A Nova Geração Nas Telecomunicações: o 5G
Enviado em 31.03.2021

A Nova Geração Nas Telecomunicações: o 5G

Nos últimos anos, vem se falando da nova tecnologia 5G que irá revolucionar o mercado tecnológico. Mas o que é esse tal de […]

Nos últimos anos, vem se falando da nova tecnologia 5G que irá revolucionar o mercado tecnológico. Mas o que é esse tal de 5G?

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações, o 5G, ou quinta geração da telefonia móvel, é uma nova tecnologia de transferência de dados em redes envolvendo dispositivos móveis. Essa nova tecnologia será a sucessora das gerações anteriores. Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo. Ou seja, a informação é transmitida de um aparelho ao outro quase imediatamente.

Mas o 5G também traz uma série de vantagens que farão deslanchar tecnologias que até hoje estão represadas por falta de uma rede estável, barata e com grande cobertura. O benefício da sua utilização será sentido nas mais diversas áreas do conhecimento, como por exemplo: a telemedicina, saúde, educação, agricultura, transportes, comércio entre outros.

5G na área da saúde

A pandemia do coronavírus evidenciou a necessidade de levar cada vez mais atividades para o âmbito virtual. Estudos divulgados pela revista Saúde mostram que 83% dos pacientes no Brasil pretendem usar a telemedicina mesmo após o fim da crise sanitária. A utilização do 5G no Brasil e na telemedicina é essencial principalmente devido à democratização do serviço e à expansão para áreas mais remotas e menos assistidas tecnologicamente, como áreas rurais.

A realidade virtual e a computação espacial também encontram melhor sustentação para funcionamento no 5G. Ao utilizar ambas para o treinamento de profissionais da saúde, o sucesso em cirurgias delicadas pode ser garantido, já que procedimentos complexos podem ser testados sem colocar a vida de pacientes em risco. A prática vem sendo executada em cursos de Medicina no exterior e tem tudo para ser um sucesso também no Brasil.

Já o monitoramento remoto, muito utilizado em áreas como cardiologia, tem futuro na implementação de dispositivos capazes de controlar parâmetros específicos da saúde do paciente. Além de facilitar a transmissão dos dados, a inteligência artificial, que é muito beneficiada pelo 5G, é capaz de analisar grandes quantidades de informações médicas, identificando padrões com mais rapidez e facilidade.

Para o Sistema Único de Saúde (SUS), essas práticas serão muito proveitosas, principalmente devido ao volume de pacientes que o utilizam: cerca de 167,2 milhões de brasileiros, o correspondente a 80% da população.

5G e o IoT

A Internet das Coisas, ou IoT, do inglês Internet of Things, também será muito beneficiada com o 5G. A Internet da Coisas pode dar inteligência e conectividade a praticamente qualquer coisa, de uma máquina industrial a um crachá de um funcionário.

A IoT representa uma revolução na logística e na integração entre indústria e comércio. Ela proporcionará gigantescos ganhos de produtividade. Teremos sensores, ligados a máquinas, prateleiras e até mesmo monitorando plantações. Na outra ponta, estará um software poderoso, utilizando aquelas tecnologias como inteligência artificial, machine learning, que vão tomar decisões como aumentar a produção de uma fábrica ou alertar que uma máquina precisa de manutenção.

As smart cities, ou cidades inteligentes, usam a Internet das Coisas (IoT), diretamente ligada ao 5G, para coletar dados e compreender as demandas de uma cidade em tempo real. Essa tecnologia funciona através da conexão de dispositivos com uma rede de internet, e o 5G seria a solução ideal para conectá-la com uma resposta muito mais rápida e estável do que o 4G.

No Brasil, diversas metrópoles já se beneficiam de serviços de telegestão, com dispositivos acoplados a postes de luz por meio da IoT. Como uma antena, a tecnologia é capaz de criar um alerta quando a lâmpada queima, diminuindo, e muito, o tempo de troca.

E no Brasil….

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promete o leilão da quinta geração da telefonia celular (5G) no Brasil para este primeiro semestre. Operadoras aguardam regras para decidir investimentos. A Coreia do Sul já conta com a rede 5G nacionalmente desde 2020. Nos Estados Unidos, algumas cidades já podem desfrutar da velocidade da nova tecnologia, que pode ser até 100 vezes mais rápida que a 4G. A China e o Japão também devem estrear seus sistemas 5G em breve. Quando o Brasil vai entrar na era da ultravelocidade da internet móvel?

Alison Antony Ribeiro
Coordenador do curso Técnico em Informática Integrado / Professor EBTT – Informática / Instituto Federal do Paraná

Comentários