Automação da rede: Impulsionando a Transformação Digital
Enviado em 18.12.2020

Automação da rede: Impulsionando a Transformação Digital

A transformação digital está se acelerando na América Latina, uma das regiões mais populosas do mundo e também uma das regiões de mais rápido crescimento para Conteúdo e Mídia Digital (CMD).

A transformação digital está se acelerando na América Latina, uma das regiões mais populosas do mundo e também uma das regiões de mais rápido crescimento para Conteúdo e Mídia Digital (CMD).

Embora a transformação digital seja o alicerce para a competitividade dos países em desenvolvimento, impulsionando a inovação e a produtividade e promovendo o crescimento social e econômico, as operadoras de rede latino-americanas enfrentam desafios para ampliar a infraestrutura necessária. Enquanto a demanda por largura de banda aumenta, a receita média por usuário fica estagnada; a redução dos custos de implantação e operação da infraestrutura é obrigatória, assim como a habilitação de serviços de maior valor.

A automação da rede pode ser o salto da transformação digital que as operadoras de rede necessitam.


A maioria das operadoras de rede, na América Latina e em outros lugares, compartilham uma visão semelhante em relação ao estado futuro desejado de sua rede. Elas desejam uma rede que forneça capacidade e serviços flexíveis e confiáveis instantaneamente, quando e onde necessário, com o menor custo possível. Elas querem uma rede que forneça telemetria e diagnósticos, aproveitando análises e aprendizado de máquina para identificar, prever e resolver problemas antes que eles aconteçam. Elas querem uma rede que simplifique as operações e elimine tarefas rudimentares. Mas qual é o melhor caminho para a realização de uma visão de rede desse tipo? Chegar lá requer mudanças transformadoras na infraestrutura de rede e / ou na organização da operadora, que podem exigir grandes investimentos e são potencialmente perturbadoras para a operação comercial do dia-a-dia do provedor de serviços e não são isentas de riscos.

A realidade é que um caminho de sucesso é feito por cada operador, em colaboração com parceiros fornecedores que estão dispostos a caminhar juntos – dando passos de automação instruídos e incrementais, cada passo sendo construído sobre o outro.

As melhores soluções de automação de rede da categoria são baseadas em um conjunto de aplicativos inteligentes, práticos e pequenos, cada um atendendo a uma necessidade específica de rede. Esses aplicativos de software constroem uma solução que pode ser implantada de forma incremental para a rede orientada por intenções. Uma rede orientada por intenções recebe um resultado de negócios de alto nível como entrada e usa automação avançada para traduzi-lo nas configurações de rede apropriadas, verificando continuamente se a intenção é atendida e tomando as ações corretivas conforme necessário.

Uma abordagem para automação, como se fosse uma construção da Lego, é mais fácil de implementar, reduz os riscos ao minimizar o impacto no modelo operacional atual e é orientada pelas necessidades do cliente e pelos resultados esperados. O uso de software modular, juntamente com tecnologias de microsserviços nativos da nuvem, garante facilidade de implantação e gerenciamento dos aplicativos ao longo de seu ciclo de vida, em um verdadeiro estilo “use o que você precisa, quando precisar”.

Abaixo estão listrados alguns exemplos de aplicativos de software disponíveis hoje em dia que abordam desafios concretos de redes ou operacionais, consistentes com os resultados recentes de pesquisas de provedores de serviços sobre drivers e aplicativos SDN (Omdia Optical Network Strategies, November 2019).

• Prestação automatizada de serviços:

• Simplificação e automação das operações de rede ponta a ponta:

• Gerenciamento proativo da integridade da rede e restauração avançada:

  • Monitoramento de integridade da rede e dos serviços e previsão de falhas
    • Restauração de serviços multicamadas

Tais aplicativos contribuem para a economia de OpEx e CapEx e aceleram novas receitas ao:

  • Aumentar a velocidade do serviço e novas ofertas de serviços
  • Aumentar a eficiência da rede
  • Simplificar e otimizar as operações e o gerenciamento de rede, o que é ainda mais crítico em ambientes de rede desagregados de vários fornecedores e multicamadas
  • Aumentar a confiabilidade da rede reduzindo as fontes de erro humano

Ao abrir seu próprio caminho para a automação de rede, as operadoras precisam prestar muita atenção às plataformas de automação de software subjacentes e ao parceiro fornecedor envolvido em sua colaboração.

Conforme apontado por Dana Cooperson, Diretora de Pesquisa da Analysys Mason, em um relatório recente, “os CSPs devem procurar plataformas WAN SDN abertas e modulares para sustentar suas redes autônomas”.

Os principais ingredientes para uma automação bem-sucedida incluem APIs e interfaces abertas e padrão; suporte multicamadas e de vários fornecedores; e usabilidade e capacidade de implantação. Igualmente importante é uma organização de serviços profissionais bem informada e experiente que possa personalizar a solução, fornecer treinamento para a equipe da operadora de rede e garantir a integração sem problemas do sistema com os sistemas de back-office existentes e equipamentos antigos de rede.

A automação de rede está ganhando força em domínios ópticos de pacotes, conforme observado pela Analysys Mason em um relatório de previsão recente que mostrou o controle de várias camadas crescendo de US $ 250 milhões em 2018 para cerca de US $ 1,4 bilhão em 2023, com um CAGR de ~ 41%. Com esse crescimento cada vez maior, “procurar” por plataformas SDN adequadas e se envolver em testes com uma lista restrita de fornecedores para identificar um verdadeiro parceiro é mais crítico do que nunca. Os relatórios de analistas do setor, provenientes de especialistas em automação de software, também são recursos valiosos para ajudar a comparar e contrastar soluções e abordagens competitivas. Se este tópico é importante para você, recomendamos que você dê uma olhada no perfil que a Analysys Mason publicou, “Infinera: automação e orquestração de redes”.

Andres Madero – Diretor de Desenvolvimento de Arquitetura para Fornecedor de Serviços e de Desenvolvimento de Negócios da América Latina na Infinera.

Comentários