Compensa investir em Redes Neutras?
Enviado em 23.07.2021

Compensa investir em Redes Neutras?

Fala meu Parceiro ISP! Há algumas semanas abordamos o conceito de redes neutras, mas fica a pergunta, compensa investir em Redes Neutras? Grandes […]

Fala meu Parceiro ISP!

Há algumas semanas abordamos o conceito de redes neutras, mas fica a pergunta, compensa investir em Redes Neutras?

Grandes corporações estão investindo pesado nas redes neutras, esse conceito que, diga-se de passagem não é novo, e não foi inventando agora, já é um conceito amplamente utilizado no mundo e inclusive no Brasil.

Grupos financeiros e as grandes Operadoras tem braços estratégicos para atuar diretamente com Redes Neutras, no vídeo elencado juntamente com esse conteúdo falo mais sobre essas corporações.

O tema está em destaque por motivos estratégicos, mas gostaria de elencar dois que estão de certa forma interligados;

Primeiramente pelo fato da limitação de ocupação de postes, que sabemos que são 5 ocupações em zonas urbanas, e 1 ocupação em zona rural, então o fator regulamentário é um ponto preocupante, umas vez com a livre concorrência no segmento os postes estão cada vez mais cheios e cada vez mais impraticável de regularizar uma rede em sua estrutura.

Segundo pela corrida da implementação do 5G, que também irá requer maior infraestrutura para conexão de suas células.

Existem iniciativas em produção e outros em planejamento entre Provedores Regionais sobre Redes Neutras, porem em estudo realizado entre os casos de sucesso algo fica muito nítido, é preciso haver um agente regularizador e administrador, uma nova corporação que estabeleça normas, gerencie a rede e de suporte a mesma, pois um dos maiores entraves entres os Provedores Regionais é sobre a administração dessa rede.

Acredito que a chave para o sucesso em grande escala entre os Provedores Regionais para implantação de redes neutras está ligado em estabelecer um organismo neutro entre os ISPs participantes dessa rede, de tal forma que possam usufruir dos principais benefícios dessa rede, com menor investimento, maior capilaridade e transferência de responsabilidade de gestão da rede troncal, onde irá gerenciar a rede apenas da CTO ao assinante.

E você, o que pensa sobre Redes Neutras? Conhece algum CASE de sucesso entre ISPs? Deixe nos comentários.

Espero que o conteúdo tenha lhe ajudado, forte abraço, e até a próxima semana.

Comentários