Distribuidores Ópticos
Enviado em 15.02.2022

Distribuidores Ópticos

Os provedores de serviços de telecomunicações precisam cada vez mais de novas soluções que permitam aumentar a infraestrutura de suas redes, tanto nos […]

Os provedores de serviços de telecomunicações precisam cada vez mais de novas soluções que permitam aumentar a infraestrutura de suas redes, tanto nos pontos de acesso, quanto nos pontos de distribuição e nos seus Data Centers. A demanda por maiores larguras de banda e novos serviços para os assinantes também exige a adoção de soluções técnicas eficientes para que a infraestrutura da rede tenha flexibilidade para crescimento e os sistemas de comunicação necessitam, então, possuir hardware de rede que permita a conexão rápida, segura e eficiente dos diferentes tipos de cabos. Um desses importantes recursos de hardware é o Distribuidor Óptico, responsável por conectar as fibras ópticas, contidas nos cabos ópticos, aos demais sistemas e equipamentos da rede de comunicação.

  1. O Distribuidor Óptico

Uma das principais preocupações do profissional responsável pela infraestrutura de uma rede óptica é ter acesso rápido e fácil às fibras do cabo óptico e disponibilizá-las para uma perfeita conexão com dispositivos da rede. O Distribuidor Óptico é o hardware de rede que tem como função permitir esse acesso e também concentrar e proteger as emendas e conexões ópticas. A Figura 1, mostra um exemplo de Distribuidor Óptico para 48 fibras.


Figura 1 – Exemplo de Distribuidor Óptico

Um Distribuidor Óptico é um ponto de administração no projeto do cabeamento da rede óptica, onde o cabo óptico é terminado em um painel que aceita diferentes cordões de manobra, com diferentes conectores, realizando funções igualmente diferenciadas.

O Distribuidor Óptico é utilizado para acomodar e proteger as emendas das fibras do cabo óptico com as extensões ópticas, conhecidas como “pigtail”. Um pigtail é um segmento de fibra com conectores ópticos em apenas uma de suas extremidades, como mostrado no exemplo da Figura 2.

Figura 02 – Exemplo de pigtails

Outra função do Distribuidor Óptico é permitir que as fibras que compõe o cabo óptico possam ser manipuladas de forma segura e estejam disponíveis para a conexão com os demais dispositivos de rede.

Os distribuidores estão comercialmente disponíveis em diferentes tamanhos e formatos e podem ser instalados em diferentes pontos da rede:

  • No interior dos armários (racks) de equipamentos;
  • Em caixas externas, presas aos postes nas ruas;
  • Em caixas subterrâneas, devidamente protegidos contra umidade;
  • Em torres, nos enlaces de rádio e TV.

Em quaisquer das situações citadas, ou em outras, a função do Distribuidor Óptico sempre será receber o cabo de fibra óptica, expor as fibras em um ambiente protegido e disponibilizar a extremidade de cada fibra para conexão com um dispositivo de rede ativo ou passivo, ou mesmo para conexão com as fibras de outro cabo óptico.

No interior do Distribuidor Óptico a fibra se encontra fora de sua proteção primária (o cabo óptico), e será emendada com outra fibra, recebendo conectores. Por esse motivo precisa receber outro tipo de proteção que fica a cargo de tubos plásticos, chamados “tubos loose”, especialmente concebidos para proteger as fibras que recebem as emendas. Esses tubos plásticos podem ser vistos na parte superior da Figura 3.

Figura 3 – Distribuição das fibras ópticas no interior do distribuidor

  1. Designações dos Distribuidores Ópticos

A instalação de um Distribuidor Óptico deve prever funcionalidades em sua estrutura, que vão desde a chegada dos cabos ópticos da planta externa, que pode ocorrer tanto pela parte superior, inferior ou traseira de um rack, como também todas as emendas, terminações e armazenamento da sobra de cabos e/ou cordões ópticos utilizados internamente.

Dependendo de sua posição na infraestrutura da rede, o distribuidor poderá receber diferentes designações:

  1. Distribuidor Geral Óptico

O Distribuidor Geral Óptico (DGO) é usado nas instalações internas como ponto de concentração do cabeamento, interligando o hardware de rede. Permite a conexão e o gerenciamento de grande número de cabos e fibras ópticas. É composto geralmente por um bastidor (rack) que possui módulos de conexão e de emendas, espaço para armazenamento de cabos, cordões ópticos e módulos para conexão dos dispositivos passivos. Pode acomodar outros Distribuidores Ópticos.

