Quando migrar da tecnologia HPNA para Fibra Óptica? - ISPBLOG
Enviado em 11.06.2015

Quando migrar da tecnologia HPNA para Fibra Óptica?

Inovação é sempre importante…

A fibra óptica tem ganhado um espaço cada vez maior no mundo corporativo. Os cabos que transportam informações pela luz permitem aumentaram a competitividade de empresas no mundo todo. Entretanto, muitos gerentes de TI ainda utilizam tecnologias como a HPNA, mais antiga e com velocidades de transmissão menores que a da fibra óptica.

Com o aumento da necessidade de uso de banda das novas soluções na nuvem, muitos analistas precisam enfrentar o desafio de migrar as suas redes para um padrão mais moderno e rápido. Se você possui uma rede HPNA e não tem certeza se essa é a hora correta para fazer a sua migração, leia o nosso texto de hoje!

Principais características das redes HPNA

O nome HPNA (Home Phoneline Network Alliance, em inglês) ou HPN (Home Phoneline Networking, também em inglês) designa uma tecnologia de transmissão de dados por cabos coaxiais criada na década de 1990. Com as evoluções que ocorram nas últimas décadas, já é possível distribuir internet, telefonia e TV por um mesmo canal de comunicação. Atualmente, a tecnologia HPNA possui três grandes versões. São elas:

  • HPNA 1.0: Com conexões de até 1 Mbps;
  • HPNA 2.0: Com conexões de até 10 Mbps;
  • HPNA 3.0: Com conexões de até 128 Mbps;
  • HPNA 3.1: Com conexões de até 256 Mbps.

Redes HPNA ou HPN possuem um baixo custo de instalação quando comparadas com outros tipos de redes. A transmissão de dados é feita com cabos coaxiais semelhantes ao que utilizamos para transmitir sinais de televisão (que normalmente operam em frequências diferentes). As redes com essa tecnologia permitem o reaproveitamento dos cabos de TV para a transmissão de dados, simplificando a sua instalação.

A sua última versão, a HPNA 3.1 é baseada no padrão ITU G.9954 e IEEE 802.3. Isso garante um padrão de segurança maior para variações de ruído e, consequentemente, melhor estabilidade na troca de dados. Como o envio e recebimento de dados é feito por meio de fios, as chances de ocorrer captura de sinal são menores.

Os circuitos de transmissão mais modernos dessa tecnologia são capazes de monitorar a entrada e saída de informações continuamente em busca de mudanças nas condições da linha que possam prejudicar o acesso à internet. Dessa forma, os parâmetros podem ser ajustados para obter sempre a melhor conexão possível.

Durante muitos anos, as redes de HPNA foram a melhor alternativa para quem procurava maior flexibilidade para a construção de projetos de rede de última milha. Entretanto, hoje esta tecnologia está sendo substituída pela fibra óptica, mais escalável, estável e rápida.

Principais características da fibra óptica

A fibra óptica é produzida a partir de pequenos filamentos de sílica e fibra de vidro. Ela permite que informações sejam enviadas por meio e sinais luminosos de um ponto a outro sem interferências ou grandes atenuações. Apesar do valor de instalação maior quando comparado com o HPNA, a fibra tem uma necessidade de manutenção menor, é mais escalável, estável e atinge velocidades maiores.

As redes de fibra óptica podem alcançar velocidades de download e upload acima de 1 Gbps. Isso permite que um número maior de usuários fiquem conectados aos mesmos serviços sem que o desempenho da conexão seja prejudicado. E como as informações são transmitidas por meio da luz, ela é imune a interferências eletromagnéticas.

Dessa forma, a instalação de uma rede de fibra óptica pode ser feita mesmo em ambientes mais inóspitos. Ela é um investimento para quem quer ter uma rede preparada para o amanhã, com alta capacidade de envio de dados, melhor latência, mais estabilidade e segurança. Sofrendo baixa interferência de fontes externas, a fibra óptica garante melhores conexões em todas as situações possíveis.

Fibra óptica vs. HPNA: quem ganha?

Muitos têm receio para migrar de uma rede HPNA para uma feita por cabos de fibra óptica. Independente da falta de conhecimento ou insegurança, é difícil não se render à tecnologia dos cabos luminosos ao conhecer as suas vantagens quando comparado com outros métodos de troca de informações. Entre as principais vantagens da fibra, podemos destacar:

Maiores velocidades de download e upload

A fibra óptica é hoje o método de envio e recebimento de dados em rede mais rápido disponível para uso comercial. Com velocidades que facilmente ultrapassam 1 Gbps, redes em fibra raramente ficam congestionadas.

Cabos de diâmetro menor

A instalação de uma rede sempre pode passar por problemas quando os cabos possuem um diâmetro excessivamente grande para o local de uso. Graças à flexibilidade, maleabilidade e menor espessura dos cabos de fibra, eles são fáceis de serem implementados mesmo nos locais de acesso mais complicado.

Menor latência

A latência é uma preocupação constante de quem lida com serviços de internet complexos. Uma rede com alta latência, por exemplo, pode tornar soluções de VoIP e videoconferência inviáveis em instantes. Com o uso de fibra óptica, esses problemas diminuem drasticamente, uma vez que a tecnologia pode enviar sinais de luz a longas distâncias sem perdas de dados.

Facilidade de instalação e manuseio

Graças às suas características, a fibra óptica é um material que pode ser instalado em diversos ambientes. Por ser imune a interferências eletromagnéticas, ela é capaz de fornecer uma conexão de bom desempenho em ambientes onde os cabos de cobre sofrem interferências e perdas de sinal.

Entrando com o pé direito no mundo das conexões de alta velocidade

A mudança da tecnologia HPNA para a de fibra óptica aumenta a competitividade de companhias e a escalabilidade de seus serviços. Uma rede de fibra pode ser o primeiro passo para o seu provedor entrar num futuro de conexões de alta velocidade, serviços na nuvem dinâmicos e alto poder de processamento de dados.

E você, quer saber mais sobre o mundo da tecnologia? Assine a nossa newsletter e receba o conteúdo do blog com exclusividade!

Produtos relacionados

[magento pid=37]

[magento pid=38]

[magento pid=476]

Comentários