E se Hoje a Concessionária de Energia Fiscalizar seu Provedor?
Enviado em 16.07.2021

E se Hoje a Concessionária de Energia Fiscalizar seu Provedor?

Que o Valuation (Valor do seu negócio) do seu Provedor está atrelado a regularização da sua rede você já sabe, já falamos desse […]

Que o Valuation (Valor do seu negócio) do seu Provedor está atrelado a regularização da sua rede você já sabe, já falamos desse assunto aqui no Blog. E também que os postes estão ficando cada vez mais ocupados você já percebeu, certo?

Ai fica a pergunta, se hoje, a concessionaria de energia remover todos os seus cabos irregulares, qual impacto isso trará para seu negócio?

Caso você esteja desavisado é meu papel informá-lo que para realizar ocupações em postes das concessionárias de energia a nível nacional, seu provedor primeiro precisa estar devidamente cadastrado na concessionaria em questão, bem como estar autorizado a passar este cabeamento, isso se chama Compartilhamento de Infraestrutura.

E claro essa ocupação não se faz de qualquer forma, primeiramente as concessionárias utilizam como base a norma ABNT15214 e fazem adendos específicos em seus contratos com as Operadoras e Provedores sobre esse compartilhamento. Por exemplo, algumas não permitem fixação de caixas em postes em determinadas circunstâncias, como em postes com transformadores elétricos.

Vale também lembrar que as concessionárias de forma geral no Brasil permitem a ocupação máxima de 5 pontos.

Eu deixei junto com essa informação um vídeo, onde deixei 6 dicas imprescindíveis sobre o compartilhamento de postes para você se informar mais a respeito dessas regras.

Mas a grande reflexão deve estar em qual impacto econômico no seu negócio e a imagem do seu provedor na hipótese de um corte por parte da concessionaria de energia por irregularidade no compartilhamento? No papo reto, sem mimimi é: qual impacto trará para sua empresa se você não tiver o projeto aprovado?

Essa não é uma pergunta retórica, reflita.

As grandes operadoras já perceberam essa movimentação, e criaram braços estratégicos para ocupar os postes, nas chamadas redes neutras. Empresas como FIBRasil, COBrasil, InfraCO, entre outras, estão construindo rede de forma voraz, sob alegação da popularização da internet por meio da rede neutra. A dúvida que fica é, será que o seu provedor de internet vai conseguir negociar com essas grandes operadoras para ocupar o espaço que ele merece? Ou será que se trata de uma ação excludente. Que tende a reduzir a concorrência e fragilizar o mercado de provedores regionais?

Costumo dizer que nenhuma empresa de projetos ou engenheiro ainda consegue fazer milagres para seu provedor, em aprovar projetos em localidades onde já existem mais de 5 ocupações ou com excesso de carga, o que ao meu ver para os próximos anos irá acelerar a corrida por redes neutras e forçará empresas a construírem infraestrutura nos grandes centros subterrâneos, o que aumentará os investimentos e payback para os serviços de telecomunicação e, consequentemente, em seu provedor também.

As concessionárias estão atentas as mudanças e formatos de ocupação, e algumas regiões já começam a identificar os cabeamentos e realizar cortes, esteja atento e faça sua parte em seu provedor.

Espero que o conteúdo tenha ajudado!

E até a próxima semana.

Comentários