5 erros que os gestores cometem ao liderar uma equipe - ISPBLOG
Enviado em 01.07.2015

5 erros que os gestores cometem ao liderar uma equipe

Os desafios de motivar uma equipe não estão no trabalho em si, mas em quem o faz.

Geralmente, as pessoas só ficam motivadas a fazer o que é de interesse próprio. O objetivo do gestor é fazer com que haja identificação entre o interesse dos colaboradores e da empresa. Para que isso aconteça, é preciso investir nas pessoas e criar um ambiente de trabalho motivador, a fim de gerar melhores condições para a equipe de trabalho.

Quando o ambiente de trabalho é favorável, pode ter certeza que os resultados aparecerão! Seus colaboradores vão demonstrar mais entusiasmo e trabalhar com mais afinco, pois identificarão pontos em comum com as metas que a empresa estabelece e seu desejo pessoal.

Os desafios de motivar uma equipe não estão no trabalho em si, mas em quem o faz. E, para te ajudar nesse desafio, hoje listamos 5 erros que os gestores cometem ao liderar uma equipe e que podem prejudicar no processo de liderança, confira:

Falta de comunicação com a equipe

Descuidar-se da comunicação é um dos erros mais frequentes que os gestores cometem e não percebem. Comunicação não é o que você fala, mas o que o outro entende. Muitas vezes, o líder delega tarefas para sua equipe e ela não entende exatamente o que deve ser feito. O gestor tem que ter certeza de que os colaboradores compreenderam completamente o que foi delegado, caso contrário, a tarefa não será concluída da maneira que deveria.

Por isso, gestores, prestem bastante atenção em como você transmite suas ideias e delega tarefas para a sua equipe! Repita quantas vezes for preciso, use uma linguagem simples e direta e, se preciso, faça esquemas ou mostre gráficos e pergunte se todos entenderam. Tenha certeza que a comunicação entre você e os colaboradores foi clara o suficiente.

Não se autoconhecer

Além de conhecer bem a sua equipe, o líder deve conhecer a si próprio ainda melhor. Todos nós temos comportamentos positivos que ajudam na liderança, mas, com certeza, temos vários comportamentos que nos limitam a sermos melhores gestores. Se você acha que não tem defeitos, isso pode ser sinal de arrogância.

Busque o autoconhecimento através de livros, palestras ou, melhor ainda, através do feedback de seus colaboradores, para te ajudar a melhorar esses comportamentos limitadores. Gerir uma equipe se torna mais fácil quando o líder conhece seus pontos fortes e fracos!

Liderar pelo medo

Usar o medo como forma de motivar os colaboradores não traz bons resultados e dura pouco. Quando a pessoa é motivada pelo medo de perder um cargo ou o emprego, os resultados conseguidos por esse medo são medíocres e o colaborador vive estressado, sem contar os ressentimentos com os gestores.

Não há espaço para esse modelo de liderança: além de prejudicar a comunicação e cooperação da equipe com o gestor, cria um ambiente de desconfiança e o efeito desse medo acaba voltando contra os gerentes e a própria organização.

Não elogiar sua equipe

Se você, como gestor, não souber reconhecer os méritos da sua equipe, com certeza ela não terá estímulos para realizar outras metas com melhor desempenho. Muitos dos colaboradores querem ter o reconhecimento do seu líder. Se você como gestor percebeu que um colaborador fez um trabalho legal, elogie.

Todos querem ter seu trabalho reconhecido. Certamente, o mesmo acontece com você: se seu superior reconhece o seu trabalho e te dá um feedback positivo você não fica mais motivado? Claro que sim! Por isso, elogie os feitos da sua equipe, seus colaboradores agradecem!

Se sentir um “deus”

O excesso de autoridade muitas vezes faz o líder acreditar que pode mandar e desmandar na sua equipe da maneira que quiser. Tratar sua equipe na base do grito ou da ofensa não é uma forma de demonstrar poder, mas sim insegurança. Ambientes de trabalho com gestores assim tendem a ser pesados. Os colaboradores evitam expor qualquer tipo de opinião, dúvidas ou criticas, pois sabem que, se o fizerem, terão que lidar com a truculência do chefe e acabar aumentando os níveis de estresse.

Liderar não é tarefa fácil, muito menos para quem gosta de mandar. Liderar é também servir: bons líderes servem, inspiram e influenciam as pessoas a se doarem mais, a se dedicarem de corpo e mente. Seja um gestor de equipes melhor e assuma uma postura profissional com transparência e coesão para seus colaboradores e, ao longo do tempo, sua dedicação e esforços serão recompensados.

Ainda tem alguma dúvida ou gostaria de opinar sobre os erros que os gestores cometem em sua liderança? Então deixe seu comentário e participe da conversa!

Leia também:

5 dicas para motivar a equipe de suporte e aumentar a produtividade

7 qualidades que todo funcionário de provedores deve ter

Gestão de pessoas e equipes: como garantir um bom atendimento?

Produtos relacionados

[magento pid=114]

[magento pid=174]

[magento pid=175]

Comentários