Curso EAD, o futuro está aqui
Enviado em 08.03.2022

Cursos EAD, o futuro está aqui

Atualmente existem muitas opções de estudo EAD (Educação a Distância), que vão desde cursos de graduação, ao doutorado EAD, além de cursos de […]

educação

Atualmente existem muitas opções de estudo EAD (Educação a Distância), que vão desde cursos de graduação, ao doutorado EAD, além de cursos de profissionalização abertos nas mais diversas áreas.

A tecnologia é um dos grandes alavancadores dos cursos EAD, principalmente porque permite aos alunos fazerem o seu horário de estudo na comodidade de sua casa ou emprego, além de baratear muito os custos.

Uma tendência atual nos maiores provedores de internet é ofertar novas opções aos usuários e estão integrando plataformas de TV e cursos EAD a seus planos de internet buscando reter mais seus usuários.

A História da Educação a Distância

A história da educação a distância no Brasil remonta ao ano de 1904, quando o Jornal do Brasil ofereceu um curso por correspondência de datilografia. Posteriormente, também se utilizou o rádio e a televisão (quem não ouviu falar do “Telecurso 2000”) como meios de educação a população Brasileira no século XX.

O grande marco para a educação superior a distância no Brasil ocorreu com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no ano de 1996 que normatizou a Educação a Distância em nível superior.

O mercado de ensino como um todo, com a recente pandemia de coronavírus, teve que mudar rapidamente para o ensino remoto e instituições que eram totalmente presenciais, tiveram que se adaptar e trabalhar com o ensino remoto, ou seja, Educação a Distância (EaD), e pasmem, muitos alunos adoraram estudar a distância.

EAD em números

Os dados recentes (de 2021), apresentam que o Brasil possui 152 milhões de usuários de Internet, representando 81% da população do país.

Conforme último Censo da Educação Superior realizado pelo INEP e MEC, no ano de 2019 (antes da pandemia), 50,7% dos alunos que ingressaram em 2019 em instituições superiores privadas já buscaram por cursos de EAD.

Este levantamento conforme a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância) apresenta que entre os anos de 2009 e 2019, o número de matrículas em cursos à distância cresceu 378,9% e continua crescendo ainda mais na atualidade.

Mas, uma fatia muito maior de pessoas está procurando por cursos livres para a sua profissionalização e tal fato tem sido identificado pelo aumento da procura pelos cursos nas plataformas online como a Catho Educação, que cresceu 70% entre os anos de 2020 e 2021, ou a Plataforma “Superconhecimento” que tem índices de crescimento ainda maiores no mesmo período.

Temos uma tendência de crescimento pelos cursos de formação livre EAD, pois eles são mais focados a necessidade de mercado e após instituições como Google, Microsoft, Nubank, entre outras expressarem que o título superior não é tão importante para conquistar uma vaga nestas empresas, mas sim os conhecimentos específicos abriram assim novos caminhos ao EAD

As necessidades dos grandes sites e plataformas de fomentadores de cursos EAD

Atualmente vemos que todas as grandes plataformas e sites de internet precisam acompanhar a tendência de mercado atual, que é ofertar cursos EAD aos seus usuários.

A oferta de cursos EAD pelos grandes sites e plataformas de internet, além de serem uma tendência atual de mercado, possui no fundo um objetivo comercial, pois além de ser uma fonte de renda, ela retem mais os internautas em seus domínios, permitindo assim a oferta de todo o seu mix de produtos de uma forma mais agradável aos seus usuários e por consequência vender mais os seus produtos.

A procura por cursos EAD tem-se mostrado uma tendência de mercado a parte no mundo digital, existindo toda uma cadeia de valor sendo gerada desde os criadores de conteúdos, plataformas de cursos online, plataformas e sites, usuários das plataformas etc.

As plataformas estão sendo obrigadas a apresentar opções de cursos EAD em seus sites para reter mais os seus usuários, sob o risco dele ficar surfando para outros sites.

Os produtos dos cursos EAD

Atualmente são inúmeras as áreas de ofertas de cursos EAD abertos, que vão desde cursos de jardinagem, ou mais específicos ainda como Marketing digital, Google Ads, Scrum, Data Base, etc.

Atualmente existem cinco grandes campos de procura por cursos EAD, os quais são:

  1. Os cursos formais como, cursos técnicos, Graduação, Pós-graduação, Mestrado e Doutorados.
  2. Cursos livres profissionalizantes, que geralmente dão diplomas/certificados, mas não necessitam de homologação junto ao MEC.
  3. Cursos de Línguas.
  4. Preparação de concursos e teste da OAB.
  5. E Cursos diversos.

Cursos EAD, um negócio bom para todos.

Quando analisamos mais a fundo o negócio de cursos EAD, verificamos que ele é uma ótima opção para todos os stakeholders e players envolvidos.

Os cursos EAD continuarão crescendo nos próximos anos, pois a tecnologia não para de evoluir e por isto as pessoas precisam aprimorar o seu conhecimento para não se tornarem obsoletas no trabalho.

A internet por si só está muito parecida, assim como muitos cursos EAD, as plataformas de cursos estão trazendo para esse mercado um conteúdo inovador e inédito se diferenciando dos demais pela sua forma de atuação e conteúdo sintonizado com as tendências atuais de buscas pelos usuários.

Cada vez mais veremos a procura e a realização de cursos EAD pelos usuários da internet, nas mais diversas áreas.

O seu negócio não vai ficar fora desta oportunidade de mercado, ou vai?

Atenciosamente;

Fabio Andre Tamanho

Diretor Executivo – Super Conhecimento

Comentários