4 coisas que tornam a fibra óptica à prova de futuro
Enviado em 14.06.2021

4 coisas que tornam a fibra óptica à prova de futuro

O seguinte post é uma tradução da publicação 4 Things that Make Fiber Futureproof, feita no site Otelco. 1. Largura de banda e […]

O seguinte post é uma tradução da publicação 4 Things that Make Fiber Futureproof, feita no site Otelco.

1. Largura de banda e velocidade para acomodar o crescimento

À medida que a Internet das Coisas (IoT) continua a crescer e introduzimos novos dispositivos em nossas casas e escritórios, estamos aumentando as demandas colocadas em nossas redes. Cada novo dispositivo inteligente, chamada de vídeo e download, aumentam os dados que nossos sistemas estão transmitindo. A fibra oferece velocidades simétricas, para que os usuários possam fazer upload e download na mesma velocidade. Embora o cabo de cobre seja limitado em sua capacidade de atender a essas demandas, a fibra tem largura de banda para atender uma capacidade centenas de vezes maior do que nossas necessidades atuais – o que significa que não precisaremos continuar a atualizar os cabos, mesmo quando nossas necessidades aumentam.

2. Confiabilidade consistente sem lentidão

Agora, mais do que nunca, passamos a contar com a capacidade de utilizar a tecnologia para nos mantermos conectados. Para escola e trabalho remotos, necessidades de telessaúde e comunicação com amigos e entes queridos, todos nós temos certas expectativas de que – com algumas exceções – teremos a oportunidade de acessar a tecnologia de que precisamos, quando e onde precisarmos. Enquanto os fios de cobre podem ficar sobrecarregados quando o tráfego é alto, a fibra tem a capacidade de transmitir níveis mais altos de dados de forma consistente, sem nenhuma lentidão.

3. Segurança para proteger contra ameaças avançadas

À medida que a tecnologia avança, também avançam as ameaças que visam tirar proveito dos pontos fracos de nossas redes. Embora os hackers tenham desenvolvido a capacidade de acessar os sinais eletrônicos emitidos por cabos de cobre, esses tipos de violações de segurança são muito mais difíceis com cabos de fibra, que são de vidro e, portanto, não geram a energia que abre o cobre para interferências. Mesmo se os cabos de fibra estiverem comprometidos, os pontos problemáticos podem ser identificados e reparados rapidamente porque os cabos quebrados emitem uma luz que os torna facilmente reconhecíveis.

4. Infraestrutura que resiste ao colapso

Outro benefício dos cabos de vidro é que eles não são suscetíveis a interferências físicas, como picos de energia, que podem danificar os cabos e interromper a conectividade. Embora a fibra transmita informações por dezenas de cabos de fibra óptica de vidro da espessura de um cabelo, os cabos de fibra são muito mais duráveis ​​do que seus predecessores de cobre. Na verdade, enquanto o cobre pode suportar até 25 libras de pressão, a fibra é capaz de suportar até 200 libras de pressão. Isso significa que é muito menos provável que seja danificado durante a manutenção de rotina e tem uma vida útil mais longa.

E você, conhece mais alguma vantagem que torna a fibra óptica a prova de futuro? Comente com a gente!

Comentários