  1. Distribuidor Interno Óptico

O Distribuidor Interno Óptico (DIO) é usado na proteção, acomodação e distribuição das fibras e das emendas de um cabo óptico no sistema de cabeamento secundário. Tem a função de administração e gerenciamento do cabeamento em salas de telecomunicações, na função de distribuição de serviços em sistemas ópticos horizontais.

  1. Distribuidor de Abordagem Óptico

O Distribuidor de Abordagem Óptico (DAO) é usado para a distribuição e o gerenciamento de fibras e acomodação das emendas dos cabos ópticos do sistema de cabeamento primário de uma rede de comunicação.

  1. Distribuidor de Contagem Óptico

O Distribuidor de Contagem Óptico (DCO) é usado na distribuição de contagens parciais das fibras de um cabo óptico, geralmente nas redes internas dos assinantes ou próximo das Áreas de Trabalho. Também é conhecido como “cassete splitter” devido as suas pequenas dimensões e pelo seu uso em redes ópticas passivas (PON).

A Figura 4, apresenta exemplos dos Distribuidores Ópticos citados.

Figura 4 – Exemplos dos Distribuidores Ópticos
  1. Dimensionamento dos Distribuidores Ópticos

O Distribuidor Óptico deve ser dimensionado levando-se em consideração as diversas variáveis do projeto de cabeamento da rede. O seu dimensionamento inadequado, ou mesmo a sua não utilização, reduz consideravelmente a flexibilidade que a rede necessita.

Para a escolha e o correto dimensionamento do Distribuidor Óptico é necessário que no projeto de rede sejam identificadas a quantidade de fibras necessária e a rota do cabeamento. Os fatores de projeto que devem ser considerados para a instalação dos Distribuidores Ópticos são:

  1. Terminações

A grande maioria dos distribuidores ópticos são utilizados na terminação de cabos de fibra óptica com o uso de pigtails. O tipo de terminação mais apropriado dependerá das necessidades de montagem, do número de fibras, do método de emenda e do espaço disponível.

Devem ser previstos acréscimos futuros na rede, com aumento do número e do comprimento de cordões de manobra entre o distribuidor e os novos dispositivos. Assim, as terminações devem ser modulares e flexíveis para atender futuras necessidades para cabos adicionais ou rearranjos. Para especificação devem ser conhecidas as localizações do hardware, número de fibras e o método de terminação.

  1. Conexões

São recomendados distribuidores para todos os pontos de terminações ópticas e o número de pontos de ligação determina as dimensões e tipo de conexão usado no distribuidor. Um espaço adicional deve ser alocado de modo que um crescimento posterior possa ser atendido ordenadamente.

Temos duas formas principais para as conexões:

  • Conexão Cruzada – São utilizados dois Distribuidores Ópticos, onde um distribuidor fica vinculado aos cabos que chegam da planta externa e o outro distribuidor fica destinado à conexão dos equipamentos ópticos ou cabos que darão continuidade ao sinal pela rede interna. Dessa maneira, a parte frontal de ambos os distribuidores fica disponível para as alterações que se façam necessárias através do uso dos cordões ópticos;
  • Interconexão – Os cabos que chegam da planta externa são conectados diretamente aos equipamentos ópticos ou aos outros cabos da rede óptica interna através de um único distribuidor. É uma solução utilizada em locais onde se dispõe de pouco espaço físico para a instalação de mais painéis e racks;
  1. Conectores

As terminações ópticas são constituídas basicamente por conectores, que tem como função realizar a conexão mecânica entre as fibras ópticas e os dispositivos da rede. A escolha do tipo de conector deve ser feita seguindo-se as recomendações técnicas para efeito de padronização de instalação dos Distribuidores Ópticos, pontos de terminação e demais elementos internos.

