Internet via rádio: vantagens e desvantagens - ISPBLOG
Enviado em 16.11.2015

Internet via rádio: vantagens e desvantagens

A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo-benefício se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Este plano tende a oferecer velocidades de conexão razoavelmente boas, por valores acessíveis. Assim, usuários domésticos que não dispõem de um grande orçamento podem fazer uso de um serviço de qualidade.. Leia mais.

Internet via rádio vantagens e desvantagens

Imaginar nossas vidas sem internet é, hoje, algo bastante difícil, não é? Trabalhar, estudar, se comunicar, fornecer serviços ou apenas se divertir são algumas das coisas que a rede mundial de computadores tornou mais fáceis nos últimos anos.

A quantidade de informações disponíveis na rede não para de crescer. E, para ter acesso a esse imenso universo, uma conexão estável é essencial. Dessa forma, um dos meios de transmissão mais utilizados atualmente é a internet via rádio.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar a você como funciona e quais são as vantagens e as desvantagens desse tipo de conexão. Acompanhe conosco!

Como funciona a internet via rádio?

O funcionamento da internet via rádio é relativamente simples de ser compreendido. O sinal é transmitido por torres distribuídas em pontos altos e com boa visibilidade do perímetro atendido pelo provedor.

Para receber a conexão, uma antena responsável por captar o sinal emitido por uma das torres é instalada na casa do usuário. Essa antena deve ser instalada em um ponto em que a visibilidade entre seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida.

Para converter o sinal de rádio em internet, a antena é conectada a um modem. Este equipamento, por sua vez, transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador.

Para fornecer internet via rádio, o provedor deve possuir várias torres, que são distribuídas pela localidade em que ele vai operar o serviço. Cada uma dessas torres é responsável pela transmissão de uma parte da cidade (ou região).

Tecnicamente, as torres são chamadas de POPs e têm como objetivo transmitir o sinal da internet. Elas exigem um planejamento minucioso, pois, caso sejam posicionadas ou distribuídas inadequadamente, podem sofrer interferências e acarretar a perda do sinal.

O que diz a legislação sobre a internet via rádio?

O serviço de internet via rádio só pode ser prestado nas condições previstas na Resolução 272, de 09 de agosto de 2001, do Regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), e amparado pela Licença de SCM ATO Nº 633/2009, da Anatel, de 02 de março de 2009.

Isso significa que, se o provedor tem essa licença, ele possui todos os requisitos exigidos pela Anatel e conseguirá cumprir com todas as exigências técnicas necessárias.Também significa, basicamente, que, para ter certeza de que terá um serviço de qualidade, o contratante deve ter certeza de que o provedor possui a licença SCM.

Quais são as vantagens da internet via rádio?

As vantagens mais significativas da internet via rádio são as seguintes:

Custo/benefício

A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo/benefício, se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel. Esse plano tende a oferecer velocidades de conexão razoavelmente boas por valores acessíveis. Assim, usuários domésticos que não dispõem de um grande orçamento podem fazer uso de um serviço de qualidade.

Trata-se de um serviço acessível também para quem não têm condições de contratar serviços de banda larga tradicional.

Qualidade

Outra vantagem é a qualidade. A internet via rádio pode ter extrema qualidade se a instalação e a configuração são feitas da forma correta. E mais: provedores de internet via rádio têm maior alcance e, geralmente, atendem a áreas periféricas (rurais, por exemplo), que costumam não ser atendidas pelos demais serviços de internet, por falta de interesse ou infraestrutura, por conta dos altos custos para instalar e manter cabos e fibras ópticas.

Simplicidade de implementação e manutenção

Por utilizar o sinal de rádio e transmiti-lo por meio de torres e antenas, essa conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo mais simples e menos oneroso.

Na comparação com a internet a cabo, por exemplo, a manutenção da internet via rádio é muito mais simples e barata, uma vez que todos os problemas relacionados ao rompimento de cabos (quando ocorre uma tempestade), por exemplo, são mitigados.

Quais cuidados devem ser tomados ao contratar um serviço de Internet via rádio?

Aqui estão alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de contratar um provedor de Internet via rádio:

Exija 100% de qualidade na instalação

Alguns problemas podem ocorrer com a internet via rádio quando a instalação não é feita com total qualidade. Para um sinal estável, é necessário posicionar a antena receptora em um local não distante da torre de transmissão e que permita boa visibilidade entre elas.

A antena deve estar firme para não ser movida pelo vento e o modem deve estar devidamente configurado para converter o sinal de rádio em internet. Configurações incompletas ou desleixadas podem causar quedas de conexão e perdas de dados. Ou seja, as desvantagens desse serviço estão relacionadas à instalação ou à manutenção do provedor contratado.

Certifique-se que a equipe do provedor seja altamente qualificada

Também é que o fornecedor do serviço tenha colaboradores muito bem capacitados, a fim de obter melhores instalações. Instalações e configurações feitas por uma equipe técnica especializada e a presença de um suporte ágil e eficiente para solucionar problemas são essenciais.

Dica: fotografe o ambiente de instalação após a conclusão de serviço do técnico. Assim, além de acompanhar como o técnico está realizando a instalação, você também poderá verificar a implementação das melhores práticas.

Exija excelência no suporte

Outro ponto muito importante: quem contrata um serviço de internet via rádio precisa se certificar de que o provedor lhe prestará um suporte ágil e eficiente, pois podem ocorrer quedas da conectividade com o mau tempo, por exemplo.

Dica: além de se certificar de que a infraestrutura da empresa provedora de Internet via rádio antes de fechar um contrato, veja como é o atendimento prestado aos finais de semana.

Normalmente, é aconselhável fechar contrato com um provedor que tenha um tempo de resposta e resolução de problemas razoável e que preste serviço de suporte e atendimento 24 horas por dia e aos finais de semana.

O que você acha disso? Já utiliza a internet via rádio na sua casa? Conte a sua experiência para nós e, se gostou desta publicação, compartilhe-a com seus amigos nas redes sociais!

Comentários