Planejamento de rede: como potencializar lucros? - ISPBLOG
Enviado em 18.02.2021

Planejamento de rede: o que considerar para potencializar os lucros?

Equipamentos de alto valor agregado, mão de obra especializada, entre outras coisas…em meio a tantos desafios, como podemos potencializar os lucros? Um bom planejamento de rede pode ser um diferencial nessa situação. Veja:

Quando se pensa em potencializar os lucros, é muito comum que o planejamento de rede seja negligenciado pelos gestores por ser considerado algo de segundo plano. Os aparelhos costumam ter um custo alto e, para quem não é da área, o assunto é tão técnico que pode parecer impenetrável. E isso é ainda mais grave no caso da fibra óptica, cujos equipamentos são muito específicos e a mão de obra necessária é muito especializada.

No entanto, um planejamento feito por profissionais qualificados não só ajuda a reduzir o custo, por meio da seleção dos melhores equipamentos para a sua demanda, como também permitirá que você aproveite ao máximo os serviços de Internet e garanta a maior vida útil possível da sua rede. Nesse post, explicaremos tudo sobre planejamento de rede. Confira!

O que é o planejamento de rede

O planejamento de rede é um processo que começa quando o cliente apresenta suas demandas, o local de instalação, fatores externos importantes e a infraestrutura existente (se houver) ao projetista. Com tudo isso em mente, esse projetista proporá uma lista de atividades que serão necessárias para a implantação da rede.

Depois disso, será feito o diagrama da rede, a partir do qual é possível realizar um levantamento dos recursos necessários. Com essa documentação em mãos, cabe estimar o tempo de instalação e gerar um cronograma definitivo, que será usado para gerenciar todo o processo de instalação.

O alto custo inicial de um projeto de redes se deve a esse grande número de processos necessários, que requerem mão de obra especializada. No entanto, eles são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da sua rede, além da redução do tempo de instalação e a minimização dos prejuízos.

O custo total deste projeto engloba não só os equipamentos necessários para a implantação inicial da rede, como também os equipamentos redundantes para a manutenção e possíveis expansões. E esses equipamentos não se resumem só aos cabos e roteadores; também incluem canaletas, parafusos, racks, entre outros objetos capazes de assegurar uma longa vida útil a sua rede. Além disso, há o custo da mão de obra dos técnicos.

Redução de custos e lucro a longo prazo

Uma das primeiras questões a se pensar no planejamento de rede é o uso da fibra óptica. A fibra é um meio próprio para realizar conexões a longas distâncias e prover altas velocidades de acesso à rede, e sua implantação tem um custo alto. Porém, se bem instalada, precisará de pouca manutenção e proverá um serviço duradouro e de alta qualidade.

Dentro das áreas de trabalho, o mais utilizado é o cabo de rede comum (UTP), ideal para conexões com distâncias menores que 100 metros. Ele possui menores taxas de transferência de dados e tem um custo mais baixo, mas sua manutenção pode acarretar um custo alto a longo prazo. Para reduzir os custos de manutenção, um bom projeto assegurará que eles estejam devidamente protegidos de intempéries e interferências.

Um dos fatores que causam mais prejuízo é a compra de equipamentos incompatíveis com os sistemas, que podem atrasar o projeto e causar gastos inesperados. Para prevenir isso é necessário identificar, junto ao projetista, as suas demandas e estabelecer uma padronização logo no início do projeto. Um planejamento de rede bem-feito te ajudará a prever possíveis expansões da sua empresa e prevenir custos futuros com troca de equipamentos.

Gostou do post? Quer aprender ainda mais sobre planejamento e gerenciamento de redes? Confira também nossas 3 dicas essenciais para se manter um bom desempenho de rede e não se esqueça de comentar o que achou das nossas dicas!

Comentários