Como precificar o serviço de link de internet ?
Tema recorrente em debate entre Provedores Regionais, sobre ticket médio, investimentos, fica a pergunta;
Como precificar o serviço de internet ?
Se você precifica seu serviço apenas baseando-se no seu corrente, cuidado!
Qual o lucro do seu provedor de internet ? Ou como calcular essa margem ?
Você já parou para avaliar o seu fluxo de caixa e os fatores que o mantém girando?
Algumas vezes, o Provedor Regional que está iniciando o seu negócio encontra concorrência, e para se destacar no mercado opta por cobrir promoções do outro Provedor, o que pode colocar em risco a saúde financeira de sua empresa.
Por isso, no vídeo de hoje, abordamos o tema Markup, que é um índice utilizado na formação do preço de venda de um produto ou serviço.
O Markup serve para estabelecer o preço base de uma empresa e garantir que este preço base seja suficiente para cobrir todos os custos e, claro, gerar lucro para a empresa.
O Provedor Regional deve fazer seu Markup baseado nos custos e despesas (tanto fixas quanto variáveis) e projetar uma margem de lucro esperada. Através desse molde, é possível chegar a um preço que seja coerente com o seu produto e também suficiente para cobrir os custos da empresa, e ao mesmo tempo gerar lucro.
Por isso, é preciso muito cuidado para não cair na armadilha de cobrir todos os preços da concorrência e gerar mal estar financeiro para o seu negócio.
Vamos aprender a calcular o Markup da sua empresa?
Veja o que é preciso:
1. Despesas fixas (DF): são os custos que não estão diretamente relacionados ao volume de produção e vendas, como aluguel do escritório, folha de pagamento, serviços fixos e outras despesas administrativas;
2. Despesas variáveis (DV): são as despesas que variam de acordo com o volume de produção e vendas, como, impostos, contas de consumo, mão de obra e comissões de vendedores;
3. Margem de lucro (ML): é a porcentagem que a empresa espera lucrar com as vendas, após deduzir todos os custos fixos e variáveis do faturamento. Basicamente, a margem de lucro é “o que sobra” da venda para remunerar sócios e reinvestir na empresa;
4. Custo de produção ou aquisição: é o custo direto envolvido na comercialização de produtos e serviços, sendo que a composição desse custo muda conforme o setor da empresa.
Com estes indicadores definidos, você já pode aplicar a fórmula do markup!

A 15 anos atuando no segmento de Provedores Regionais, passando por experiências no segmento de Tecnologia da Informação e Telecomunicação (TIC) como Gestor, Consultor, Docente de Redes e Telecomunicações. Formação acadêmica Superior em Redes, com especializações tecnológicas e Gestão Corporativa, fundador da empresa FURSINE que a 10 anos atua diretamente com parcerias com ISPs, também fundador da empresa INTEREDE TELECOM que presta serviço corporativo a empresas Mineiras, atual Presidente da Associação de Provedores Microtel.
Atualmente, sob minha liderança mais de 3.000.000 de metros de projetos já foram aprovados em concessionarias de energia, aproximados 300Gbps de trafego na rede mundial são geridos, mais de 8.200km de rede ótica foram construídos, e gerenciando o acesso a aproximados 400mil usuários a internet.