Arquitetura inovadora de rede para facilitar as implantações de fibra para 5G na América Latina
Enviado em 06.09.2023

Arquitetura inovadora de rede para facilitar as implantações de fibra para 5G na América Latina

Como previsto recentemente pela pesquisa de inteligência da GSM Association (GSMA), espera-se que as conexões 5G globais dobrem nos próximos dois anos, com […]

Como previsto recentemente pela pesquisa de inteligência da GSM Association (GSMA), espera-se que as conexões 5G globais dobrem nos próximos dois anos, com novas implantações e mercados-chave em crescimento, incluindo o Brasil.

À medida que o 5G continua sua implantação agressiva em toda a América Latina, as operadoras estão começando a reestruturar sua rede para suportar o seguinte:

• Requisitos de capacidade significativamente mais altos que toda a gama de serviços 5G habilitados para SA conduzirá para a rede.
• Padrões de largura de banda mais dinâmicos com realocação de capacidade à medida que os serviços se tornam mais dependentes da hora do dia.
• Técnicas avançadas de RAN, como o MIMO (Massive Multiple-Input Multiple Output), impulsionando o requisito para a arquitetura xHaul com um domínio de fronthaul.
• Um aumento no número de dispositivos RU suportados por uma rede de acesso xHaul comum, impulsionada pela densificação do local da célula de macrocélulas adicionais e células pequenas.
• A adição de novos recursos de rede, como computação de borda de acesso múltiplo.
• Atender aos requisitos de desempenho mais altos em termos de baixa latência e sincronização e distribuição de tempo.

Os operadores de rede estão reavaliando suas arquiteturas de rede óptica para atender a esses desafios e considerando as melhores abordagens para atender às suas necessidades específicas. Um elemento-chave em torno da América Latina é a maturidade das redes de borda de alcance de fibra ainda em processo de serem empurradas para áreas rurais. Na era do 4G, os países latino-americanos se concentraram na cobertura de torres para capacidades celulares.

Com o 5G, há um componente adicional que é a densidade de nós, necessários na rede para poder operar. À medida que muitas cidades ficam densas, a quantidade de fibra que poderia ser implantada se torna um desafio de infraestrutura. Como exemplo, você pode imaginar uma cidade como São Paulo ou Cidade do México, onde aumentar a densidade de uma fibra x10 já povoada seria um desafio de infraestrutura.

Uma das abordagens consideradas para minimizar esse efeito é recuperar o espectro não utilizado de fibra que já está no campo e maximizar o tempo de reuso no mercado fora da planta de fibra.

Muitas operadoras estão agora olhando para uma arquitetura futura construída em torno da óptica XR ponto-a-multiponto, uma tecnologia aberta emergente impulsionada pelo Open XR Forum, cujos membros incluem operadoras de rede líderes do mercado, como AT&T, Telefonica e American Tower.

Além de suportar ponto-a-ponto, a óptica XR é ideal para os padrões de tráfego ponto-multiponto criados pelas redes 5G xHaul. Na verdade, muitas vezes usamos a analogia da rede de rádio móvel com uma única antena central de “alta capacidade” se comunicando com vários aparelhos de “baixa capacidade” ao explicar o conceito de óptica ponto-multiponto, como mostrado abaixo.

É claro que novas abordagens tecnológicas para qualquer desafio podem ser interessantes do ponto de vista da engenharia, mas precisam trazer benefícios tangíveis para o operador de rede e, de forma ideal, para os clientes finais também. Aqui estão as seis razões pelas quais a óptica 5G e XR são uma combinação perfeita.

Melhora a Economia

Em primeiro lugar, é o impacto significativo que a tecnologia traz para a economia das redes de transporte 5G. No geral, a óptica XR foi mostrada na modelagem da operadora de rede para potencialmente trazer economias de CapEx de até 70%*. Foi demonstrado que a modelagem específica para novos domínios 5G fronthaul e midhaul xHaul traz economia de CapEx de mais de 45% e economia de espaço e energia OpEx de mais de 70%. Isso não apenas ajuda a economia do caso de negócios para o transporte 5G, mas a base de custo mais baixa também abre a oportunidade para novos serviços xHaul e casos de uso que antes não eram economicamente viáveis.

Liberação de espaço escasso e recursos de energia

Além das vantagens de gasto de capital para hardware de rede reduzido criado pela óptica XR, há uma vantagem substancial de gasto operacional por meio de requisitos reduzidos de espaço e energia dentro da rede.

