ter certeza de que terá um serviço de qualidade, o contratante deve ter certeza de que o provedor possui a licença SCM.

Quais são as vantagens da internet via rádio?

As vantagens mais significativas da internet via rádio são as seguintes:

Custo/benefício

A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo/benefício, se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Esse plano tende a oferecer velocidades de conexão razoavelmente boas por valores acessíveis. Assim, usuários domésticos que não dispõem de um grande orçamento podem fazer uso de um serviço de qualidade.

Trata-se de um serviço acessível também para quem não têm condições de contratar serviços de banda larga tradicional.

Qualidade

Outra vantagem é a qualidade. A internet via rádio pode ter extrema qualidade se a instalação e a configuração são feitas da forma correta. E mais: provedores de internet via rádio têm maior alcance e, geralmente, atendem a áreas periféricas (rurais, por exemplo), que costumam não ser atendidas pelos demais serviços de internet, por falta de interesse ou infraestrutura, por conta dos altos custos para instalar e manter cabos e fibras ópticas.

Simplicidade de implementação e manutenção

Por utilizar o sinal de rádio e transmiti-lo por meio de torres e antenas, essa conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo mais simples e menos oneroso.

Na comparação com a internet a cabo, por exemplo, a manutenção da internet via rádio é muito mais simples e barata, uma vez que todos os problemas relacionados ao rompimento de cabos (quando ocorre uma tempestade), por exemplo, são mitigados.

Quais cuidados devem ser tomados ao contratar um serviço de Internet via rádio?

Aqui estão alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de contratar um provedor de Internet via rádio:

Exija 100% de qualidade na instalação

Alguns problemas podem ocorrer com a internet via rádio quando a instalação não é feita com total qualidade. Para um sinal estável, é necessário posicionar a antena receptora em um local não distante da torre de transmissão e que permita boa visibilidade entre elas.

A antena deve estar firme para não ser movida pelo vento e o modem deve estar devidamente configurado para converter o sinal de rádio em internet. Configurações incompletas ou desleixadas podem causar quedas de conexão e perdas de dados. Ou seja, as desvantagens desse serviço estão relacionadas à instalação ou à manutenção do provedor contratado.

Certifique-se que a equipe do provedor seja altamente qualificada

Também é que o fornecedor do serviço tenha colaboradores muito bem capacitados, a fim de obter melhores instalações. Instalações e configurações feitas por uma equipe técnica especializada e a presença de um suporte ágil e eficiente para solucionar problemas são essenciais.

Dica: fotografe o ambiente de instalação após a conclusão de serviço do técnico. Assim, além de acompanhar como o técnico está realizando a instalação, você também poderá verificar a implementação das melhores práticas.

Exija excelência no suporte

Outro ponto muito importante: quem contrata um serviço de internet via rádio precisa se certificar de que o provedor lhe prestará um suporte ágil e eficiente, pois podem ocorrer quedas da conectividade com o mau tempo, por exemplo.

Dica: além de se certificar de que a infraestrutura da empresa provedora de Internet via rádio antes de fechar um contrato, veja como é o atendimento prestado aos finais de semana.

Normalmente, é aconselhável fechar contrato com um provedor que tenha um tempo de resposta e resolução de problemas razoável e que preste serviço de suporte e atendimento 24 horas por dia e aos finais de semana.

O que você acha disso? Já utiliza a internet via rádio na sua casa? Conte a sua experiência para nós e, se gostou desta publicação, compartilhe-a com seus amigos nas redes sociais!

E-commerce especializado em soluções para provedores de internet. No mercado desde 2009, atua em todo o território nacional, sendo referência de qualidade e bom atendimento.

Comentários

  • Kleber e Daniela

    Olá!

    Fiz a requisição no último final de semana. O técnico foi lá em casa, instalou o equipamento e configurou minha máquina. Porém, depois de umas três horas de muita labuta, ele não conseguiu fazer a coisa toda funcionar. Se comprometeu a voltar apenas na quarta-feira para terminar o processo. Francamente, não gostei. A primeira impressão não foi boa.
    Vale lembrar que só adquiri esta modalidade de internet por absoluta falta de opção, já que a OI é a única operadora dita “oficial” que tem infraestrutura na minha região. Mas esta eu não quero nem que me paguem. Só me deu dor de cabeça.

    Saudações.

    • Sandro

      Kleber, Boa noite!
      Qual seria a sua região?

