Reservas e investimentos para PROVEDOR ISP
Enviado em 19.08.2021

Reservas e investimentos para PROVEDOR ISP – COLCHÃO FINANCEIRO

Fala meu amigo provedor regional, tudo bem? O papo de hoje é muito importante para o seu provedor de internet. Investimentos, nós vamos […]

Fala meu amigo provedor regional, tudo bem?

O papo de hoje é muito importante para o seu provedor de internet. Investimentos, nós vamos falar sobre reservas financeiras e investimentos para provedores ISP, comumente chamado de colchão financeiro.

Para tratar do assunto, recebemos o especialista em gestão de ISPs, Amarildo Arruda. Que nos trouxe muito conteúdo e nos mostrou uma planilha rica, com muito conteúdo e super fácil de utilizar.

O primeiro ponto que você, dono de provedor de internet, precisa entender, é que não é viável sangrar os cofres da empresa distribuindo mensalmente os lucros e dividendos. É necessário poupar, preferencialmente uma verba que seja palpável, dessa forma, em casos emergenciais, você sempre terá uma reserva financeira para cobrir essas despesas.

Agora, de quanto deve ser o seu colchão financeiro?

A conta é bem simples na verdade. Você precisa pegar o seu custo operacional e multiplicar por 3. Este é o dinheiro que você deverá ter em fundos emergenciais para saques, no caso eles estarão aplicados.

Claro, você não vai conseguir reter 3 meses de faturamento em apenas 1. Então o recomendável que seja destinado um pro labore para os sócios. Para quem não sabe, pro labore é o salário do dono que trabalha, neste caso, se for um sócio investidor, ele não tem direito a pró labore, tá claro isso né?

Esse pró labore, entra no custo operacional, entre as despesas fixas.

Neste caso, suponhamos que você faturou 100 mil reais e teve um lucro de 30 mil. É recomendável que você aporte pelo menos 30% desse dinheiro (no caso 9 mil reais) em aplicações. Logo, o seu colchão financeiro estará pronto quando você chegar em 300 mil reais. Neste caso, levaria 33 meses para fazer o seu colchão financeiro.

Quando ele for concluído, cabe aos sócios decidir se esses 30% serão retirados pelos sócios ou se serão reinvestidos na empresa.

Fazendo dessa forma, fica muito fácil gerir o seu provedor e torna-lo solvente em caso de uma venda ou de uma necessidade de fechar.

Uma última dica: é recomendável que você nunca faça comprometimentos maiores a 24 meses. Financiamentos, empréstimos, compras e etc.

Isso facilita a composição do seu colchão financeiro e deixa o seu provedor de internet muito mais saudável!

E aí, gostou das dicas?

Espero que sim!

Te vejo no próximo vídeo!

Comentários