O Aumento dos Processos de Fusões e Aquisições de Operadoras de Telecom
Enviado em 27.01.2022

O Aumento dos Processos de Fusões e Aquisições de Operadoras de Telecom

O mercado de telecomunicações está em constante evolução. As investidas de grandes players e fundos de investimento no tangente às fusões e aquisições […]

O mercado de telecomunicações está em constante evolução. As investidas de grandes players e fundos de investimento no tangente às fusões e aquisições de pequenos e médios operadores é uma prática que vem se tornando cada vez mais frequente no mercado. O assunto nas rodas de conversa entre gestores de telecom agora é esse, sem dúvida nenhuma!

Dados levantados pela consultoria KPMG apontam que, no primeiro semestre de 2021 o setor de telecomunicações foi responsável por 77 das 244 fusões e aquisições realizadas entre empresas brasileiras, abrangendo 43 setores da economia. Segundo especialistas os fatores relacionados ao isolamento social estão contribuindo para a entrada de fundos de investimentos no setor, alavancando as possibilidades de negócios.

Como se iniciam, como é feita a avaliação, quem são os envolvidos, como evolui o processo, e quando é a hora certa para vender ou comprar são os assuntos de hoje.

Como se iniciam

Geralmente os processos de fusão/aquisição de pequenos operadores são realizados por operações vizinhas, em regiões geográficas próximas, onde o comprador pode se conectar fisicamente, ou ao menos consegue construir redes de acesso para junção à sua base.

Já os processos de aquisição de médios operadores nem sempre são realizados por empresas da mesma região. O cenário mais visto atualmente é o de grandes empresas a nível nacional, e fundos de investimentos, que estão realizando negociações e aquisições em todo o país, mesmo que a operação esteja longe geograficamente de suas bases.

As negociações geralmente se iniciam por meio de pesquisas, inclusive ao site da Anatel , onde estão relacionadas informações de quantidade de acessos em banda larga fixa, móvel, telefonia e TV por assinatura. Dessa forma o investidor “mapeia” possíveis investidas e destina seus executivos para execução das operações.

Demonstrado interesse entre as partes o processo de negociação se inicia, nessa hora é importante que o gestor da investida (operação que está sendo comprada) tenha dados relevantes em mãos, como por exemplo:

– Quantidade de assinantes em fibra óptica

– Quantidade de assinantes em outras tecnologias

– Faturamento bruto mensal/anual

– Ticket médio da base de assinantes varejo e corporativo;

– Quantidade de portas abertas

– Relação de cidades atendidas, tempo de implantação em cada uma delas e eventuais projetos aprovados e não executados

– Regime empresarial

– EBITDA

Certamente há muitos outros indicadores e informações que deverão ser revelados com o passar da negociação, que certamente um bom assessor de aquisições conhece e divulga apenas com a assinatura de um acordo de intenção de compra e confidencialidade entre as partes interessadas.

Como ocorrem as fusões e aquisições

Algumas empresas executam compras parciais, tornando o diretor ou dono da investida como membro e/ou sócio da operação. Outras empresas preferem comprar 100% dos direitos, assumindo total responsabilidade. Inclusive, nesses casos geralmente os empresários assinam termos e acordos que os tiram do mercado, para que não possam mais trabalhar no setor de telecomunicações, passando a receber o apelido de “Viúvos da Telecom”.

Existem também os casos de compras de base de clientes, com ou sem a rede, onde é realizada a transferência de carteira para a empresa compradora, ficando os ativos de rede, cabos e equipamentos podendo ser negociados de forma separada.

Quais são os valores envolvidos?

É muito difícil precisar o valor de uma operação, geralmente os cálculos são realizados com o levantamento preciso e minucioso de informações, norteado pelo número de assinantes, ticket médio e principalmente o EBITDA, índice que representa o poder de geração operacional de caixa da investida.

O assunto é longo e muito interessante, e nas conversas com gestores sempre aparecem duas perguntas principais, que são:

  1. Quando devo vender minha operação?

Ninguém melhor que o próprio gestor para saber a hora certa de participar de um processo de fusão ou aquisição! Os horizontes podem ser totalmente distintos, com dois cenários clássicos:

Fusão

Injeção de capital na operação, afim de angariar novos clientes, aumentar portas, expandir base e localidades atendidas, aumentando o fluxo de caixa e valor da operação. O que basicamente significa que o empresário ao invés de ser dono de uma operação pequena, será sócio de uma operação maior, mais estruturada e possivelmente mais lucrativa, e ainda com dinheiro no bolso.

Aquisição

Negociação afim de se obter o maior valor possível pela venda total da operação, nesse cenário o empresário tem a possibilidade de se aposentar, ou trocar de ramo de atuação. Temos visto muitos novos construtores, investidores, e também alguns aposentados, todos com vasta experiência na direção e operação de provedores de internet.

Sobre a hora certa de se pensar em fusões e aquisições, são inúmeras as considerações a fazer! Podemos citar como por exemplo a saturação de carteira e a curva de crescimento da operação, fatores geográficos, técnicos e de mercado. Também deve se levar em conta os planos de expansão das operadoras, redes de acesso próximas, e primordialmente, fatores internos da empresa. Uma boa análise de mercado, financeira e técnica pode auxiliar, e muito nessa decisão.

  1. Estou interessado! Como proceder?

É primordial a contratação de assessoria especializada em fusões e aquisições, por diversos motivos, como a maximização de lucros, segurança no fornecimento de informações e atendimento a leis, normas e critérios vigentes para esse tipo de transação. O assessor ficará responsável pela divulgação de forma criteriosa das informações e recebimento de propostas, garantindo segurança, assertividade, e maximização de lucros.

E para finalizar, fica a dica:

O mais importante ao vender ou negociar sua operação, é ter a certeza de dever cumprido!

Todos sabemos das dificuldades e desafios que os empresários superam diariamente para chegar ao sucesso profissional. Escolher a hora de desacelerar, respirar novos ares e poder se dedicar mais a vida familiar não é para qualquer um. Essa mudança de vida requer preparação e muita análise, para que seja realizada com certeza absoluta e garantia de satisfação, tanto pessoal quanto profissional.

Eloi Piana / Engenheiro eletricista formado pela UNIOSTES. Diretor | CEO | Responsável Técnico – Piana Telecom – Projetos e Engenharia Certificado em Projeto e Execução de Redes Ópticas.

Comentários