Qual a hora certa de migrar para fibra óptica? - ISPBlog
Enviado em 02.10.2015

Migrar da sua rede para a fibra óptica: qual a hora certa?

A fibra óptica tem se destacado entre as tecnologias atuais por permitir uma comunicação entre dispositivos com um ping baixo, mais velocidade e menor perda de dados. Por serem menos afetadas por fontes de interferência e precisarem de pouca manutenção, acabam se tornando um investimento lucrativo a longo prazo. No texto de hoje, apresentaremos as principais vantagens da internet de alta velocidade e mostrar qual a hora certa de migrar para ela.

Redes corporativas podem ser montadas através do uso de diversos tipos de padrões. Cabos coaxiais, trançados e conexões de rádio são alguns exemplos de tecnologias que auxiliam companhias a se manterem conectadas com a internet. Saber a hora de migrar da rede para a fibra óptica permite que organizações se coloquem a frente de concorrentes e se tornem grandes players em mercados competitivos.

A fibra óptica tem se destacado entre as tecnologias atuais por permitir uma comunicação entre dispositivos com um ping baixo, mais velocidade e menor perda de dados. Por serem menos afetadas por fontes de interferência e precisarem de pouca manutenção, acabam se tornando um investimento lucrativo a longo prazo. No texto de hoje, apresentaremos as principais vantagens da internet de alta velocidade e mostrar qual a hora certa de migrar para ela:

Vantagens da fibra óptica

Mais velocidade de download

Redes de fibra óptica já são capazes de atingir velocidades incríveis. Em alguns casos, a taxa de download pode ultrapassar 1 Gbps, enquanto redes cabeadas mais lentas possuem velocidade média 10 vezes menor, de 100 Mbps.

Mais velocidade de upload

Os ganhos de velocidade também atingem o upload de arquivos. Isso permite que e-mails sejam enviados em maior quantidade e videoconferências sejam realizadas com imagens de maior qualidade. Já arquivos grandes e projetos inteiros podem ser enviados com facilidade para um servidor de cloud storage sem que o usuário passe longas horas na frente de um computador esperando uma transferência ser finalizada.

Ping baixo

Quando alguém utiliza um serviço de videoconferência ou VoIP (de chamadas telefônicas via internet) por uma conexão lenta, as reclamações de atrasos no envio e recebimento de mensagens de voz são frequentes. Isso se dá, na maioria das vezes, em função de uma alta taxa de latência. Esse tipo de problema normalmente pode ser resolvido de duas maneiras.

A primeira é a diminuição da distância física do servidor utilizado durante a troca de informações. Já a segunda, mais prática, é o aumento da velocidade da conexão. Nessa hora, a fibra óptica permite que pacotes de dados sejam enviados mais rapidamente, diminuindo a possibilidade de uma chamada importante ser atrapalhada por uma alta latência.

Menor custo de manutenção

Todo mundo quer ver a sua empresa ganhando mercado e, ao mesmo tempo, diminuindo os gastos. Apesar de ainda possuírem um valor maior quando comparadas com tecnologias mais antigas (como as redes de cabos coaxiais), as redes de fibra óptica possuem uma menor necessidade de passarem por manutenção. Além disso, elas são menos sucessíveis a falhas. Isso as torna um investimento mais interessante quando as comparamos com soluções mais antigas e populares.

Tornando redes mais escaláveis e eficientes

As redes de fibra óptica são ideais para quem lida com um grande tráfego de dados. Por permitirem uma grande taxa de transferência, elas podem conectar tablets, computadores, TVs com serviços de streaming de alta definição e grandes servidores de rede à internet sem que isso represente uma diminuição do desempenho. Esse é um tipo de tecnologia indicado para empresas que querem aumentar a sua produtividade e evitarem engasgos na sua rede. A adoção também é feita por companhias que passam por um aumento rápido de usuários ou querem estar mais competitivas.

Sabendo disso, fica mais fácil descobrir qual é o perfil de cliente ideal para que você ofereça esse tipo de serviço em sua provedora! O que achou do texto de hoje? Deixe um comentário!

Produtos relacionados

[magento pid=167]

[magento pid=147]

[magento pid=148]

Comentários