Saiba mais como ser um gestor de equipes campeão - ISPBLOG
Enviado em 03.06.2015

Saiba mais como ser um gestor de equipes campeão

Chegar a um cargo de gestão é o objetivo de muitos profissionais, mas poucos avaliam com o necessário critério as habilidades que um gestor precisa ter para ser um verdadeiro líder.

Chegar a um cargo de gestão é o objetivo de muitos profissionais, mas poucos avaliam com o necessário critério as habilidades que um gestor precisa ter para ser um verdadeiro líder.

Dominar sua área de atuação, comunicar-se bem, ser um entusiasta e conseguir mobilizar e encorajar a equipe são algumas das características fundamentais para ser um gestor respeitado. No post de hoje falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas características que vão te ajudar a se tornar um gestor de equipes campeão. Confira:

Comunique-se com simplicidade

Um gestor eficiente comunica-se com clareza e de forma empática. Ele gosta do olho no olho e faz questão de ter uma rotina de encontros com sua equipe para alinhar objetivos e entregas. Faz reuniões rápidas que não comprometam os resultados do grupo, mas também sabe perceber quando um funcionário não está muito bem, por isso tem sensibilidade e uma percepção individualizada com cada funcionário. Além de se comunicar de forma direta e simples, o bom gestor também estimula a comunicação no grupo e preza pelo bom relacionamento entre todos da equipe.

Conheça sua área de atuação

Não há nada mais desestimulantes para um coordenado do que perceber que seu superior está falando de algo que ele não conhece.  Alcançar um cargo de gestão requer uma longa caminhada na área de atuação.

Algumas empresas se aventuram em contratar chefias de áreas completamente diferentes, mas, se isso não for parte de uma estratégia maior e muito bem calculada, tende a falhar. A equipe tem na figura do gerente um grande orientador, que poderá dar diretrizes e mostrar os melhores caminhos a seguir, portanto, é essencial que o gestor esteja sempre atualizado sobre a sua área.

Seja um entusiasta

Haverá momentos em que uma promoção não será autorizada pela diretoria, que o aumento será menor que o previsto e que o volume de trabalho será descomunal. Se o gestor se deixar envolver por essa atmosfera e ficar imerso em suas reuniões e documentos, perderá uma boa chance de ganhar a sua equipe.

Os momentos críticos são excelentes oportunidades para mostrar aos funcionários que você confia neles e que cada um é fundamental para o grupo. Nessas horas surgem novos líderes, aqueles com mais jogo de cintura são destacados e o verdadeiro sentido de time fica evidente. Jamais deixe de entusiasmar sua equipe.

Mostre um novo modelo de gestão

Muitos gestores conduzem suas equipes de maneira a dar continuidade à gestão anterior. Muitas vezes, isso acontece por medo de inovar ou simplesmente por ser mais fácil continuar a fazer o que sempre foi feito. Acontece que, às vezes, é necessário mudar completamente o rumo das coisas e, nesses momentos, é importante buscar o modelo de gestão que se enquadra melhor à sua equipe.

Não tenha medo de ser questionado por outros gestores ou pela diretoria. Inove e mostre para eles como essa mudança será efetiva por meio de resultados. Não adianta querer inventar a roda se ela não vai trazer ganhos para o negócio. Corra riscos calculados e assuma essas mudanças com a alegria e coragem de quem coordena um time vencedor.

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