Fingimos ser Clientes de um Provedor de Internet e o Resultado foi Surpreendente
Enviado em 08.07.2021

Fingimos ser Clientes de um Provedor de Internet e o Resultado foi Surpreendente

O grande diferencial de um provedor regional, em tese é ser regional. Estar próximo dos clientes, conhecer profundamente suas demandas e, acima de […]

O grande diferencial de um provedor regional, em tese é ser regional. Estar próximo dos clientes, conhecer profundamente suas demandas e, acima de tudo, entender que o atendimento humanizado deve ser o direcionamento de toda sua equipe de vendas. Esta, pelo menos, é a teoria, na prática, será que é assim que funciona?

Nós testamos todos os canais de venda de um provedor regional. Fingimos ser um cliente e o resultado foi surpreendente.

O primeiro fato assustador, é a demora em que alguns provedores levam para tratar os leads que vem de canais remotos, vide site. O seu cliente te acha no google, envia um formulário e, no nosso caso, demora 4 horas para receber um contato telefônico. Isso abre oportunidades para que o seu cliente encontre um atendimento eficiente em outro provedor que o trate mais rápido, talvez até mesmo em uma das grandes operadoras.

Um outro fato interessante é: na maioria dos sites de provedores regionais que possuem formulário, você é obrigado a escolher um plano para receber o contato, no entanto não é obrigado a receber o canal de atendimento que deseja receber o contato.

Ou seja, o cliente que não está no nível de consciência de compra, precisa “comprar” antes de alguém “vender”. Por outro lado, é um pecado não tratar o cliente no canal de atendimento que ele deseja em seu provedor.

Possivelmente, a equipe do seu provedor regional está muito focada no Whatsapp, e isso é muito ruim. Porque você acaba se distanciando do seu cliente, realizando um atendimento frio e que em muitos casos não conseguirá mensurar a real necessidade que o seu cliente possui no que concerne a compra de um pacote de internet no seu provedor.

É notório que as equipes precisam de capacitação em técnicas de vendas, afinal, os provedores de internet investem milhares de reais mensais em marketing, mas pouco se preocupam com o resultado desses leads. E é exatamente isso que implica em altos investimentos e baixo retorno de volta para seu provedor

Você, como empreendedor, precisa entender que todos os clientes que chegam até a sua loja, call center, site e outras mídias, vieram porque sua empresa tem feito algum tipo de marketing, mesmo que ainda incipiente. Portanto, deve tratar cada cliente como se fosse um investimento que está chegando em seu provedor e que precisa ser tratado da melhor maneira possível.

No vídeo que anexamos neste texto, fica nítido que as empresas precisam dessa capacitação. Nós fomos mal atendidos em todos os setores comerciais da empresa, exceto pelo telefone, onde foi o mais próximo de um atendimento com certo padrão de qualidade no provedor.

E isso aconteceu porque pelo telefone, naturalmente, as pessoas tendem a ter maior desenvoltura para conversar com os clientes, precisam dar respostas rápidas e, consequentemente, controlar a negociação.

Logo, se há uma dica que posso dar para finalizar é: capacite suas equipes e sempre que possível, priorize as negociações nos canais onde o atendimento é imediato.

Um dos fatores de ascensão dos provedores regionais foi o seu atendimento, algo que vem declinando com o tempo, culminando na perda de sua essência!

Comentários