Conheça as vantagens do Cabo UTP - ISPBLOG
Enviado em 30.11.2015

Quais as vantagens dos cabos UTP

Os cabos UTP são utilizados em todo o mundo, e transmitem dados entre diversos tipos de dispositivos: dos tradicionais computadores a até mesmo as Smart TVs, inúmeros eletrônicos do seu dia a dia podem ser conectados em rede por meio desses cabos, na sua casa, no seu trabalho ou na sua faculdade. Leia mais!

Quais as vantagens dos cabos UTP cópia

Os cabos UTP são utilizados em todo o mundo, e transmitem dados entre diversos tipos de dispositivos: dos tradicionais computadores a até mesmo as Smart TVs, inúmeros eletrônicos do seu dia a dia podem ser conectados em rede por meio desses cabos, na sua casa, no seu trabalho ou na sua faculdade. Esses cabos também são a principal forma de comunicação entre computadores, roteadores de internet, switches e impressoras. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens dos cabos UTP:

O cabo UTP e suas vantagens

Os institutos Electrical Industrial American (EIA) e Telecomunications Industrial American (TIA) realizaram estudos a fim de desenvolver uma forma eficiente de comunicação para as redes, diminuindo os problemas existentes e aumentando a performance das mesmas. Foi assim que surgiram os cabos UTP.

O cabo UTP é formado por um conjunto de pares de fios trançados, e a quantidade de fios depende do tipo de cabo a ser utilizado. A versão mais difundida desse cabo é a categoria 5E, na qual o cabo é composto por 4 pares trançados de fios de cobre. Essa categoria é a mais utilizada em redes fast ethernet, podendo transmitir dados em uma velocidade de 100Mbps.

Velocidade

Entre as principais vantagens dos cabos UTP, destaca-se a sua capacidade de transmitir dados em alta velocidade. Na categoria 6E, esses cabos podem transmitir dados a uma velocidade de 1Gbps, o que é extremamente veloz se comparada à velocidade média dos cabos anteriores ao UTP.

Qualidade da transmissão

Além da velocidade de transmissão, a alta qualidade também é uma das vantagens dos cabos UTP. Os pares de fio de cobre trançados são cobertos por uma capa, que protege a transmissão de dados contra interferência e contra o seu rompimento acidental.

Possibilidade de interligar em rede dispositivos afastados

Outra vantagem do cabo UTP é a sua capacidade de manter a qualidade da transferência de dados em uma distância considerável. Os cabos da categoria 5E são capazes de transmitir dados com qualidade mesmo a uma distância de 100 metros. Isso possibilita, por exemplo, que empresas interliguem todos os seus setores em rede.

Boa relação custo-benefício

Se comparados a outros meios de comunicação de rede, os cabos UTP podem ser considerados de baixo custo. E como a interligação em rede agrega mais qualidade e eficiência aos dispositivos, possibilitando compartilhamento de impressoras, conexão à internet, acesso a servidores etc, o custo-benefício desses cabos é alto.

Apesar das diversas vantagens citadas anteriormente, os cabos UTP também possuem algumas desvantagens. Quando ficam muito próximos a lâmpadas fluorescentes, micro-ondas e outros tipos de emissores de ondas, os cabos ficam vulneráveis à interferência de ruídos. Outro detalhe é que os cabos UTP não são adequados a casos nos quais é preciso interligar redes em distâncias muito grandes, como 200 metros ou mais, sendo necessário o uso de um repetidor de sinal (switch, hub ou afins) a cada 100 metros.

Após conhecer mais sobre as vantagens dos cabos UTP, fica fácil entender porque eles são tão utilizados para conectar redes no mundo todo: são diversos motivos que levaram esses cabos a se manter no mercado por tantos anos.

para comprar cabos UTP e acessórios acesse ISP Shop

E você, conhece mais alguma vantagem dos cabos UTP? Compartilhe a sua opinião conosco!

Produtos relacionados

[magento pid=122]

[magento pid=121]

[magento pid=123]

Comentários