Redes Neutras para ISPs. É o Futuro ou o Presente?
Enviado em 17.06.2021

Redes Neutras para ISPs. É o Futuro ou o Presente?

Olá Provedor Regional! Hoje o assunto é rede neutra. Você sabe, na prática, o que é uma rede neutra? Você utiliza? Muitos dizem […]

Olá Provedor Regional!

Hoje o assunto é rede neutra. Você sabe, na prática, o que é uma rede neutra? Você utiliza? Muitos dizem estar lançando essa novidade.

A verdade é que a rede neutra não é uma novidade no mercado. A rede neutra trata-se de compartilhamento de infraestrutura entre empresas de telecomunicação, Provedores ou Operadoras. Na prática, seu entendimento é simples trata-se de uma rede física única dividida logicamente entre VLANs por exemplo, com isso melhorando a competitividade dos serviços de telecomunicações, uma vez que os investimentos são diluídos entre os integrantes desta Rede Neutra então criada.

Ou seja, a aplicabilidade de Redes Neutras além de otimizar os investimentos, resolve questões como de ocupação de postes, problema este que vem se agravando com o crescimento de Redes das empresas de telecomunicação no Brasil.

Agora um ponto de reflexão, as Redes Neutras aumentam a concorrência de banda larga entre os Provedores Regionais? Para responder basta analisar as ocupações em determinadas regiões onde já é possível observar 4 ou mais Provedores Regionais em uma mesma região, o que podemos concluir que pelo menos investiu 3x mais que deveria caso utilizado o modelo de Redes Neutras, e por outro lado poderia ter sua área de cobertura 3x maior do que possui atualmente, ampliando assim a oferta dos seus serviços.

Vale lembrar também que os principais fabricantes de Roteadores e OLT’s no mercado possibilitam a virtualização logica de seus equipamentos, podendo criar um ou mais isolamentos logicos totalmente transparente.

O grande desafio é montar as parcerias certas, encontrar parceiros que tenham mais pontos em comum e afinidades, e sobretudo, criar ou desenvolver um organismo neutro para Gerenciar, projetar, construir essa rede neutra, este foi o modelo que observamos de sucesso em algumas cidades brasileiras.

O mercado dos ISP’s está cada vez mais profissional, não permitindo mais amadorismo, por isso mais do que nunca é momento de se unir!

Então, diz pra gente: Você já utiliza o modelo de rede neutra? Cuidado com os mitos e informe-se!


Espero ter ajudado e até breve.

Comentários