Liderança para Resultados - Líder Consciente faz toda a Diferença
Enviado em 26.08.2020

Liderança para Resultados – Líder Consciente faz toda a Diferença

Liderança independentemente do cargo que exerça, é todo aquele que de alguma forma influencia outras pessoas nos resultados, assumem responsabilidades em conduzi-las a objetivos comuns

Liderança independentemente do cargo que exerça, é todo aquele que de alguma forma influencia outras pessoas nos resultados, assumem responsabilidades em conduzi-las a objetivos comuns. As empresas esperam muito, cobram muito dos seus lideres, acreditam até que a “culpa”é dele, em “partes” sim. “SE TEMOS PROBLEMAS NA GESTÃO, CONDUZIMOS PESSOAS NO ERRO E INDUZIMOS AO RESULTADO COM ERRO”. (ALMEIDA, Cleufe)

Porém na prática não é somente escolher o “melhor” colaborador daquela função, é preciso dar subsídios, respaldo, informações, treinamento para que exerça a liderança assertivamente e com resultados. Vários verbos podem definir a atuação de um líder: orientar, conduzir, informar, monitorar, acompanhar, cobrar, direcionar, capacitar, desenvolver, fazer, medir, planejar, melhorar, colaborar, incentivar e vários outros que justifiquem a ação. Não importa a atividade a ser executada, um líder sempre terá a “responsabilização” ou seja,  o ato de ser responsável pela ação e pelo resultado de outra(s) pessoa(s). Porém, o que tem que ficar claro é que todo líder terá dificuldades de extrair o melhor das pessoas e obter resultados expressivos dentro de uma empresa que esteja desorganizada, com falhas na comunicação,  com falta de planejamento ou ainda tem este planejamento mas, não colocam em pratica. Dependendo da intensidade estes itens (planejamento, organização e comunicação) são geradores de conflitos, frustrações e descrédito para os colaboradores. De alguma forma os líderes sofrerão as consequências destas falhas, podemos citar a própria condução da equipe, relacionamento interpessoal e consequentemente a improdutividade. Líderes não precisa ter todas as respostas, mas deve saber onde buscá-las. Líderes tem que ter a maior habilidade no ouvir, para utilizar sua Inteligência emocional para conduzir e ter o equilíbrio emocional para aceitar que sempre estará em desenvolvimento e aprimoramento das suas capacidades e habilidades e que nem sempre terem respostas que agradem a todos.

Então, a base (tripé) de uma gestão, que será ferramentas para um líder são: organização, planejamento e comunicação. Desta forma podemos destacar:

Figura 1

No item Organização as pessoas (colaboradores) precisam entender suas funções e responsabilidades que devem estar definidas e disponibilizadas; organograma (representa a estrutura formal da organização e orienta as pessoas com relação aonde estão e onde podem buscar informação ou ajuda para executarem as suas funções); processos documentados (onde fica assegurado que todos vão executar da mesma forma seguindo um padrão estabelecido); controle dos processos (forma de auditar a exceção do padrão); regras (formais – Manual de instrução e conduta ética); Estrutura (infra estrutura, equipamentos e ferramentas). No Planejamento encontra-se a Missão (a essência da empresa, existe para fazer o que, como para quem); a  Visão (onde a empresa em conjunto tem a intenção de chegar); Estratégia (principais tópicos que serão relevantes para atingir a visão); Indicadores (parâmetros e dados para analise de desempenho e sustentabilidade); Metas (desafios e direcionamento) e Plano de Ação (atividades a serem desenvolvidas, acompanhadas, com prazos para a execução). Quanto a Comunicação no seu mais mais amplo aspecto interna e externa (clientes e colaboradores), ferramentas utilizadas (métodos) para medir a sua eficácia; endomarketing (engajamento gerando visibilidade das ações envolvendo os colaboradores); Compartilhamento das informações e mecanismos de segurança (para quem, com qual objetivo e relevância); e Gestão a Vista  forma dinâmica de mostrar e demonstrar informações e dados fazendo com que haja envolvimento e comprometimento. Desta forma a “Liderança no Caos”, seria quando ocorrem algum problema em algum destes itens. Exemplo: se temos problemas no planejamento, acarreta problemas na organização e influência negativamente a comunicação interna e externa. Da mesma forma problemas com a organização, desencadeia conflitos na comunicação atingindo o planejamento. E por fim se temos problemas com a comunicação, terá influencia negativa no planejamento causando problemas na organização podendo comprometer o padrão da empresa.

Contudo o que faz a sistemática deste tripé funcionar são as pessoas (colaboradores) que são conduzidas por um líder a dar resultados dentro da expectativa da produtividade.

Figura 2

A figura acima ilustra o momento muitas vezes vivenciado pelos lideres, a pressão da empresa por resultados e a pressão da equipe pelo reconhecimento (muitas vezes entendido como somente financeiro, neste caso seria um simples agradecimento “muito obrigado” e pertencimento (importância no resultado final).

A empresa espera resultados do líder, porém existem necessidades que aliadas a competência temos aspectos importantes que farão a diferença para os resultados, Ou seja, o líder deve estar embasado de informações que são relevantes para o seu desempenho. Conhecer profundamente o propósito (missão) da empresa, visão e valores que serão a base para o pertencimento (grau de importância das pessoas no que fazem, como fazem e para quem fazem). Compreender o planejamento (estratégias, indicadores, metas), utilizar a organização como parâmetro para monitorar, delegar, cobrar, medir e celebrar as conquistas. Desta forma as pessoas (equipes) tem o sentimento de reconhecimento (envolvimento + comprometimento). Quanto ao resultado para o líder seriam dois: quantitativo – produtividade e qualitativo – clima organizacional e liderança assertiva (postura, comunicação e responsabilização).

Estando a “casa arrumada”, o líder terá facilidade de convencer as pessoas a fazerem aquilo que precisa ser feito, passando segurança e tendo controle dos resultados. Desta forma alguns cuidados devem ser tomados com relação a escolha do líder, a preparação para o desempenho e o caminho para liderança.

Lembrando ainda que  algumas habilidades são necessárias para um líder assertivo, dentre elas a gestão do tempo, equilíbrio emocional e inteligência emocional. Todas elas somado a postura, comportamento e a  comunicação farão toda a diferença nos resultados.

Cleufe Almeida – Diretora Técnica das Empresas SerAtivo e Seressencial – Soluções Empresariais.

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