  1. Componentes e Acessórios

Os componentes e acessórios para montagem de um Distribuidor Óptico variam em função das dimensões da rede e das necessidades para montagem externa. Todos os painéis que compõem um Distribuidor Óptico devem preservar características como o raio mínimo de curvatura dos cabos ópticos utilizados, além de possuir campos para identificação de todos os pontos de conexão e emenda existentes nos painéis.

Os Distribuidores Ópticos normalmente são fabricados em chapa de alumínio, com dispositivo de ancoragem do cabo, uma bandeja para acomodação das emendas ópticas, uma placa para os adaptadores ópticos e extensões ópticas montadas. A Figura 5, mostra a estrutura construtiva de um Distribuidor Óptico padrão.

Figura 5 – Estrutura Construtiva de Distribuidor Óptico

Outros aspectos que devem ser considerados na definição do Distribuidor Óptico mais adequado para o projeto da rede são os seguintes:

  • Densidade do Rack – Os racks são estruturas que servem para o acondicionamento de equipamentos ativos ou passivos utilizados em uma rede. Inicialmente o dimensionamento e o posicionamento dos racks para abrigar um Distribuidor Óptico devem atender às necessidades e às partições definidas com base na baixa, média ou alta densidade de fibras ópticas da rede. Os racks geralmente se apresentam com a largura efetiva dos painéis de conexão (patch panels), expressa nos padrões de 19 ou 23 polegadas;
  • Emendas de fibras “On-Frame” & “Off-Frame” – Na emenda das fibras “on-frame”, os módulos de emenda das fibras ópticas encontram-se dentro do próprio bastidor de conexão e são interconectados ao módulo de terminação através dos “pigtails“. Na emenda “off-frame”, as fibras ópticas são emendadas em painéis localizados fora do bastidor de conexão (em outra sala, outro andar etc.) ou em caixas de emendas subterrâneas apropriadas. Neste caso, normalmente os painéis de conexão são pré-conectorizados e o respectivo cabo da rede interna conhecido como Intra Facility Cable (IFC), segue diretamente para o painel remoto de emenda;
  • Acessos – A definição do acesso do cabo óptico depende principalmente do local onde será instalado o Distribuidor Óptico. Por exemplo, na configuração para acesso traseiro, pressupõe-se que os racks não serão instalados contra paredes ou costa-costa. A definição do acesso depende normalmente do espaço disponível para a instalação.
  1. Conclusão

Uma vez definido o tipo adequado do Distribuidor Óptico, será necessário ainda adicionar alguns componentes extras que irão agregar valor a essa rede. Com certeza, em algum ponto do sistema de cabeamento será necessário utilizar divisores, atenuadores e mesmo equipamentos ativos como um comutador óptico. Os Distribuidores Ópticos modernos já possuem integrados ao seu próprio bastidor alguns módulos preparados para receber tais facilidades que, em forma de cartões, são inseridos diretamente nos painéis de conexão. Existem ainda softwares especialmente desenvolvidos e destinados à administração das redes puramente ópticas ou redes mistas, com cabeamento metálico.

Uma vez considerados os pontos anteriormente descritos, o projeto conexão dos cabos ópticos da rede estará parcialmente definido. A partir desse momento deverá ser feito um melhor detalhamento, definindo-se como se dará a chegada e a passagem dos cabos na rede externa, em qual tipo de piso o sistema será instalado (alvenaria, piso elevado), quais os conectores ópticos utilizados (SC, FC, E2000 etc.), qual será a técnica de emenda utilizada (conectorização, mecânica ou fusão), padronização dos tipos de cordões ópticos utilizados (extensão óptica, cabo multicordão etc.) e outros detalhes que são específicos de cada projeto de rede.

Podemos concluir que o dimensionamento inadequado ou mesmo a não utilização de um Distribuidor Óptico poderá reduzir consideravelmente o tempo de vida, a flexibilidade e a eficiência que uma rede de comunicação necessita, seja ela uma rede de TV a cabo, de telefonia ou Internet.

Considerando o seu baixo custo em comparação aos demais hardwares de rede como, por exemplo, transmissores, multiplexadores e amplificadores, a utilização de um Bastidor Óptico trará grandes benefícios como retorno rápido do investimento e uma boa economia durante a operação do sistema.

Até o próximo artigo!

José Mauricio Pinheiro – Ratio Consultoria e Treinamento

Comentários