  • Maurício Nunes Queiroz

    Moro na Capital de São Paulo e em pleno ano de 2016 sou dependente da internet via rádio. Realmente é um serviço muito bom, porém minha casa fica em um local de difícil visada para a torre principal. Até funciona a internet. porém com muita falha e instabilidade. Isso me prejudica muito, pois utilizo a conexão para jogos principalmente. Mas não tenho outra opção. As operadoras se recusam a investir em infraestrutura na minha região, e não é periferia!

    • sei como é amigo , pra jogos é bem ruim principalmente quando o provedor tem o link saturado , finalmente um provedor local aqui cabeou o bairro todo com fibra & pac switch , estou a fucking 5 anos com internet via rádio 5.8ghz , chega de dor de cabeça eu acho

    • Felipe Santana

      Verifique a altura da sua antena, talvez seja necessário aumentar.

  • Pedro Nunes

    Mudei de endereço e sou totalmente dependente de internet para estudar (cursos online). Meu antigo endereço possuía internet cabeada e agora, onde moro, só pega internet via rádio. Confesso que sou um cliente e usuário insatisfeito com esse tipo serviço de internet (rádio). Pago um pacote de 5mbps (que não chega a 3mbps), pelo mesmo valor da minha antiga de 15mbps (cravados). Não existe vantagem, só mesmo o fato dela chegar a pontos perifericos ou rurais, somente isso. Se meu pacote de dados do smartphone fosse sem franquia, nao assinava essa furada, até pq tem hora que eu não aguento e prefiro usar o 4g ou até mesmo um 3g. Não recomendo. Se você tiver outra opção, que seja a lerda da Oi, opte por ela. Sem falar no serviço prestado de péssima qualidade.

  • Bruno Henke

    Gostaria de uma ajuda, recentemente contratei 4mb para o sítio dos meus pais. Em um final de semana que fui visitalos eu fiz alguns testes online para medir a velocidade da conexão. A velocidade nao passou de 2mb, a antena esta bem alta, bem localizada, somente uma árvore bem fina está na frente mas ela será podada. Minhas dúvida é se essa árvore pode interferir tanto assim na velocidade ? ou se o tempo fechado e chuvoso pode interferir também?

    • Jhonathan Turial

      o tempo fechado com nuvens e chuva interfere bastante no sinal , a internet via radio ela e boa pelo seu custo / beneficio e boa para assistir videos no youtube filmes e etc . mas para jogar jogos online tipo : lol ,cs go,DOTA 2 entre outros e horrivel , recomendo assinar internet via radio so se vcs não tiver outra opção . a estabilidade não e boa . se for falar de ping ou latência ela bater o recorde de altura a minha vai a 300ms a 1200ms ae vai ela so ficar boa de madrugada não sei por que . mas e isso minha experiencia com a internet via radio nao tenho outra opção de assinar outra como GVT , NET entre outras operadoras

  • Lucivaldo Castro

    Também utilizo só por falta de opção mesmo. O sinal é muito instável! Contrato 5 Mbps mas tem dia que recebo 0.02 Mbps (Sério, não estou mentindo!). Só uso mesmo porque não tenho outra opção.

    • Maurício Nunes Queiroz

      Sei muito bem como é. No meu caso, na parte da noite principalmente, é horrível.

  • Viviane Mello Samuel Santos

    Qual é o jeito mais confiável de medir a velocidade da Internet?

    • BrunoDark

      Use o site speedtest.net ou a aplicação no celular Speedtest.net

    • ROGÉRIO CAVALCANTE

      Você pode usar também o medidor da Netflix. O site é fast.com.

    • Maurício Nunes Queiroz

      O SIMET também é um bom medidor.

  • BrunoDark

    Bem, eu até gostei! Seii que a antena não era visivel para a torre tinhas arvores à frente, mas o sinal era bem estável. Contratava plano de 4mega e recebia em torno de 3.97/.98 o que por mim chegava o upload era 2.09 e dava bem pra jogos e o ping(esse adorava msm) era de 2ms

  • Nabih

    Gostaria de saber se existe formas do provedor me fornecer 1 MB, 1,5 MB e 2 MB cobrando mais caro por isso?

    • Bom dia @disqus_kNq0G09BBb:disqus, isso depende de diversas variáveis, como por exemplo a concorrência que você tem na região, a relação de oferta/demanda a região atendida possui, a estabilidade do sinal da sua internet e o valor de marca que o seu marketing consegue agregar.