Dados Ilimitados e a Futura Batalha Fixo-Móvel
Enviado em 22.06.2023

Dados Ilimitados e a Futura Batalha Fixo-Móvel

Com o passar do tempo, as companhias móveis começaram no mundo a oferecer planos de dados ilimitados sobre os planos de 4G e […]

Com o passar do tempo, as companhias móveis começaram no mundo a oferecer planos de dados ilimitados sobre os planos de 4G e 5G. Como isso afeta a indústria do provedor regional de internet fixa?

As operadoras que possuem serviços fixos e móveis, conseguem oferecer combos, para desse jeito permitir ao usuário final utilizar a conexão via fibra ou cabo em casa, e os dados móveis fora da mesma. Hoje existem alternativas onde a conexão móvel “consome” dados da franquia de internet domiciliário sem incorrer em custos extra, e casos em que o usuário final pode contratar serviços de “dados ilimitados” quando não possui outro tipo de internet na sua casa ou empresa. Às vezes, dependendo do país e da rede, é cobrado um custo adicional para poder utilizar o celular como hotspot para compartilhar internet a outros dispositivos. Também é verdade que em muitos dos casos, os planos chamados de “ilimitados” na verdade possuem uma franquia de dados alta na velocidade contratada, e logo oferecem conectividade a uma velocidade inferior até recargar o plano.

Enquanto a internet via satélite não consiga se posicionar como uma melhor opção devido aos custos de implantação, nas áreas onde a cobertura móvel é boa, a utilização de dados móveis mediante conexão 4G ou 5G é uma boa opção já seja mediante compartilhamento de dados desde o dispositivo celular, ou utilizando um roteador específico para isto. É claro que com isto as operadoras móveis podem se tornar mais competitivas oferecendo velocidades de internet mais rápidas e confiáveis para usuários finais.

A batalha entre as operadoras móveis e a possibilidade de portabilidade têm obrigado aos players do mercado a oferecer cada vez mais benefícios para o usuário final, e os provedores de internet fixa têm aumentado consideravelmente a capacidade e velocidade oferecida aos clientes ano após ano.

Por outro lado, o tráfego móvel de internet espera crescimentos de até 4x para 2027, e o tráfego global de internet para 2023 estima-se no dobro do que era em 2020. Os serviços de internet via fibra óptica, e o 5G parecem ser os críticos para gerenciar essa rápida aceleração da demanda e prover soluções vitais para o mercado.

A batalha entre provedores de serviços de internet via fibra e o 5G no último ano tem sido intensa em todo o mundo. Ambas as tecnologias oferecem alta velocidade e baixa latência, mas existem diferenças significativas entre elas.
Os provedores de serviços de internet de fibra óptica têm investido pesadamente em infraestrutura de rede para fornecer uma conexão de alta velocidade e confiável aos usuários. No entanto, a tecnologia 5G tem o potencial de oferecer velocidades rápidas com maior mobilidade aos usuários.

A maioria das companhias móveis nos EUA hoje dispõem de alguma opção de plano de dados ilimitados dentro do portfólio, e com isto os serviços como 4G e 5G estão conseguindo cada vez mais popularidade para usuários residenciais como alternativa aos serviços tradicionais de internet fixa devido principalmente à mobilidade dos serviços, em conjunto com a disponibilidade cada vez maior das redes móveis de alta velocidade. Outro ponto importante é também a possiblidade do usuário evitar pagar dois planos de internet (o fixo e o móvel). De qualquer jeito, o custo da internet móvel continua na média, no mundo, sendo mais caro do que a internet fixa, e a confiabilidade e nível de serviço não é a mesma, além de que as operadoras móveis ainda não têm, nem vão ter no curto prazo a capacidade para atender a totalidade do residencial.

Contudo, para clientes corporativos os serviços móveis de internet podem não ser uma opção já que não fornecem o mesmo nível de segurança, velocidade e confiabilidade do que os serviços tradicionais fixos. O usuário corporativo geralmente tem consumos superiores de dados, e requer conexões mais estáveis e seguras, que ainda hoje, só as opções mais robustas baseadas em conexões fixas conseguem oferecer para evitar cortes de serviço.
Embora a decisão continue sendo do usuário final dependendo da necessidade, os serviços fixos continuam sendo a opção principal tanto para usuários residenciais como corporativos.

Ainda com a aparição do 5G entrando no campo com velocidades e latências competitivas, parece difícil que as opções mobile possam substituir hoje a qualidade de uma conexão fixa por fibra óptica: a fibra óptica ainda é a melhor opção para fornecer uma conexão de internet de alta velocidade e confiável a longo prazo. À medida que a tecnologia 5G continua a evoluir, é provável que os provedores de internet fixa tenham que continuar a inovar e melhorar seus serviços para se manterem competitivos, já seja investindo em tecnologia avançada como IA, automação e análises de dados, oferecendo preços competitivos ou expandindo a cobertura da rede.

Adrian Lovagnini, Engenheiro em Telecomunicações com formação em Finanças. Atualmente é Assessor de Negócios TI e Consultor da VoIP Group – ingadrianlovagnini@gmail.com

Comentários