4 dicas para comunicação de equipe dinâmica - ISPBLOG
Enviado em 22.02.2016

4 dicas para tornar a comunicação da sua equipe mais dinâmica

A comunicação é algo vital e, quando bem-feita, pode trazer inúmeros benefícios, como a sinergia das equipes, a melhoria do clima organizacional, ganhos no relacionamento com o cliente, entre outros.

Já parou para pensar sobre como a comunicação está sempre presente na sua empresa? Circulares, reuniões, ações de marketing e publicidade, e-mails, relacionamento com o cliente. Se nós fizermos uma lista, este texto provavelmente não teria fim. A comunicação é algo vital e, quando bem-feita, pode trazer inúmeros benefícios, como a sinergia das equipes, a melhoria do clima organizacional, ganhos no relacionamento com o cliente, entre outros.

O assunto é tão importante que merece um post dedicado exclusivamente para ele. Confira, logo a seguir, 4 dicas para promover uma comunicação dinâmica na sua empresa!

Comunicação integrada: quando menos é mais

Uma situação muito comum nas empresas é o desencontro de informações. Com tantas mídias disponíveis, atualizações dificilmente são realizadas em todas as plataformas usadas. Uma circular impressa, por exemplo, pode conter uma informação, mas um e-mail recebido no último momento pode ter cancelado o comando dado anteriormente. Por isso, é importante que você trabalhe com o conceito de comunicação integrada.

Basicamente, a ideia é enxugar os canais de comunicação e usar plataformas integradas de fácil acesso. Existem empresas que usam comunicadores integrados aos e-mails, por exemplo, e isso evita quaisquer desencontros de informações. É claro que os painéis e murais físicos sempre terão a sua função, mas deixe eles para notificações mais amplas e de longo prazo.

Feedback assertivo: acertando as pontas

O feedback não poderia faltar nesta lista de dicas, certo? Acontece que muitos gestores ainda acreditam que feedback é o mesmo que criticar negativamente o trabalho do profissional. Bem longe disso! Na verdade, este é um importante momento de alinhamento. Quando os colaboradores falham ou não realizam um serviço da maneira esperada, o ideal é educá-los e treiná-los para que possam melhorar. Dar exemplos positivos e apontar onde estão errando de maneira cordial é a melhor maneira de se fazer isso.

Além disso, não são só as falhas que devem ser apontadas. Outro ponto forte do feedback é incentivar os colaboradores que estão no caminho certo. É uma forma de estímulo que certamente pode melhorar muito o clima organizacional. Afinal, quem acerta também merece atenção e precisa saber que está realmente fazendo um bom trabalho.

Lideranças: importante papel na comunicação

As lideranças assumem um papel decisivo na comunicação. Os líderes são reconhecidos pelo grupo como verdadeiros porta-vozes. Eles podem transmitir as aspirações de todos os colaboradores, oferecendo um bom feedback para a gestão. Além disso, por terem a confiança de todo o grupo, os líderes são capazes de criar uma coesão muito grande entre todos os envolvidos, da alta gestão até os profissionais de atendimento.

É fundamental identificar as lideranças na sua empresa para desenvolver este forte elo com os seus profissionais, que pode ser muito benéfico para criar uma comunicação mais coesa e dinâmica. No entanto, não se engane: líderes não são aqueles que se impõe mais ou que possuem cargos de chefia. O verdadeiro líder é reconhecido pelo grupo como tal e pode ser até mesmo um profissional de linha de frente.

Tecnologia: a chave a comunicação dinâmica

Não temos como falar sobre dinamismo na comunicação sem explorarmos a questão da tecnologia. Hoje, são inúmeras as possibilidades para as empresas nesta área: intranet, telefonia móvel, e-mails corporativos, comunicadores, dentre muitas outras opções. A tecnologia é indispensável, principalmente para empresas de médio e grande porte, e as que trabalham com equipes em campo, como é o caso dos provedores.

No entanto, como foi dito, a tecnologia deve estar alinhada ao conceito de comunicação integrada, pois não são raros os casos em que empresas adotam uma série de dispositivos que, quando somados, podem atrapalhar mais do que ajudar. Por isso, preste bastante atenção nesta importante questão: não importa quantos aparelhos ou softwares use, o mais importante é haver uma sinergia entre eles.

O que você considera é indispensável para uma comunicação dinâmica e mais eficiente? Deixe a sua opinião nos comentários!

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