Enviado em 25.04.2016

5 dicas para motivar a equipe de suporte e aumentar a produtividade

No dia a dia, um bom líder deve se preparar para todo tipo de adversidade possível. O mercado pressiona, as tendências mudam e o cliente é uma metamorfose de expectativas. Todos esses e mais milhares de outros fatores estão presentes no cotidiano de quem está no comando de uma organização, seja ela do tamanho que for.

No dia a dia, um bom líder deve se preparar para todo tipo de adversidade possível. O mercado pressiona, as tendências mudam e o cliente é uma metamorfose de expectativas. Todos esses e mais milhares de outros fatores estão presentes no cotidiano de quem está no comando de uma organização, seja ela do tamanho que for.

Mas um fator primordial não pode ser deixado de lado ou em segundo plano: a gestão da equipe de trabalho. O maior e principal desafio sempre vai ser manter o time motivado e, ao mesmo tempo, atingir um padrão alto de qualidade de atendimento ao cliente. Nesse post, vamos abordar algumas dicas para motivar a equipe e ter um time engajado e produtivo. Acompanhe!

Conheça cada membro da equipe

Antes de pensar em como dar uma injeção de ânimo no time, o gestor deve enxergar cada um e se interessar genuinamente por eles. A equipe é formada por pessoas com angústias, motivações, fraquezas e potenciais individuais. Não adianta tentar motivar uma pessoa com um argumento genérico que não a atinja. Perceber individualidades e encontrar o papel ideal de cada um dentro do time é um bom começo.

Posicione-se como parte do time

É importante ter a ciência de que, para motivar a equipe, é preciso estar encaixado na engrenagem que faz com que a coisa aconteça. O gestor é parte fundamental para o funcionamento do processo, e um time que percebe que o seu líder está disposto a dividir o front com eles é naturalmente um time motivado.

Saiba ser um líder

Como dissemos, e gestor é parte da equipe e ajuda a engrenagem a girar. Mas não é só isso! Jogar para o time é liderar e liderar é muito diferente de chefiar. O líder é um servidor e deve estar à disposição da equipe para levá-la junto a si rumo ao sucesso. Delegar funções, horizontalizar o processo, estabelecer uma boa comunicação e alinhar as expectativas do time às expectativas da empresa são fatores fundamentais para mantê-los motivados.

Reconheça os esforços da equipe

Engana-se quem acha que altos salários são o suficiente para demonstrar o reconhecimento para o grupo de trabalho. Claro que esse é um fator essencial e contribui para diminuir a insatisfação de uma forma mais direta, mas, no final das contas, não basta apenas o dinheiro ou um prêmio individual.

O reconhecimento do valor do esforço é algo difícil de fazer quando a equipe está desmotivada e rendendo pouco. Mas é a hora de agir e darfeedbacks assertivos para elevar a moral de seus companheiros de trabalho e colocá-los nos trilhos novamente. Uma palavra simples de encorajamento ajuda muito. Estimular as características individuais que fazem a diferença de um membro da equipe no processo produtivo é suficiente para mostrar confiança e credibilidade ao time.

Estimule o engajamento

Motivar a equipe não é tudo: é preciso manter o time constantemente engajado. O engajamento é a iniciativa do integrante do time em fazer com que o processo funcione e, para isso, o comprometimento deve ser mútuo.

Um colaborador que percebe que pode contar de verdade com quem o lidera, mesmo em tempos difíceis, vai se esforçar ao máximo para que o objetivo comum seja atingido. Uma pessoa engajada é uma nova liderança e um novo braço do gestor. O esforço para valorizar, recompensar e reconhecer o time tem como consequência uma equipe motivada, engajada e disposta a entrar em campo e fazer a diferença.

Gostou das dicas que compartilhamos aqui? Deixe um comentário sobre o assunto!

E-commerce especializado em soluções para provedores de internet. No mercado desde 2009, atua em todo o território nacional, sendo referência de qualidade e bom atendimento.

Comentários