ANATEL Analisa Prazo Adicional para Início da Tecnologia do 5G nas Capitais
Enviado em 03.06.2022

ANATEL Analisa Prazo Adicional para Início da Tecnologia do 5G nas Capitais

Há previsão, em edital, de possibilidade de extensão do prazo No último dia 11, o Gaispi (Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa) […]

ANATEL analisa prazo adicional para operação do 5G

Há previsão, em edital, de possibilidade de extensão do prazo

No último dia 11, o Gaispi (Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa) de 3,5 GHz, faixa importante para a instalação do 5G, informou que precisará de mais 60 dias para a liberação da faixa aqui no Brasil.

Essa solicitação de prazo a mais decorre em caráter de precaução pois, para ocorrer a liberação da faixa 3,5 GHz, é necessário um processo de mitigação de potenciais interferências no sinal, pois atualmente o serviço SFS (Serviço Fixo de Satélite) utiliza a mesma faixa que será utilizada pelo 5G, a faixa 3,5 GHz.

Diante dessa constatação, a ANATEL, em sua reunião do dia 02 de junho, irá analisar a possibilidade do prazo adicional de 60 dias para as operadoras começarem a rodar a tecnologia 5G.

Pelo plano original do leilão, até dia 31 de julho o 5G deveria estar disponível nas capitais. Com o adicional solicitado pelo Gaispi, a implementação poderá ocorrer até 29 de agosto, não podendo ultrapassar a data de 29 de setembro para a tecnologia estar operante.

Autora: Giovanna Buso – Jurídico Solintel

Quer saber mais informações acesse: SOLINTEL

Veja também: Momento para Destacar sua Empresa! Pesquisa da Anatel mostra que, entre os serviços de telecomunicações, banda larga tem pior índice de satisfação.

Comentários