Código de Cores de Cordões e Adaptadores Multimodo
Enviado em 20.09.2021

Código de Cores de Cordões e Adaptadores Multimodo

Com redes de acesso FTTH a cada dia mais robustas, observamos provedores de todo o Brasil realizando importantes investimentos em seus datacenters. Nestes […]

Com redes de acesso FTTH a cada dia mais robustas, observamos provedores de todo o Brasil realizando importantes investimentos em seus datacenters.

Nestes datacenters, é comum vermos roteadores e switches equipamentos equipados com portas 40 GbE e até mesmo equipamentos com portas 100 GbE têm se tornando bastante utilizados.

Na interligação destes equipamentos, como estamos falando de algumas dezenas de metros, as fibras multimodo são amplamente utilizadas em função do custo de seus transceivers e, com certeza, a melhor opção.

No entanto, há de se observar que as fibras multimodo possuem diferentes padrões que foram desenvolvidos ao longo dos anos para adequar-se as constantes exigências de mercado quanto a maiores velocidades e distâncias máximas de transmissão.

A tabela abaixo resume os tipos de fibras multimodo encontradas atualmente e relaciona a máxima distância de transmissão de acordo com o padrão Ethernet utilizado.

Tipo de Fibra MMFast Ethernet1GbE10GbE40GbE100GbE
OM12000 m275 m33 m
OM22000 m550 m82 m
OM32000 m300 m100 m70m
OM42000 m550 m150 m150m
OM5550 m150 m150 m

Como podemos observar, se estamos falando de fibras multimodo para uso em datacenter, não faz sentido o uso de fibras OM1 ou OM2, sendo adequado ao menos o uso de fibras OM#.

No entanto, em minhas andanças Brasil afora visitando os ISPs, vejo ainda muito cordão óptico e adaptadores comprados de forma equivocada.

Parte pelos compradores que não sabem especificar corretamente o produto desejado, parte pelo desconhecimento dos vendedores quanto aos padrões utilizados pela indústria.

Para facilitar nossa vida, a Associação das Indústrias de Telecomunicações (TIA) definiu o padrão TIA-598-C que define as cores a serem utilizadas nos cordões e adaptadores.

Trata-se de uma norma Americana, mas que é amplamente utilizada por fabricantes do mundo todo.

A tabela abaixo resume as cores utilizadas.

Atenção, no Brasil a ABNT definiu a cor do cordão com fibra OM2 como amarelo.

Assim sendo, se for comprar cordões OM2 de fabricantes nacionais, tenha atenção a este detalhe.

Já para as fibras OM3, OM4 e OM5 o mesmo padrão americano é utilizado por aqui.

Muito bem amigos, tenho certeza de que agora sua próxima compra de cordões e adaptadores de fibras multimodo não vai ter erro!

Um grande abraço e bons projetos!

Ronaldo Couto, Engenheiro Eletricista, com ênfiase em telecomunicações. Especialista em redes de fibra óptica. Fundador da Primori Tecnologia.

Comentários