Empresas Guiadas por IA O que são e que resultados podem ter
Enviado em 14.09.2020

Empresas Guiadas por IA O que são e que resultados podem ter

Novas pesquisas realizadas por líderes em educação e investigação exploram como a Inteligência Artificial (IA) e os chatbots podem impactar em nossos costumes e jeitos de aprendizagem e diagnóstico

Nos âmbitos institucional e corporativo, o mundo está na borda de uma possível revolução total econômica e política. Novas pesquisas realizadas por líderes em educação e investigação exploram como a Inteligência Artificial (IA) e os chatbots podem impactar em nossos costumes e jeitos de aprendizagem e diagnóstico. Mais em detalhe, estaremos constantemente interagindo com IA como uma parte normal da nossa existência diária.

O Machine Learning está mudando o mundo e se você quer ser parte da revolução, um bom ponto de começo é desmistificar a terminologia utilizada para inteligência artificial e machine learning. Descubra o que significa isto para sua companhia nos seguintes conceitos:

Inteligência Artificial (IA)

Uma máquina que pode pensar de um jeito muito similar a um humano para processar linguagem natural, reconhecer imagens e aprender automaticamente, entre outros exemplos.

Aprendizagem Mecânica (Machine Learning)

Algoritmos para fazer predições, os quais se adaptam automaticamente se baseando na própria experiência para resolver problemas. Podem trabalhar em várias camadas ou iterações em cada teste executado.

Aprendizagem Profunda (Deep Learning)

Uma forma avançada de Machine Learning utilizada em redes neuronais que podem ser treinadas utilizando propagação reversa. Se utiliza em todo tipo de aplicações, desde Siri (Apple) até investigações médicas.

Algoritmo

Processo ou conjunto de regras que devem ser seguidos nos cálculos ou operações de resolução de problemas pelos ordenadores. No caso da IA, os algoritmos são processos complexos.

Chatbot

Serviço fornecido via regras e (as vezes) Inteligência Artificial para interagir através de uma interface de chat. Podem ser utilizados para interagir com os usuários e oferecer todo tipo de informações.

Aportes, Decisões e Casos de uso da IA na organização:

A IA adiciona valor ao negócio, especialmente nas áreas de experiência do cliente, redução de custos e iniciativas de geração de receita. As tecnologias de IA são mais do que simples projetos técnicos ou estratégias e a aplicação correta pode gerar novas oportunidades e ajudar a alcançar objetivos de negócio.

Enquanto a tecnologia se desenvolve, é cada vez mais frequente ver startups dedicados IA, novas aplicações corporativas usando a tecnologia e novos casos de uso. Cada vez será mais comum a interação com IA em nossas vidas. Hoje fora de ser considerado uma alternativa à inteligência humana, é considerada como um suporte para ela. É adequada para processar e analisar toneladas de informação mais rápido do que o cérebro humano poderia. O software pode hoje sintetizar grandes quantidades de dados e apresentar um resumo para o usuário, desse jeito, podemos fazer uso da IA para analisar as consequências de cada possível decisão na Empresa e aportar na toma de decisões. O software pode também tomar decisões por conta própria, ainda quando o desenvolvedor não tenha considerado algumas situações. Isto torna a tecnologia muito valiosa já seja para ajudar a um cliente visitando o nosso site, ou para monitorar a totalidade da rede e prever quando será necessário reparar um componente.

Casos de uso da IA nas Empresas

No caso da cibersegurança, a IA está se tornando um aliado importante para descobrir buracos e vulnerabilidades nos sistemas já que não é possível contar com tantos expertos em segurança quando a escala é maior.

A IA está sendo aplicada também nos CRM. Os grandes sempre têm precisado de intervenção humana para ficarem atualizados e adequados à organização, porém quando aplicamos IA, o próprio sistema vai se adequando à necessidade do usuário e automatizando a relação com os nossos cientes.

Também nos bancos e instituições financeiras, os sistemas podem convidar aos clientes a realizar ou renovar investimentos quando detectam que há oportunidades a aproveitar. “Não esperamos mais que o usuário fique no google o tempo tudo pesquisando o que precisa, o paradigma está mudando para achar o cliente correto no momento oportuno” disse Hossein Rahnama, fundador da companhia de IA Flybits e professor do MIT.

Principais benefícios que a IA pode trazer para seu Provedor

No caso dos provedores, a IA está do nosso lado para ajudar construir assistentes virtuais para atenção ao cliente. Os chatbots baseados em IA são eficientes e confiáveis para melhorar experiências digitais e fornecer atendimentos “quase humanos” para os clientes usuários dos nossos serviços. Aqueles chatbots o suficientemente inteligentes para simular o atendimento humano permitem que os clientes recebam a atenção necessária no momento correto.

Também os serviços que fornecem monitoramento 24/7, e processamento constante dos dados com Machine Learning permitem reduzir o downtime, identificar prováveis próximas falhas nos equipamentos e mitigar ataques ante uma situação pouco habitual do tráfego.

Utilizando Machine Learning, existe software com algoritmos adequados para identificar e mitigar ataques de DDoS. Os mesmos avaliam sua própria eficiência e se adequam a cada nova tentativa de ataque tendo em conta as experiências anteriores. Os testes demonstram que esses algoritmos são capazes de mitigar até um 98% dos ataques sem descartar tráfego regular.

Combinada com a VoIP, a IA permite construir tecnologias que considerem uma pergunta e respondam com um resultado adequado sem intervenção humana direta. Além disto a tecnologia pode nos lembrar de reuniões, agendar eventos no nosso calendário e realizar tarefas simples online. A IA está conseguindo elevar a qualidade das ligações interativas para o máximo nível possível: análise do estado de ânimo do cliente dependendo da voz, o qual permite reencaminhar a chamada para diferentes agentes, traduções imediatas permitindo que duas pessoas tenham uma conversa em diferentes linguagens e informações em tempo real do cliente que está nos ligando são algumas das maiores mudanças.

E aí, você quer estar do lado da IA?

Adrian Lovagnini – Engenheiro de Telecomunicações com formação em finanças. Atualmente é Gerente de Operações da VoIP Group. alovagnini@voipgroup.com

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