Outra vantagem fundamental nas redes 5G xHaul é que elas normalmente já têm espaço e energia restritos em um momento em que novos requisitos, como MEC e DU e CU dentro dos locais xHaul, estão agravando ainda mais o problema. Uma rede baseada em óptica XR libera esse espaço e energia críticos, que podem ser usados para os principais requisitos de transição 5G, como processamento MEC e DU/CU.

Suporta novas arquiteturas ponto-a-multiponto

A óptica XR permite que os operadores de rede migrem para uma infraestrutura de transporte ponto-a-multiponto que corresponda mais de perto às demandas de tráfego em todos os domínios xHaul.

Naturalmente, este é um facilitador crucial para as vantagens econômicas descritas acima, mas também é benéfico em termos de planejamento de rede e capacidade de suportar serviços ópticos assimétricos para corresponder aos fluxos de tráfego reais, que normalmente também são assimétricos em uma rede móvel.

Alavanca a Infraestrutura Óptica PON Existente

As redes de transporte móvel geralmente precisam suportar infraestrutura de trabalho de fibra única na borda do domínio de rede óptica, geralmente em redes de acesso PON. A óptica XR fornece aos operadores de rede as ferramentas necessárias para trazer serviços de alta capacidade que exigem óptica coerente para essa infraestrutura por meio de uma rede de sobreposição DWDM coerente de alta capacidade e também cria a possibilidade de suportar fluxos de tráfego assimétricos.

Suporta atualizações multigeracionais

Uma vantagem genérica de todas as redes ópticas XR é a capacidade de suportar atualizações de rede multigeracionais, onde as atualizações são necessárias apenas em nós que precisam de mais capacidade do que em todos os locais da rede. Esta é uma vantagem especial nas redes de transporte 5G, uma vez que o impacto de atualizações desnecessárias pode ser considerável com a óptica montada em dispositivos RU localizados em torres de celular, o que pode ser muito oneroso para atualizar.

Automatiza a Alocação de Capacidade

Com a óptica XR, as operadoras de rede podem automatizar a capacidade inicial e a expansão da capacidade por meio de automação avançada e largura de banda configurável por software. Novamente, com a óptica RU montada em uma torre de celular, a capacidade de provisionar capacidade adicional remotamente via software é uma vantagem especial nas redes de transporte 5G.

Conclusões

A óptica XR e o portfólio ICE-XR da Infinera podem oferecer benefícios significativos para as operadoras de rede que planejam redes xHaul de alta capacidade para suportar 5G. A indústria está à beira da evolução dos serviços 5G, desde os serviços iniciais de banda larga de alta velocidade até uma gama mais ampla de novos serviços avançados com base nos novos recursos que o 5G traz. Isso envolverá uma reengenharia considerável da rede móvel completa, incluindo a rede de transporte subjacente, e a óptica XR tem o potencial de impactar essa migração agora positivamente e à medida que o 5G continua a evoluir.


NOTA DE IMPRENSA

ANDRÉS MADERO, DA INFINERA, FOI ELEITO UM DOS 100 LÍDERES MAIS INFLUENTES DAS TELECOMUNICAÇÕES NA AMÉRICA LATINA

Andrés Madero, CTO (Chief Technology Officer) da Infinera para América Latina e Caribe, acaba de ser reconhecido pela Revista Capacity, como um dos 100 líderes mais influentes na área de telecomunicações da América Latina.

A escolha foi anunciada durante a quarta edição da Power 100, da Revista Capacity. O reconhecimento reforça o compromisso do executivo com os provedores de serviços de telecomunicações da região, através do seu conhecimento, confiança nas perspectivas e tendências da indústria.

Madero conta com uma carreira de sucesso, com ampla experiencia, conhecimento em tecnologias L0-L3 e arquiteturas de redes, há mais de 10 anos com provedores de serviços no desenvolvimento de redes alta performance, em vários países da América Latina. O executivo é bacharel em Engenharia pela Universidad del Norte, na Colômbia e realizou mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos.

“Estou muito agradecido com o reconhecimento do meu trabalho e no fato de estarmos realizando nosso propósito na Infinera, para melhorar ainda mais as telecomunicações globais”, comentou Andrés Madero.

Visite www.infinera.com para saber mais.


Andres Madero, Bacharel em Engenharia pela Universidad del Norte, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Phoenix. Conhecimento em tecnologias L0-L3 e arquiteturas de redes. CTO da Infinera e reconhecido como um dos 100 líderes mais influentes na área Telecom LATAM.

Comentários